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sexta-feira, 29 de julho de 2011

DISTRIBUIÇÃO NO VAREJO: O PAPEL DO ASSOCIATIVISMO

Na década de noventa, ocorreu o aumento da concorrência em todos os setores industriais e o avanço tecnológico, principalmente da tecnologia da informação, que aliados a variedade crescente de produtos e à necessidade de se prestar serviços de qualidade, que atendam as exigências dos consumidores, provocando discussões a respeito do papel e da influência exercida pelas variáveis de logística ao bom desempenho e a eficiência das organizações. Dentre as questões levantadas estão aquelas referentes a capacidade da logística neutralizar as ameaças resultantes do ambiente externo.
As decisões logísticas referentes à escolha e administração dos canais de distribuição, interferem em todas as outras decisões de marketing e naquelas referentes a estratégia competitiva da organização. O preço praticado pela empresa, por exemplo, depende de sua decisão de usar o varejo de massa ou boutique de alta qualidade.
Atualmente o estudo dos canais de distribuição como variável estratégica e dos fatores que afetam a sua estrutura interna impulsionando as mudanças está sendo matéria dos pesquisadores em Administração. Cabe aos canais de distribuição garantir a disponibilidade do produto no lugar e no momento correto, à conveniência do cliente. E estes esforços se estendem ao longo de toda a cadeia de suprimento, até chegar ao consumidor final.
A dimensão através da qual um canal de distribuição cria um fluxo eficiente de produtos do produtor para o consumidor é uma grande preocupação da administração. Por exemplo, os fabricantes dependem do canal de distribuição para funções tais como venda, transporte, manuseio físico e armazenamento. Conseqüentemente o objetivo do fabricante é obter um ótimo desempenho dessas funções a um custo total mínimo.
Durante muito tempo, o mercado do varejo foi orientado pelos canais convencionais de marketing, formado pelos fabricantes independentes, pelos atacadistas e pelos varejistas. De acordo com esse modelo tradicional, cada um dos segmentos citados atua como uma empresa independente, que busca maximizar seus próprios lucros, mesmo que essa meta reduza o lucro do sistema como um todo. Nessa perspectiva, nenhum membro do canal tem controle completo ou substancial sobre os outros membros. Os acontecimentos ocorridos mundialmente, a partir do inicio da década de noventa, obrigaram as empresas a buscarem alternativas para defrontar novos desafios como a globalização e a competição com grandes empresas internacionais, situação que pôs em xeque a estabilidade e chegando a determinar o desaparecimento de inúmeras empresas, principalmente as de pequeno porte que atuavam no ramo varejista. Como grande parte dessas empresas não dispunham de um sistema de administração estruturado, com um gerenciamento baseado apenas na experiência, a única alternativa encontrada foi o associativismo, através do qual passaram a buscar alternativas conjuntas, visando a sobrevivência e o profissionalismo gerencial, garantindo assim a manutenção no mercado e a obtenção de vantagens.
Uma das novidades mais significativas no gerenciamento de canal foi o aumento dos sistemas verticais de marketing. Os sistemas surgiram como resultado de fortes tentativas dos membros do canal de controlar o comportamento desse canal e de eliminar o conflito que ocorre quando os membros independentes perseguem seus próprios objetivos. Os benefícios resultantes desse processo são: economias de escala, aumento do poder de barganha e eliminação de serviços duplicados.
Dentre os diferentes tipos de sistemas, está o sistema de cooperativas de varejistas. Essas cooperativas são organizadas de forma a permitir que os varejistas tomem a iniciativa de organizar uma nova entidade de negócios para executar as funções de atacado e até de fabricação. Nesse modelo, os associados concentram as suas compras por meio da cooperativa e planejam juntos o trabalho de propaganda e divulgação dos produtos que comercializam. O planejamento conjunto de compras é aplicado mais fortemente aos produtos do tipo commodities e insumos e os lucros retornam às empresas na proporção de suas compras, ou seja, quanto maior o número de itens adquiridos conjuntamente e quanto maior o volume comprado, maior serão os ganhos de negociação e as vantagens de realizar transações através da central de compras.
Como ocorre em todo processo inovador, no inicio as centrais de compras, enfrentaram inúmeras dificuldades para remover barreiras legais, burocráticas e conquistar a confiança do mercado e especialmente da indústria que, acostumada a tratar com os intermediários (distribuidores), exigia garantias de pagamento e de atendimento a aspectos formais dessas cooperativas. Comprovada sua viabilidade, as centrais de compras são atualmente uma referência positiva no mercado, comprovada pela sua aceitação e crescimento vertiginoso em todo o Brasil.
Inicialmente as centrais tinham como objetivo único, diminuir os custos de aquisição de mercadorias, no entanto, revelaram ser essencial para o desenvolvimento de novas práticas gerenciais inimagináveis ate o momento. Melhoria da cultura empresarial como resultado da convivência acentuada entre empresários, troca de experiências, modernização do layout das lojas e do atendimento ao consumidor, diversificação da oferta de produtos, criação de selo de identificação e até criação de marcas próprias são alguns dos benefícios obtidos com a prática do cooperativismo. Alem desse ambiente favorável, um dos benefícios fundamentais para o fortalecimento das centrais de compras é a vantagem competitiva obtida com os ganhos em logística e distribuição.

Nos dias 29 e 30 de julho você contará com um “Sommelier ao Vivo” no Restaurante com dicas preciosas para os apreciadores de bons vinhos.
Esse evento é uma parceria do Restaurante Raizes com a Cone Leste Importadora, e o resultado é um atendimento personalizado.
O Sommelier indica o vinho mais adequado ao seu paladar, ensina harmonizar pratos com vinhos e outras dicas
Que tal um bom vinho e o Itamambuca (Canelone recheado com frutos do mar e coberto com molho de tomate italiano e mariscos)? Quer saber qual o melhor vinho para acompanhar esse prato? O Sommelier está aguardando você com uma sugestão imperdível.
Tudo isso e muito mais, surpreenda-se!
End.: Avenida Leovigildo Dias Vieira, 1280
Itaguá - Ubatuba – SP
Tel.: (12) 3832.3377

A HPM Marketing está preparando novidades,
Aguarde, em breve, estaremos contando tudo para você
contato.hpm@live.com
Vendas: (12) 9135-1919 

A Artes de Maria está atenta ao mercado, por isso, saiu na frente e está confeccionando ecobags em tecido de algodão com aplicações variadas.
A sacola plástica é um dos principais agentes causadores de danos ao meio ambiente. A preservação ambiental e o fim do uso de sacolas plásticas torna as ecobags uma alternativa para aqueles que se preocupam com o futuro do planeta.
Além dessa novidade, você pode fazer sua encomenda de colchas e almofadas de patchwork ou de peça confeccionadas em juta com aplicação de retalhos, como essas lindas almofadas.
Veja mais no blog:
Fone: (12)9197-4728Ubatuba - SP

RECEITA DA SEMANA
TORTA INVERTIDA DE TOMATE ORÉGANO

Ingredientes:
300 g de massa para torta comprada pronta
1,2 Kg de tomate maduro, cotado ao meio no sentido vertical
2 dentes de alho fatiados fino
1 colher de sopa de orégano
4 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
Farinha de trigo para polvilhar
Galhos de orégano fresco para decorar

Modo de Preparo:
1 – Descongele a massa conforme as instruções da embalagem.
2 – Arrume os tomates numa forma refratária de 22cm de lado e reserve.
3 – Em uma tigela pequena, misture o alho, o orégano, o azeite, sal e pimenta até obter um molho e regue com ele os tomates.
4 – Leve ao forno baixo (150 °C), preaquecido, por duas horas ou até ficarem macios e sem liquido. Deixe esfriar.
5 – Em uma superfície polvilhada com farinha, abra a massa com um rolo até obter um quadrado de 24 cm de lado.
6 – Cubra com ela os tomates, dobrando as bordas para dentro.
7 – Com uma faca, faça um orifício de 1,5 cm de diâmetro no centro da massa para que o vapor escape.
8 – Leve ao forno moderado (180 °C), preaquecido, por 40 minutos ou até a massa dourar.
9 – Desenforme ainda quente. Regue com azeite, decore com galhos de orégano fresco e sirva.
Rendimento: 4 porções

DICA DA SEMANA
TRADICIONAL FESTIVAL DO CAMARÃO NA ALMAD
Acontecerá até o dia 31 de julho, o 18º Festival do Camarão na praia da Almada, região norte de Ubatuba. O festival já se tornou tradicional e oferece, além da bela paisagem da praia da Almada, shows ao vivo e muitas delícias preparadas à base de camarão.
Neste ano, a programação variada conta com shows de bandas locais, soltura de tartarugas pelo Projeto Tamar e apresentações culturais. Entre os pratos que a festa oferecerá estão bobó de camarão, camarão na moranga, bolinho e risoto de camarão, espeto de camarão, porções, entre outros.
O evento é promovido pela Associação dos Moradores do Bairro da Almada (SABA), em parceria com a Prefeitura de Ubatuba. Confira a programação e participe!
Programação:
28/07/20011
11h - Abertura
12h - Almoço Show com Jorlan Lopez e Loucos da Melodia – MPB
15h - Almoço Musical:
19h - Show Musical com On Jack’s Tall Back
20h - Show com Jorlan Lopez e loucos da melodia – Pop Rock
21h30 – Show com a banda Pracaniz – Pop Rock
0h – Encerramento

29/07/2011
10h – Abertura
12h – Almoço Show com Miguel Graça (ex-praiera) – MPB
15h30 – Soltura de Tartaruga – Projeto Tamar
20h – Show com Banda Nó na Cabeça – Samba e Pagode
21h – Show com Banda Level 5 – Pop Rock
23h – Show com Banda Complexo B – Pop Rock
1h – Encerramento

30/07/2011
10h – Abertura
12h – Almoço Show Banda Super Máfia – MPB
13h – Bingo “Quadro Almada’’- por Popô – cartaz da festa
130h – Almoço Show com Banda Super Máfia – MPB
15h – Almoço Show:
19h – Show Banda Adrenados – Pop Rock
20h30 – Show QI Abaixo de Zero – Pop Rock
22h – Show Banda Jam Praiera e Lenin Terra
23h30 – Show Banda D’Jagha – reggae
2h – Encerramento

31/07/2011
10h – Abertura
11h – Soltura de Tartarugas – Projeto Tamar
12h – Almoço Show com Banda FreeSom – instrumental
13h – Almoço Show com Maria Clara – MPB
14h – Almoço Show com Banda Concertada – Regional Pop
15h – Tributo ao Músico Isac - com Giovani (filho), Zé Roberto e Ademário, Fandango Caiçara, Quadrilha do Itaguá, Banda Tribo da Lua e outros
20h30 – Dupla Anderson e Guilherme – Sertanejo com Ari Matos
22h – Dupla Donizete e Manoel – Sertanejo com Ari Matos
0h – Encerramento
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)



sexta-feira, 15 de julho de 2011

A IMPORTÂNCIA DA CRIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE PERDAS NO SETOR SUPERMERCADISTA
Segundo o dicionário Aurélio – Século XXI, perda significa:
“Ato ou efeito de perder; privação de alguma  coisa  que  se possuía; ausência; falta; desaparecimento; extravio; sumiço; o ato ou efeito de deixar de ganhar; decréscimo; diminuição...”
E quebra:
“...partir; romper; interromper; infringir; violar; transgredir; arruinar financeiramente; inutilizar; danificar; ...”
É difícil a identificação no setor supermercadista das perdas, no entanto vale diferenciar desperdícios, refugos e unidades defeituosas, que segundo Robles Junior, podem ser assim definidos:
“Desperdícios seria todo o material que se perde, ou evapora, ou é resíduo que não tem valor de recuperação mensurável”.
“Refugo é a produção que não satisfaz a padrões dimensionais ou de qualidade e, portanto, é refugado e vendido por seu valor de disposição”.
“Unidades defeituosas é a produção que não satisfaz aos padrões dimensionais ou de qualidade e é subseqüentemente retrabalhada e vendida através dos canais normais como mercadoria de primeira ou segunda”.
Pode-se dizer que desperdício é tudo aquilo que não tem valores comerciais, que já não pode ser reutilizado ou retrabalhado, enquanto que refugo e unidades defeituosas podem ser vendidas a preço de custo ou retrabalhadas. Apesar das dificuldades de identificação das perdas segundo o PROVAR – Programa de Administração de Varejo, que realiza anualmente, desde o ano de 2001, uma avaliação sobre Perdas no Varejo foram identificas as cinco causas principais de perdas, que assim se dividiram: Furto Interno, Furto Externo, Quebra Operacional, Erro Administrativo, e Fornecedor. As perdas e quebras, podem resultar de mau gerenciamento dos ativos da empresa, fundamentalmente do estoque, seja na área de venda ou de estocagem.
É importante salientar, neste momento, a diferença entre perdas e quebras. As perdas representam as diferenças não identificadas entre o estoque físico e o contábil, oriundas de furtos internos e externos, fraudes de fornecedor, erro administrativo e baixo esmero com o inventário. Já as quebras ou quebras operacionais, são as mercadorias, devidamente identificadas, danificadas quer por ação de terceiros ou pela má gestão de produtos na empresa. A quebra contábil ou quebra total é o resultado da somatória da quebra operacional e as perdas de estoque.
A Associação ECR Brasil, sugere que “Prevenir as quebras e perdas aumenta a eficiência das operações e permite manter a lucratividade com margens menores, o que se reflete no preço final das mercadorias”. A diferença entre perda e desperdício é que este é mais abrangente, engloba as perdas, que são as anormalidades involuntárias, e ainda todas as ineficiências do processo.
Segundo pesquisas as perdas chegam a 2,05% do faturamento do setor no Brasil, e o maior vilão é o setor de Frutas, Legumes e Verduras (FLV). Que com os demais produtos perecíveis totalizam 56,4% das perdas totais, dado que revela descontrole administrativo nos supermercados. Se o varejista faz tudo certo, lucra menos de 2% do faturamento. Com esse índice de perdas, significa que ele está perdendo tudo e mais um pouco.
A prevenção de perdas para redução de custos é o único recurso que depende exclusivamente dos supermercados para garantir a rentabilidade: Apesar de esperarem uma evolução positiva do quadro econômico, as empresas descobriram na prevenção de perdas uma forma sadia de garantir uma elevação do lucro.
Apesar da celeridade com que este assunto deveria pautar as discussões dos dirigentes supermercadistas, apenas 48% das empresas possuem uma área específica para a prevenção de perdas, e mesmo as que possuem, muitas vezes não estão organizadas ou estruturadas a desempenhar o seu papel. Mais grave ainda é a constatação: de que as empresas de pequeno e médio porte ainda não reconheceram o potencial de ganho que uma função estruturada de Prevenção de Perdas pode gerar”
No Brasil, o total da perda em 2010 chegou a 2,3 bilhões de dólares. A porcentagem da perda, 1,64% com relação ao valor das vendas, foi maior que a registrada em 2009, 1,62%. A realização de um Programa de Prevenção e Redução de Perdas não só garante a presença dos pequenos e médios supermercados neste segmento altamente competitivo, como também proporciona resultados financeiros suficientes para reinvestir em seu próprio negócio, assegurando sua permanência no mercado e propiciando crescimento de suas bases.

EMPRESAS PARCEIRAS
O Restaurante Raízes é um charme só. E está com novidades no cardápio: Maranduba (Lula recheada com frutos do mar e cobertas por molho de tomate italiano e mariscos)
Almada (Lula recheada com frutos do mar e cobertas por molho de branco e mariscos, depois gratinadas)
E ainda temos o Itamambuca (Canelone recheado com frutos do mar e coberto com molho de tomate italiano e mariscos). E o Toninhas (Canelone com frutos do mar e coberto com molho branco e mariscos, gratinado.)
Venha saborear essas delicias
End.: Avenida Leovigildo Dias Vieira, 1280
Itaguá - Ubatuba – SP
Tel.: (12) 3832.3377



Se você quer aproveitar a noite e saborear uma comidinha gostosa, esse é o lugar.
Uma boa pedida é o calzone Lázaro (mussarela, calabresa e cebola).
Os pratos a base de peixe, seguem os padrões da cozinha do Restaurante Raízes.
Av Iperoig, 532
Praia do Cruzeiro - Ubatuba – SP
Tel: (12)8857-6663
As colchas estão lindíssimas, você não pode perder a oportunidade de ter uma na sua casa para aquecer o seu inverno.
Escolha o modelo, as cores preferidas e faça seu pedido.
E as almofadas, de retalhos costurados na juta, só retalhos, bem coloridas ou mais delicadas, do jeito que você desejar.
Veja mais no blog:
Fone: (12)9197-4728Ubatuba - SP
A HPM oferece serviços de marketing impresso e digital com objetivo multiplicar o alcance de sua marca a um número cada vez maior de pessoas.
Os impressos desenvolvidos são produtos de alta qualidade, com grande variedade de modelos para atender as suas necessidades.
Através do serviço digital sua empresa fica conectado ao mundo da internet, com foco na criação e desenvolvimento de estratégias de marketing, que garantam sua visibilidade.
Os projetos são para pequenas, médias ou grandes empresas a um preço justo.
Vendas: (12) 9135-1919 

RECEITA DA SEMANA
TORTA RÁPIDA DE PALMITO E MANJERICÃO
Ingredientes:
3 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
5 tomates maduros, sem pelo e sem sementes, picados
2 vidros de palmito (300g cada um, drenado), picado
2 colheres (sopa) de folhas de manjericão rasgadas
Sal e pimenta do reino a gosto
Para Massa:
150g de queijo tipo parmesão ralado
3 ovos
¼ de xícara de azeite
½ colher (chá) de sal
1 xícara de farinha de trigo
½ xícara de amido de milho
1 ½ xícara de leite
1 ½ colher (sopa) de fermento em pó
Manteiga para untar
Folhas de manjericão para decorar
Modo de preparo:
1 - Em uma frigideira, aqueça o azeite e refogue a cebola até murchar.
2 – Junte o tomate e refogue por cinco minutos.
3 – Junte o palmito e o manjericão, tempere com sal e pimenta.
4 - Reserve
Para a massa:
1 – Bata todos os ingredientes no liquidificador (reserve um pouco do queijo ralado para polvilhar), até a massa ficar homogênea e um pouco liquida.
2 – Espalhe a metade da massa em uma assadeira de 23cm x 32,5cm, untada com manteiga.
3 – Coloque o recheio e cubra com a massa restante.
4 – Polvilhe com o parmesão restante e leve para assar em forno moderado (180ºC), preaquecido, por 30 minutos ou até dourar.
5 – Deixe esfriar por cinco minutos e corte em quadrados
6 – Decore com as folhas de manjericão.
7 – Sirva quente ou temperatura ambiente.
Rende: 8 porções
CHEESECAKE DE LIMÃO E FRUTAS VERMELHAS
Ingredientes:
1/3 de xícara de água
1 envelope de gelatina em pó branca
200g de biscoito de chocolate moído
60g de manteiga derretida
Óleo para untar
300g de cream cheese em temperatura ambiente
200g de iogurte natural
1 lata de leite condensado
Casca ralada e suco de 3 limões sicilianos
Para a cobertura:
3 colheres (sopa) de gelatina de morango
½ xícara de água fervente
1 xícara de água fria
Para decorar
½ xícara de amora
½ xícara de morango cortado em quatro
Sementes de 1 romã
Modo de preparo:
1 – Em um refratário, polvilhe a água com a gelatina e deixe descansar por dois minutos.
2 – Leve ao fogo, em banho-maria, até dissolver.
3 – Em uma tigela, misture o biscoito com a manteiga.
4 – Cubra com papel manteiga o fundo de uma forma de abrir com 22cm de diâmetro, com as laterais untadas com óleo.
5 – Espalhe no fundo a farofa de biscoito pressionando.
6 – Na batedeira, bato o cream cheese com o iogurte e o leite condensado por dois minutos ou até obter um creme.
7 – Aos poucos, junte a casca, o suco e a gelatina, mexendo sempre, até ficar homogêneo.
8 – Despeje sobre a massa de biscoito e leve para gelar por 3 horas ou até ficar firme.
Prepare a cobertura:
1 – Em um refratário, misture a gelatina com a água fervente, mexendo até dissolver.
2 – Adicione a água fria.
3 – Leve para gelar, mexendo as vezes, por 40 minutos, ou até engrossar e içar com consistência de clara de ovo.
4 – Despeje sobre a torta e leve à geladeira por uma hora ou até ficar firme.
5 – Desenforme tirando o fundo da forma com a ajuda de uma espátula.
6 – Decore com as frutas e sirva
Rende: 8 fatias
NOTÍCIAS DA SEMANA
Palestra gratuita do Sebrae na ACIU
 “MEI - Microempreendedor Individual”
Palestra gratuita que visa apresentar ao empreendedor os termos da legislação que criou o Microempreendedor Individual – MEI, direitos, obrigações e vantagens para os pequenos empresários.
Data: 26 de julho (terça-feira)
Horário: das 10h às 12h
Local: PAE Ubatuba (ACIU)- Rua Dr. Esteves da Silva, 51 - Centro
Informações e inscrições: 3834-1445

4º Festival da Cultura Japonesa
Com inicio em 22 de julho, o 4º Festival da Cultura Japonesa, será realizado na Praça da Avenida Iperoig, até o dia 24 de julho.
O evento contará com as delícias da gastronomia japonesa, como yakissoba, sushi, sashimi, tempurá, guioza e outros.
E também com diversas atrações culturais e de tendas com produtos japoneses.
Entre as atrações, destaque para as apresentações de “Taikô”, grandes tambores japoneses usados para expressar sentimentos, como alegria, ira, tristeza ou prazer.
Também acontecerão apresentações de danças folclóricas e populares, além de artes marciais, como judô e kung fu.
O 4º Festival da Cultura da Japonesa é uma realização da Anibra- Associação Nipo Brasileira de Ubatuba, com apoio da Prefeitura da cidade, Fundart, Sakura, Taiyo e Associação Comercial de Ubatuba.
Programação:
Dia 22 – sexta-feira
19h Abertura
19h30 Gaijim Sentai (música)
20h30 Taiko (Atibaia)
21h Mariko Nakahira (cantora)
22h Fujita
23h Nobuhiro Hirata (cantor)

Dia 23 – sábado
19h Kung Fu
20h Taiko (Atibaia)
20h30 Judô
21h Gaijim Sentai (música)
22h Fujita
23h Nobuhiro Hirata (cantor)

Dia 24 – domingo
19h Mangusan Dance (dança)
19h30 Fujita
20h30 Taiko (Taubaté)
21h30 Mariko Nakahira (cantora)
22h30 Nobuhiro Hirata (cantor)

* Com informações da Prefeitura de Ubatuba

sábado, 9 de julho de 2011

Uma Nova Tendência: O Supermercado de Vizinhança
A atividade varejista é basicamente de prestação de serviços e, portanto, pertence ao setor terciário da economia. A imagem de uma loja é formada em grande parte pelo nível de prestação de serviços aos consumidores. Os produtos, muitas vezes, são os mesmos da concorrência. Há casos em que a única forma possível de diferenciação está na qualidade dos serviços prestados.
Os supermercados surgiram da combinação de mercearia, açougue e padaria e que somando outros itens do ramo alimentício desenvolveram a cultura do auto-serviço. Os supermercados de vizinhança estão comercializando produtos e serviços diretamente ao consumidor e buscando cada vez mais espaço no mercado, alem disso são importantes fornecedores de informações para a indústria, quanto ao perfil, preferências, necessidades e desejos do consumidor final. Esses serviços oferecidos e o feedback que propicia a indústria beneficiam o consumidor final.
Alguns anos atrás as chamadas “lojas de vizinhança” eram os conhecidos “armazém de bairro”, que atendiam as necessidades de alimentação, higiene e limpeza domestica, basicamente. Esses estabelecimentos na grande maioria eram empresas familiares, onde os próprios proprietários realizavam o atendimento dos clientes, que eram tratados pelo nome, e tinham suas preferências conhecidas.
Atualmente o supermercado de vizinhança precisa oferecer produtos e serviços que garantam a satisfação dos seus clientes. Não basta atender todos os dias da semana, fazer anotações na antiga caderneta e oferecer os produtos básicos de alimentação, higiene e limpeza, é fundamental oferecer serviços de qualidade, ter um mix diferenciado e que atenda as preferências da região em que a empresa está inserida.
Mas o que é um supermercado de vizinhança? É só olhar para o estacionamento, o mix, o uniforme dos empregados e o atendimento dispensado ao cliente, para descobrir. Tudo deve ser bem característico. Mas além destas características, podemos apontar várias outras que definem este perfil de loja, como a localização próxima, fácil acesso, a comodidade, as entregas em domicílio.
Para as lojas de vizinhança o “preço” ainda é um atrativo, alem é claro, de outros fatores que precisam ser medidos e analisados em cada loja de vizinhança considerando-se o local em que está inserida, a população da vizinhança, o seu público alvo, os serviços oferecidos, a qualidade do serviço prestado, a rapidez no atendimento entre outros, que devem gerar estratégias de vendas, considerando-se que atualmente o cliente deve ser conquistado diariamente, é importante se estabelecer ações que fidelizem o cliente, garantindo assim bons resultados para o varejista.
Para que os serviços como a entrega em domicilio, muito comum nas lojas de bairro, seja um diferencial é necessário que se estabeleça alguns padrões de atendimento, como: a maneira como os produtos serão embalados, principalmente os de limpeza e perecíveis, que a acomodação desses produtos no veiculo de transporte seja adequada para evitar quebras, que o controle seja rigoroso para não haver erros de entregas ou troca de produtos. Para que isso ocorra é necessário contar com uma equipe capacitada e pró-ativa, onde todos saibam como realizar suas tarefas e a importância das mesmas no atendimento ao cliente, porque se a entrega for realizada de forma inadequada todo o atendimento de qualidade realizado dentro da loja, vai ser perdido, a satisfação do cliente inicia na loja e se encerra na casa, com a entrega dos produtos de forma adequada.
Os setores de FLV (frutas, legumes e verduras), açougue e padaria são pontos fortes nas lojas de vizinhança. Os clientes estão sempre em busca de produtos de qualidade e oferecer frutas, legumes e verduras frescos, pão quente a toda hora e açougue com produtos de qualidade e impecável padrão de higiene garantem a fidelização do cliente.. Essas seções têm grande poder de fidelizar o cliente e podem fazer a
Os mercados de vizinhança têm assumido uma importante fatia do mercado, exatamente em função de conhecer as necessidades dos consumidores. Os mercados de bairro tem um custo operacional menor que os hipermercados, e conseguem oferecer um atendimento personalizado, o que vem mudando o cenário nacional, atualmente os hipermercados é que estão copiando os pequenos supermercados, e importando esses conhecimentos para abrir loja pequenas e prontas para atender as necessidades daquela população da região onde a loja está inserida.
No entanto, não basta conhecer a sua clientela, oferecer um serviço personalizado é necessário manter a loja limpa, estabelecer parcerias com a comunidade, ouvir os clientes, contratar pessoas do bairro, ter preço e qualidade. Esses são fatores que certamente vão manter as lojas de vizinhança em franco desenvolvimento e cada vez mais alicerçada no mercado varejista, mudando drasticamente o cenário dos anos 90, onde os hipermercados arrasavam o pequeno varejista, hoje a realidade é diferente, são os pequenos que estão incomodando os grandes.

EMPRESAS PARCEIRAS
 IRRESISTÍVEL!!!
Faça como a cantora Fafá de Belém, sua filha Mariana de Belém e os demais integrantes do grupo da cantora, escolha o Restaurante Raízes para degustar as delicias da gastronomia de Ubatuba.
A cantora contagiou a todos com sua alegria e teceu elogios ao Restaurante e aos pratos servidos.
Outro que também esteve visitando e saboreando as delícias da cozinha do Raízes foi Vinicius Valverde, apresentador da TV Vanguarda.
Qualidade, atendimento especial e ambiente agradável, tudo o que você deseja para um almoço ou jantar, em família ou a dois, está no Restaurante Raizes.
End.: Avenida Leovigildo Dias Vieira, 1280
Itaguá - Ubatuba – SP
Tel.: (12) 3832.3377

DELÍCIAS DO VILA
De ambiente agradável, dispõe de área externa coberta onde ficam as mesas mais disputadas.
O cardápio agora apresenta pratos clássicos do Restaurante Raízes, a primeira casa do grupo e já consagrada entre as principais da cidade.
A casa conta com alguns pratos típicos da cozinha alemã, como o Kalbsbratwurst (salsichão de vitela grelhada, com fitas e cebolas à dorê).
E você também conta com varias opções de pizzas, das mais tradicionais como a Marguerita a Pizza Light (peito de peru, champignon, palmito, brócolis e queijo branco).
Av Iperoig, 532

Praia do Cruzeiro - Ubatuba – SP

Tel: (12)8857-6663
Se sua empresa está precisando melhorar sua imagem, a HPM Marketing é a assessoria que você está esperando.
Com desenvolvimentos de material de propaganda e consultoria em marketing digital, o grupo está pronto para levar sua empresa para a internet e potencializando sua marca.
contato.hpm@live.com

Vendas: (12) 9135-1919 
Para aquecer sua casa, a Artes de Maria traz colchas de retalhos, que são forradas e uma ótima companhia nas noites frias.
E tem as almofadas, jogos americanos, toalhas e arranjos feitos de retalhos que dão um clima descontraído a sua casa.
O melhor de tudo, a artesão aceita encomendas e pode fazer a sua colcha com as cores que combinam com você e sua casa. Não perca tempo, faça o seu pedido.
Veja mais no blog:

Fone: (12)9197-4728
Ubatuba - SP

RECEITAS DA SEMANA
RISOTO DE PÊRA E CAMEMBERT
Ingredientes:
3 peras, com casa se sem sementes, cortadas em cubinhos
Gotas de limão
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola bem picada
2 xícaras de arroz arbório
1 ½ litro de caldo de legumes fevevente
1 xícara (chá) de vinho branco seco (opcional)
125g de pasta de camembert comprada pronta
250g de queijo camembert picado
2 colheres (sopa) de manteiga
Pimenta-do-reino branca a gosto
Fatias de pêra com casca para decorar

Modo de preparo:
Mergulhe os cubinhos de pêra em uma tigela com água e gotas de limão e reserve.
Em uma panela grande, aqueça o azeite em foto baixo e refogue a cebola, mexendo sempre, por cinco minutos ou ate ficar transparente.
Aumento o fogo, adicione o arroz e refogue, sem parar de mexer por dois minutos.
Acrescente uma concha do caldo de legumes ou o vinho e cozinhe, mexendo sempre, por cinco minutos ou até evaporar.
Aos poucos, unto o restante do caldo de legumes conforme o liquido da panela for secando, até o arroz ficar al dente, mas com um pouco de caldo.
Acrescente a pasta e o queijo camembert e misture bem.
Junte a pêra escorrida e mexa vigorosamente até o queijo derreter.
Retire do fogo e adicione a manteiga.
Tempere com pimenta e deixe descansar por dois minutos.
Misture bem e sirva, decorado com as fatias de pêra.
Rende 6 porções.

PARA SOBREMESA
CREME DE BAUNILHA E CANELA COM FRUTAS VERMELHAS
Ingredientes:
½ xícara de açúcar
2 colheres (sopa) de maisena
2 pauzinhos de canela
1 lata de leite condensado
¼ de xícara de leite
1 ½ colher (sopa) de essência de baunilha
5 xícaras de frutas vermelhas congeladas ou salada de frutas

Modo de preparo:
Em uma panela, leve ao fogo baixo o açúcar com a maisena e a canela.
Aos poucos junte o leite condensado e o leite (se ficar muito espesso, acrescente mais leite) e cozinhe, mexendo sempre com uma colher de pau, por 20 minutos ou até engrossar.
Retire do fogo, descarte a canela e acrescente a baunilha.
Transfira para uma tigela e leve à geladeira, coberto com filme plástico aderido ao creme, por duas horas.
Distribua as frutas vermelhas em 6 taças, regue com o creme e sirva.
Rende 6 porções.

NOTÍCIAS DA SEMANA
PALESTRA INFORMATIVA- GRATUITA
PRAZER EM SE CONHECER: SEXUALIDADE E SAÚDE

Nas últimas décadas, os profissionais de saúde viveram dois de seus maiores desafios frente á sexualidade: a prevenção de riscos e aquisição e manutenção da qualidade dos desempenhos sexuais masculinos e femininos. Constatou-se que a sexualidade é um dos pilares fundamentais da qualidade de vida e, segundo a OMS, a saúde sexual é um processo contínuode bem-estar físico, psicológico e sócio-cultural relacionado com a sexualidade.
Pensando na necessidade de ampliar e fornecer esclarecimentos sobre sexualidade humana, a presente palestra objetiva informar e sensibilizar sobre o tema. Falar de sexualidade é abrir portas para uma vida com menos tabus e mais saúde e qualidade.
O programa da palestra discorre sobre os seguintes temas:
• O que é sexualidade
• Sexualidade na infância, adolescência e vida adulta
• Desejo: hetero-afetividade, homo-afetividade e bi-afetividade
• Disfunções sexuais masculinas: disfunção erétil e ejaculação precoce
• Disfunções sexuais femininas: falta de desejo sexual, vaginismo, dificuldade para atingir o orgasmo
• Compulsão sexual
• Parafilias: fetichismo, pedofilia, entre outros.
• Vida sexual com saúde: co-morbidades, prevenção de DSTs.
Os temas são tratados de forma informativa, estimulando a participação e reflexão.

Gabriela Pavani Daltro é Psicóloga CRP 06/86668 formada pela PUC-SP e especializanda em Sexualidade Humana pela Faculdade de Medicina da USP-SP. Extensão em Psicogerontologia pela PUC-SP e experiência no atendimento clínico de crianças, adolescentes, adultos e terceira idade. Atuação em contextos clínicos, hospitalares, administrativos, terceiro setor e escolares. Realiza trabalho específico na área de Sexualidade Humana, voltado para psico-educação e orientação para pais, bem como atendimento clínico nesta área. Em Ubatuba, você pode ler a coluna semanal Bom Tom, publicada pelo Jornal Agito Ubatuba, que trato de temas de Psicologia e Existência Humana. Mais informações no site: www.gabrielapsicologa.blogspot.com
Data: 28 de julho (5ª feira)
Horário: 19h00
Duração: aproximadamente uma hora
Local: Associação Comercial de Ubatuba- Rua Dr. Esteves da Silva-51- Centro
Inscrições: (12) 3834 1449
Palestra gratuita

DICA DA SEMANA
145ª Festa do Divino Espírito Santo

Começou no último dia 08, sexta-feira, a 145ª Festa do Divino, quem tem uma programação religiosa e shows musicais, barracas de comidas e muita diversão.
A Festa segue até o dia 17 de julho, quando acontece o tradicional bingo, que tem entre os prêmios um carro gol. Aproveite para prestigiar e colaborar.
Praça Exaltação a Santa Cruz
Centro - Ubatuba - SP