Pesquisar este blog

Páginas

segunda-feira, 11 de abril de 2011

A SUSTENTABILIDADE NAS CIDADES
A sustentabilidade nas cidades é um enorme desafio, devido ao próprio processo de expansão urbana, que nas ultimas décadas devido ao êxodo rural e a disparidade regional de renda, provocou a ocupação desordenada do solo pelas populações de baixa renda migrantes, que passaram a pressionar os governos pela implantação de infra-estruturas social (educação, saúde, habitação, abastecimento de água, saneamento, transporte, drenagem, limpeza urbana, segurança, lazer, etc). Coincidindo esse processo com a deterioração progressiva das finanças públicas, levou ao não atendimento da maior parte das demandas e a uma situação quase caótica nas cidades, já que interesses políticos e econômicos contribuíram para a legalização dessa expansão, o que gera direitos sociais não atendidos.
Impõe-se, portanto, uma reforma urbana que comece pela reordenação do uso do solo e pela descentralização administrativa, acompanhada de um processo participativo que permita à sociedade influir nos rumos e fiscalizar a aplicação de recursos.
Alguns aspectos que devem ser considerados como, por exemplo:
 solucionar o problema da impermeabilização do solo e ocupação indevida dos fundos de vales. Sem uma disciplina rígida na manutenção de áreas de percolação em cada terreno não se conseguirá avançar;
 o redirecionamento dos sistemas de transportes;
 dar prioridade absoluta para o transporte coletivo;
 romper com as práticas que preconizam “mais transporte” como solução.
O desafio da sustentabilidade nas cidades impõe ainda mudanças profundas nos sistemas de limpeza urbana. Impõe-se a adoção de políticas que induzam à redução do lixo, a começar por uma legislação que, abrangendo todo o ciclo do produto, leve os produtores a receber de volta embalagens e sucatas e contribua para baixar o consumo de recursos naturais. Políticas que punam a produção e destinação inadequada de resíduos tóxicos e resíduos industriais.
A adequação das políticas de destinação de resíduos industriais, inclusive resíduos tóxicos, desafia administradores públicos e privados, mas exige soluções urgentes, ao lado de políticas que acelerem o processo de adequação e certificação ambiental nas indústrias.
Outro desafio estará na área do abastecimento de água e saneamento básico. É necessário se definir fontes de financiamento para a extensão das redes, principalmente coletoras de esgotos, às populações de baixa renda, que não podem pagar por elas (cerca de 50% dos habitantes de áreas urbanas não dispõem dessas redes coletoras e, de todo o esgoto gerado nas cidades, menos de 5% recebem alguma forma de tratamento; o restante é despejado in natura nos cursos d‘água).
Na área do saneamento – abastecimento de água, esgotamento sanitário e disposição final de resíduo – o desafio é a universalização do acesso aos serviços, que pressupõe a garantia de fornecimento e o cumprimento de normas de qualidade e de preços dos serviços prestados. Há avançada discussão na sociedade quanto à necessidade da participação do setor privado para a universalização dos serviços.
Todavia, causa preocupação a pouca ênfase dada, pelos três níveis de Governo, titulares dos serviços, ao estabelecimento dos mecanismos de regulação e controle da prestação dos serviços, atribuição indelegável do poder público, e condição para a relação de equilíbrio entre o poder público, o concessionário e os usuários. De outra parte, a internalização dos custos ambientais, entre eles, a cobrança do uso de água, no custo total na prestação de serviços, traduz a relação entre o setor de recursos hídricos e de saneamento e introduz uma variável nova nas políticas desses setores e na viabilização dos respectivos financiamentos. Finalmente, a internalização de custos ambientais na indústria é mais um desafio à sustentabilidade urbana. Sem a adoção e o cumprimento rigoroso do princípio poluidor/pagador, dificilmente se poderá avançar.

EMPRESA PARCEIRA
O Restaurante Raízes oferece um atendimento especializado, com pessoal treinado.
Para quem deseja um aperitivo, o Raízes prepara deliciosos petiscos, como a Lula à provençal.
Para aqueles que amam carne uma excelente dica é a Picanha com brocolis (Picanha grelhada, brócolis puxados no azeite e alho. Acompanha arroz à grega).
Outra pedida é o Praieira (Filet de pescada enrolado na banana empanado, coberto com camarão refogado, acompanha purê de batata e arroz), é de dar água na boca.
Venha fazer uma visita e saboreie as maravilhas da cozinha Raízes.
End.: Avenida Leovigildo Dias Vieira, 1280
Itaguá - Ubatuba – SP
Tel.: (12) 3832.3377
ARTESANATO:
ARTE EM MADEIRA
O artesão Nelson produz moveis em madeira, a sua marca são peças com estilo rústico.
Os móveis produzidos pelo artesão atende aos clientes mais exigentes que procuram por peças únicas e diferenciadas.
Como as peças são exclusivas e produzidas artesanalmente, não há peças em estoque.
Entre em contato para fazer sua encomenda.
Tel: (12) 9714-4233
Ubatuba - SP

DICAS DA SEMANA
BLOG: UBATUBA TURISMO E ARTE
Venha fazer parte do Blog Ubatuba Turismo e Arte, estamos com espaço aberto para parcerias, o Restaurante Raízes é nosso novo parceiro, e estará presente no blog semanalmente, com novidades, promoções e eventos. Tudo o que acontecer você ficará sabendo aqui.
Se você é empresário venha fazer parte desse projeto. Entre em contato, vamos fortalecer esse espaço com empresas diferenciadas
1ª FESTA DE ANIVERSÁRIO DO ESPORTE CLUBE BUCÉFALOS
A festa de aniversário do time é mais um evento organizado pelo Clube em prol da Comunidade Emaus.
Dia 14/05/2011
Horário: 21:00 hs
Local: Clube da ACIU no Taquaral.
Os convites estarão dispinveis a partir de 13/04.
Convites limitados, garanta logo o seu.
Além dos telefones acima você também pode adquirir seus convites pelos telefones:
(12) 9135 1919
(12) 91447378
(12) 91708445
 (12) 91588755

NOTICIAS DA SEMANA
Palestra sobre Perspectivas do Turismo para a região
No próximo dia 18 de abri, às 19h00, a Associação Comercial de Ubatuba promoverá um evento gratuito com alguns empresários de destaque da cidade, representantes do CIEE e da ETEC- Ubatuba.
O encontro contará com a presença do professor e consultor em Turismo Virgílio Carvalho
O tema do encontro será sobre a situação atual e perspectivas no Turismo na região, no Estado de São Paulo e no Brasil.
Local: Auditório Unitau - Campus Ubatuba
Endereço: Av. Castro Alves, 392 – Itaguá
Horário: 19h00
Data: 18 de abril- segunda-feira.
Vagas limitadas
Para realizar sua inscrição basta levar um quilo de alimento não perecível na Associação Comercial de Ubatuba- Rua. Dr. Esteves da Silva-51- Centro.
Informações:
Fone: (12) 3834 -1449 com Cristiane
Ou pelo e-mail: imprensa@aciubatuba.com.br

FRASE DA SEMANA
Amo a liberdade, por isso deixo as coisas que amo livres. Se elas voltarem é porque as conquistei. Se não voltarem é porque nunca as possuí. (John Lennon)



Nenhum comentário:

Postar um comentário