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terça-feira, 19 de abril de 2011

A EMPRESA QUE MANTÉM SEUS CLIENTES FELIZES É VIRTUALMENTE IMBATÍVEL
Em se tratando de serviços, deve-se levar em consideração algumas diferenças fundamentais entre serviços, tais como: serviços intangíveis, serviços que não podem ser armazenados, serviços não podem ser inspecionados, serviços não têm tempo médio de vida, serviços envolvem relacionamentos entre pessoas. A qualidade de serviços é subjetiva e não objetiva, em geral.
Da mesma forma, não se pode falar em serviços, sem se falar em clientes, pois, toda organização tem clientes internos e externos. E, como o cliente é, fundamentalmente, o ponto mais importante do negócio, a qualidade, em seu atendimento, é relevante para os destinos da organização. Um planejamento adequado, a disseminação completa da informação, o treinamento de todo e qualquer empregado envolvido no processo de bom atendimento podem ser driblados, derrotados por um simples atendimento inadequado da telefonista, por exemplo. A atenção e o cuidado no atendimento são fatores importantíssimos. A empresa deve se precaver, principalmente no que diz respeito ao atendimento de seus clientes que tem reflexos diretos na qualidade. Entretanto, o que pode ser um serviço de boa qualidade para um cliente pode ser considerado como um serviço de má qualidade por outro.
Existem, também, organizações que, em suas atividades, contemplam os dois elementos fundamentais, serviço e produto e em muitas vezes, misturam-se, como é o caso dos supermercados, os quais devem observar os elementos que os compõem.
A empresa que mantém seus clientes felizes é virtualmente imbatível. Seus clientes são mais leais. Eles compram mais, com mais freqüência. Eles estão dispostos a pagar um pouco mais por produto da empresa e a permanecer vinculado a ela através de períodos difíceis, dando-lhe tempo para adaptar-se às mudanças. O cliente satisfeito retorna e divulga a empresa aos amigos, familiares. Os clientes insatisfeitos, descontentes, divulgam o fato a tantas quantas pessoas encontrar. Logo, a disseminação na referência negativa alcança maior número de pessoas, influindo negativamente nos resultados empresariais. E, para que a qualidade seja praticada, aplicada, é preciso estar atento a todos os fatores que se interpõem ao meio mercantil. Buscar a melhoria contínua, o aperfeiçoamento contínuo é fundamental, é palavra de ordem. Conhecer o pensamento do cliente é o ponto de partida, a moderna gestão da qualidade é mais voltada para a prevenção de erros do que para sua identificação depois da ocorrência. Atualmente, a comunidade empresarial demonstra um amplo interesse em melhorar a qualidade e competitividade”. As organizações necessitam fazer uma avaliação das necessidades e expectativas dos seus colaboradores. É impossível ser uma empresa bem-sucedida com pessoas insatisfeitas. Se o diferencial competitivo está na qualidade das pessoas, torna-se inviável e incoerente falar em qualidade total, onde não há qualidade no trabalho.
É necessário enxergar o cliente como um consultor que fornece um precioso feedback, isto é, oferece retorno dos atendimentos, indica pontos para melhorias, dá opiniões e sugere novos produtos e serviços. Ao saber exatamente o que o cliente quer e o que não quer, do que precisa e do que não precisa, os esforços dos empresários passam a ser direcionados de maneira mais produtiva e eficiente. As chances de errar ao desenvolver um projeto, lançar um produto ou fixar um preço, por exemplo, diminuem.
O serviço ao cliente deve ser um relacionamento, e não uma transação comercial, só se recebe ensinamentos úteis de seus clientes se eles sentirem da sua parte um real interesse em criar uma parceria. Todo e qualquer problema ocorrido com um cliente é uma oportunidade de aprender coisas importantes, é uma oportunidade também de iniciar um relacionamento: afinal o melhor serviço que se pode prestar ao cliente é resolver o problema dele, com rapidez e eficiência.
Ouvir os clientes pode ser muito difícil, porque os valores e as idéias que eles mencionam são muitas vezes coisas que os profissionais nunca consideram. É muito mais cômodo ater-se a números e estatística. É muito mais fácil perguntar aos clientes apenas o que se entende como importante, sem levar em consideração o que dizem nem observar seu comportamento. Praticamente, não existe um processo contínuo e sistemático válido para medir a satisfação do cliente. O resultado disso é uma defasagem entre o que os clientes esperam e o que a gerência supõe que eles esperam. A única maneira de saber, com certeza, como a empresa é vista pelos clientes é perguntando diretamente e avaliando seus níveis de satisfação e percepções, mesmo que isso permita aflorar alguns pontos que devam ser repensados e revistos.

PRAIA DA SEMANA
BARRA SECA
É uma continuação da praia do Perequê Açu, do outro lado do Rio Indaiá. Destaque para a tranqüilidade desse lugar, que continua com características caiçaras. A praia é freqüentada por famílias e grupos de amigos que gostam de pescaria.
Como chegar: Seu acesso é possível por uma estrada de terra, saindo da Rodovia BR-101, Km. 45. Também pode ser feita a travessia pelo rio Indaiá que divide a praia do Perequê Açu com a praia da Barra Seca. A travessia é possível por pequenas embarcações ou a pé com maré baixa.
Dicas: Praia bem conservada, do lado esquerdo há um pequeno desmatamento na parte do morro. Possui um manguezal. Adequada para pratica de pesca.
Infra-estrutura: Há estrutura e serviços turísticos como: quiosques. A sinalização não é adequada, e a praia conta com estacionamento e lixeiras.
Valor Paisagístico: A paisagem natural ainda está parcialmente preservada. Mesmo assim pode-se dizer que o valor paisagístico é bom.
O Valor Turístico é 1,90 que determina atrativos que possuem razoável qualidade e poderão ser aproveitados para a exploração turística, caso se proceda a uma avaliação e possível correção dos fatores que contribuíram para sua classificação.

EMPRESA PARCEIRA
Aproveite a semana para curtir as delicias do Restaurante Raízes.
Qualidade que você já conhece, atendimento especial e ambiente agradável, tudo o que você deseja para um almoço ou jantar agradável, seja em família ou a dois.
Uma ótima dica para semana é o Bacalhau à portuguesa, um delicioso bacalhau refogado no azeite com pimentão, batata, cenoura, vagem, brócolis, ovos e cebola.

Aguarde as novidades para o feriado de Páscoa.
End.: Avenida Leovigildo Dias Vieira, 1280
Itaguá - Ubatuba – SP
Tel.: (12) 3832.3377

RECEITA DA SEMANA
PÃO PARA COUVERT
Ingredientes:
1 xicara de leite
60 g de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de açúcar
2 ½ colheres (chá) de fermento fresco
2 ovos
2 colheres (chá) de sal
560 g de farinha de trigo especial, mais se necessário
1 gema
1 colher (sopa) de água
Sementes de papoula
Modo de preparo:
1 – Coloque o leite na panela e deixe atingir o ponto de fervura. Despeje 4 colheres de sopa de leite em uma tigela pequena e deixe amornar. Enquanto isso, corte a manteiga em pedaços.
2 – Adicione a manteiga e o açúcar ao leite restante na panela, mexendo de vez em quando, até a manteiga derreter. Deixe esfriar até amornar.
3 – Polvilhe o fermento sobre as 4 colheres de leite e deixe descansar, durante 5 minutos mais ou menos, até dissolver, mexendo uma vez.
4 – Em uma tigela grande, bata os ovos só até misturar. Acrescente o leite adoçado e esfriado, o sal e o fermento dissolvido.
5 – Junte metade da farinha de trigo e misture bem. Acrescente farinha restante, 60 grama por vez, misturando bem após cada adição. Continue acrescentando farinha até a massa se soltar dos lados da tigela e formar uma bola. Ela deve ficar macia e levemente pegajosa.
6 – Vire a massa sobre uma base de trabalho enfarinhada. Polvilhe a massa e as mãos com farinha comece a trabalhar, segurando a massa com uma das estendendo-a em direção contrária à sua com a outra mão.
7 – Continue a amassar puxando a massa em sua direção. Trabalhe a massa por 5-7 minutos, até ficar muito macia e elástica e formar uma bola. Se a massa ficar pegajosa enquanto está trabalhando, enfarinhe a base de trabalho.
8 – Leve a massa para uma tigela, pincelada com manteiga derretida e deixe crescer em local quente, por 1 h – 1h30min, até dobrar de volume.
9 – Pincele as assadeiras com manteiga. Enfarinhe levemente a base de trabalho e trabalhe a massa por 15 a 20 segundos, para eliminar o ar. Cubra a massa e deixe descansa por mais 5 minutos.
10 – Corte a massa ao meio. Com as mãos, enrole um pedaço de massa no formato de um cilindro de cerca de 5 cm de diâmetro. Corte o cilindro em 8 pedaços. Repita o processo com a massa restante.
11 – Modele os pãezinhos no formato que desejar.
12 – Disponha os pãezinhos em assadeiras. Cubra com um pano de prato seco e deixe crescer por 30 minutos
13 – Aqueça o forno a 220°C. Bata a gema com água até espumar.
14 – Pincele os pãezinhos com a gema batida, e salpique sementes de papoula. Asse por 15-18 minutos em forno aquecido até dourar.
Dicas: Estes pãezinhos são mais gostosos no dia em que assam, porém a massa pode ser preparada, modela e congelada com antecedência. Deixe-os chegar à temperatura ambiente, o que ocorre em 2h30min – 3h, pincele-os e asse-os um pouco antes de servir. Eles também podem ser congelados.

ARTESANATO
Exposição e venda de artesanato e trabalhos manuais.
Numa parceria com o Ubatuba Palace Hotel artesãos estão realizando uma exposição de artesanato, a partir do dia 21 de abril das 16:00 às 22:00 horas.
Aproveita para visitar e fazer suas compras para Páscoa e Dia das Mães.
Endereço:  Rua Coronel Domiciano, 500
Centro - Ubatuba - SP

DICA DA SEMANA
EXPOSIÇÃO PHOTO GRAFIAS COM CRISTINA PROCHASKA
Vale a pena conferir a Exposição da artista Cristina Prochaska, no Casarão do Porto, durante essa semana, das 14:00 as 17:00 horas.
Foto: Nelson Paschoal da HPM Marketing

Endereço: Praça Anchieta, 38
Centro - ubatuba - SP

FRASE DA SEMANA
Onde o amor impera, não há desejo de poder; e onde o poder predomina, há falta de amor. Um é a sombra do outro. (Carl Gustav Jun)





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