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sexta-feira, 29 de julho de 2011

DISTRIBUIÇÃO NO VAREJO: O PAPEL DO ASSOCIATIVISMO

Na década de noventa, ocorreu o aumento da concorrência em todos os setores industriais e o avanço tecnológico, principalmente da tecnologia da informação, que aliados a variedade crescente de produtos e à necessidade de se prestar serviços de qualidade, que atendam as exigências dos consumidores, provocando discussões a respeito do papel e da influência exercida pelas variáveis de logística ao bom desempenho e a eficiência das organizações. Dentre as questões levantadas estão aquelas referentes a capacidade da logística neutralizar as ameaças resultantes do ambiente externo.
As decisões logísticas referentes à escolha e administração dos canais de distribuição, interferem em todas as outras decisões de marketing e naquelas referentes a estratégia competitiva da organização. O preço praticado pela empresa, por exemplo, depende de sua decisão de usar o varejo de massa ou boutique de alta qualidade.
Atualmente o estudo dos canais de distribuição como variável estratégica e dos fatores que afetam a sua estrutura interna impulsionando as mudanças está sendo matéria dos pesquisadores em Administração. Cabe aos canais de distribuição garantir a disponibilidade do produto no lugar e no momento correto, à conveniência do cliente. E estes esforços se estendem ao longo de toda a cadeia de suprimento, até chegar ao consumidor final.
A dimensão através da qual um canal de distribuição cria um fluxo eficiente de produtos do produtor para o consumidor é uma grande preocupação da administração. Por exemplo, os fabricantes dependem do canal de distribuição para funções tais como venda, transporte, manuseio físico e armazenamento. Conseqüentemente o objetivo do fabricante é obter um ótimo desempenho dessas funções a um custo total mínimo.
Durante muito tempo, o mercado do varejo foi orientado pelos canais convencionais de marketing, formado pelos fabricantes independentes, pelos atacadistas e pelos varejistas. De acordo com esse modelo tradicional, cada um dos segmentos citados atua como uma empresa independente, que busca maximizar seus próprios lucros, mesmo que essa meta reduza o lucro do sistema como um todo. Nessa perspectiva, nenhum membro do canal tem controle completo ou substancial sobre os outros membros. Os acontecimentos ocorridos mundialmente, a partir do inicio da década de noventa, obrigaram as empresas a buscarem alternativas para defrontar novos desafios como a globalização e a competição com grandes empresas internacionais, situação que pôs em xeque a estabilidade e chegando a determinar o desaparecimento de inúmeras empresas, principalmente as de pequeno porte que atuavam no ramo varejista. Como grande parte dessas empresas não dispunham de um sistema de administração estruturado, com um gerenciamento baseado apenas na experiência, a única alternativa encontrada foi o associativismo, através do qual passaram a buscar alternativas conjuntas, visando a sobrevivência e o profissionalismo gerencial, garantindo assim a manutenção no mercado e a obtenção de vantagens.
Uma das novidades mais significativas no gerenciamento de canal foi o aumento dos sistemas verticais de marketing. Os sistemas surgiram como resultado de fortes tentativas dos membros do canal de controlar o comportamento desse canal e de eliminar o conflito que ocorre quando os membros independentes perseguem seus próprios objetivos. Os benefícios resultantes desse processo são: economias de escala, aumento do poder de barganha e eliminação de serviços duplicados.
Dentre os diferentes tipos de sistemas, está o sistema de cooperativas de varejistas. Essas cooperativas são organizadas de forma a permitir que os varejistas tomem a iniciativa de organizar uma nova entidade de negócios para executar as funções de atacado e até de fabricação. Nesse modelo, os associados concentram as suas compras por meio da cooperativa e planejam juntos o trabalho de propaganda e divulgação dos produtos que comercializam. O planejamento conjunto de compras é aplicado mais fortemente aos produtos do tipo commodities e insumos e os lucros retornam às empresas na proporção de suas compras, ou seja, quanto maior o número de itens adquiridos conjuntamente e quanto maior o volume comprado, maior serão os ganhos de negociação e as vantagens de realizar transações através da central de compras.
Como ocorre em todo processo inovador, no inicio as centrais de compras, enfrentaram inúmeras dificuldades para remover barreiras legais, burocráticas e conquistar a confiança do mercado e especialmente da indústria que, acostumada a tratar com os intermediários (distribuidores), exigia garantias de pagamento e de atendimento a aspectos formais dessas cooperativas. Comprovada sua viabilidade, as centrais de compras são atualmente uma referência positiva no mercado, comprovada pela sua aceitação e crescimento vertiginoso em todo o Brasil.
Inicialmente as centrais tinham como objetivo único, diminuir os custos de aquisição de mercadorias, no entanto, revelaram ser essencial para o desenvolvimento de novas práticas gerenciais inimagináveis ate o momento. Melhoria da cultura empresarial como resultado da convivência acentuada entre empresários, troca de experiências, modernização do layout das lojas e do atendimento ao consumidor, diversificação da oferta de produtos, criação de selo de identificação e até criação de marcas próprias são alguns dos benefícios obtidos com a prática do cooperativismo. Alem desse ambiente favorável, um dos benefícios fundamentais para o fortalecimento das centrais de compras é a vantagem competitiva obtida com os ganhos em logística e distribuição.

Nos dias 29 e 30 de julho você contará com um “Sommelier ao Vivo” no Restaurante com dicas preciosas para os apreciadores de bons vinhos.
Esse evento é uma parceria do Restaurante Raizes com a Cone Leste Importadora, e o resultado é um atendimento personalizado.
O Sommelier indica o vinho mais adequado ao seu paladar, ensina harmonizar pratos com vinhos e outras dicas
Que tal um bom vinho e o Itamambuca (Canelone recheado com frutos do mar e coberto com molho de tomate italiano e mariscos)? Quer saber qual o melhor vinho para acompanhar esse prato? O Sommelier está aguardando você com uma sugestão imperdível.
Tudo isso e muito mais, surpreenda-se!
End.: Avenida Leovigildo Dias Vieira, 1280
Itaguá - Ubatuba – SP
Tel.: (12) 3832.3377

A HPM Marketing está preparando novidades,
Aguarde, em breve, estaremos contando tudo para você
contato.hpm@live.com
Vendas: (12) 9135-1919 

A Artes de Maria está atenta ao mercado, por isso, saiu na frente e está confeccionando ecobags em tecido de algodão com aplicações variadas.
A sacola plástica é um dos principais agentes causadores de danos ao meio ambiente. A preservação ambiental e o fim do uso de sacolas plásticas torna as ecobags uma alternativa para aqueles que se preocupam com o futuro do planeta.
Além dessa novidade, você pode fazer sua encomenda de colchas e almofadas de patchwork ou de peça confeccionadas em juta com aplicação de retalhos, como essas lindas almofadas.
Veja mais no blog:
Fone: (12)9197-4728Ubatuba - SP

RECEITA DA SEMANA
TORTA INVERTIDA DE TOMATE ORÉGANO

Ingredientes:
300 g de massa para torta comprada pronta
1,2 Kg de tomate maduro, cotado ao meio no sentido vertical
2 dentes de alho fatiados fino
1 colher de sopa de orégano
4 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
Farinha de trigo para polvilhar
Galhos de orégano fresco para decorar

Modo de Preparo:
1 – Descongele a massa conforme as instruções da embalagem.
2 – Arrume os tomates numa forma refratária de 22cm de lado e reserve.
3 – Em uma tigela pequena, misture o alho, o orégano, o azeite, sal e pimenta até obter um molho e regue com ele os tomates.
4 – Leve ao forno baixo (150 °C), preaquecido, por duas horas ou até ficarem macios e sem liquido. Deixe esfriar.
5 – Em uma superfície polvilhada com farinha, abra a massa com um rolo até obter um quadrado de 24 cm de lado.
6 – Cubra com ela os tomates, dobrando as bordas para dentro.
7 – Com uma faca, faça um orifício de 1,5 cm de diâmetro no centro da massa para que o vapor escape.
8 – Leve ao forno moderado (180 °C), preaquecido, por 40 minutos ou até a massa dourar.
9 – Desenforme ainda quente. Regue com azeite, decore com galhos de orégano fresco e sirva.
Rendimento: 4 porções

DICA DA SEMANA
TRADICIONAL FESTIVAL DO CAMARÃO NA ALMAD
Acontecerá até o dia 31 de julho, o 18º Festival do Camarão na praia da Almada, região norte de Ubatuba. O festival já se tornou tradicional e oferece, além da bela paisagem da praia da Almada, shows ao vivo e muitas delícias preparadas à base de camarão.
Neste ano, a programação variada conta com shows de bandas locais, soltura de tartarugas pelo Projeto Tamar e apresentações culturais. Entre os pratos que a festa oferecerá estão bobó de camarão, camarão na moranga, bolinho e risoto de camarão, espeto de camarão, porções, entre outros.
O evento é promovido pela Associação dos Moradores do Bairro da Almada (SABA), em parceria com a Prefeitura de Ubatuba. Confira a programação e participe!
Programação:
28/07/20011
11h - Abertura
12h - Almoço Show com Jorlan Lopez e Loucos da Melodia – MPB
15h - Almoço Musical:
19h - Show Musical com On Jack’s Tall Back
20h - Show com Jorlan Lopez e loucos da melodia – Pop Rock
21h30 – Show com a banda Pracaniz – Pop Rock
0h – Encerramento

29/07/2011
10h – Abertura
12h – Almoço Show com Miguel Graça (ex-praiera) – MPB
15h30 – Soltura de Tartaruga – Projeto Tamar
20h – Show com Banda Nó na Cabeça – Samba e Pagode
21h – Show com Banda Level 5 – Pop Rock
23h – Show com Banda Complexo B – Pop Rock
1h – Encerramento

30/07/2011
10h – Abertura
12h – Almoço Show Banda Super Máfia – MPB
13h – Bingo “Quadro Almada’’- por Popô – cartaz da festa
130h – Almoço Show com Banda Super Máfia – MPB
15h – Almoço Show:
19h – Show Banda Adrenados – Pop Rock
20h30 – Show QI Abaixo de Zero – Pop Rock
22h – Show Banda Jam Praiera e Lenin Terra
23h30 – Show Banda D’Jagha – reggae
2h – Encerramento

31/07/2011
10h – Abertura
11h – Soltura de Tartarugas – Projeto Tamar
12h – Almoço Show com Banda FreeSom – instrumental
13h – Almoço Show com Maria Clara – MPB
14h – Almoço Show com Banda Concertada – Regional Pop
15h – Tributo ao Músico Isac - com Giovani (filho), Zé Roberto e Ademário, Fandango Caiçara, Quadrilha do Itaguá, Banda Tribo da Lua e outros
20h30 – Dupla Anderson e Guilherme – Sertanejo com Ari Matos
22h – Dupla Donizete e Manoel – Sertanejo com Ari Matos
0h – Encerramento
(Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)



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