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quinta-feira, 21 de abril de 2011

COMO FIDELIZAR, CONQUISTAR NOVOS CLIENTES E DIFERENCIAR
 SUA EMPRESA NO MERCADO
Fidelizar os clientes existentes é o primeiro passo a ser dado pela empresa. Conseguir a fidelidade do cliente é resultado de um grande trabalho voltado pata satisfação e que envolve não só critérios racionais, mas critérios subjetivos, também. As ações podem ser cartões de aniversários, descontos especiais para cliente VIP, alem é claro, da manutenção do padrão de qualidade, mas a estratégia de fidelização de clientes não pode estar calcada apenas em "programas de fidelidade". Antes de tudo, toda a empresa deve estar preparada para garantir os produtos, os serviços e o atendimento em todos os canais de comunicação. Isso é fidelização estratégica: o esforço de habilitar toda a empresa para reter seus clientes ao longo do tempo.
Os programas de fidelidade são ações de fidelização tática, visando incrementar o valor dos negócios proporcionados por cada cliente, direcionando os esforços para os segmentos mais importantes da carteira de clientes. A fidelização deve ser um compromisso de toda a empresa. Promover o relacionamento com clientes deve fazer parte da cultura e da missão.
Reter e fidelizar clientes deve ser encarado como fator de sobrevivência. Fidelizar não é gerenciar produtos, mas clientes. Empresas que, em todos os níveis, não estão preparadas para o relacionamento com seus clientes, os vê como adversários. Sem domínio da situação, desconfiam dos clientes e geram desentendimentos.
Se um colaborador acredita ser "somente o gerente", então também vê o cliente como "somente um cliente". Essas situações parecem absurdas, mas a responsabilidade não é somente dos colaboradores. Eles não foram treinados para ver o cliente como a garantia de seu salário no final do mês, muito menos para recebê-lo como influenciador direto da sobrevivência e do sucesso da empresa.
Mas os colaboradores desejam fazer tudo direito e pensam que estão fazendo, já que assim foram estabelecidas suas regras (ou nenhuma regra) de relacionamento com os clientes. As empresas que receiam dar a seus funcionários autonomia de decisão, não têm confiança em sua capacidade de decidir com responsabilidade e ponderação. Mas é nos "momentos da verdade” (qualquer momento em que um colaborador de uma empresa entra em contato com um cliente) que o papel dos colaboradores é de extremo valor. Eles precisam ser habilitados a agir em prol do cliente, precisam ser investidos de responsabilidade e autoridade para agir como se a empresa fosse deles. E isso só se consegue com treinamento.
Se uma empresa quer garantir a fidelidade de seus clientes, precisa valorizar e fidelizar seus clientes internos. Os colaboradores devem estar totalmente conscientes, envolvidos e integrados com os valores da empresa e do cliente. Precisam ouvir seus clientes com atenção e respeito e ter autonomia e responsabilidade para falar em nome da empresa. Devem ser treinados para analisar situações de conflito e tomar decisões em favor dos clientes. A inovação de uma empresa depende dos riscos assumidos por seus colaboradores. Uma empresa em sintonia com seus clientes, ousa, inova e não tem medo de ser diferente.
Programas de capacitação e motivação de colaboradores, principalmente aqueles que se relacionam diretamente com os clientes, são imprescindíveis para a fidelização. Quando um cliente entra em contato com um funcionário da empresa, sua percepção é de que está falando com a empresa e não com o funcionário. O cliente espera que o funcionário se comporte em nome da empresa, não como alguém que não é comprometido com o que faz. Se toda a empresa não estiver empenhada em identificar e construir relacionamentos estratégicos, os colaboradores também não se empenharão. Um time é fundamental para produzir resultados.
O foco da empresa deve ser a construção de relacionamentos, tendo como compromisso o incentivo ao trabalho em grupo e ao esforço do time. Em uma empresa, ninguém é uma ilha. Independentemente do tipo de serviço a ser prestado ao cliente, há sempre o envolvimento de mais de um setor da empresa. Para solucionar problemas de clientes freqüentemente estão envolvidos vários funcionários. O comprometimento deve ser de todos e o padrão de atendimento deve ser único. Se isso não ocorre, o cliente não percebe a empresa como digna de confiança. Sem confiança, está vulnerável às ações da concorrência.
Uma forma de conquistar novos clientes e tornar a marca forte no mercado é a qualidade. Para se conquistar novos clientes é necessário identificar os atuais e estabelecer qual o perfil dos potenciais clientes, para estabelecer uma estratégia de marketing especifica para atingi-los.
Há basicamente seis maneiras de se diferenciar: produto, serviços, pessoal, canais, imagem e preço. Não há dúvidas de que a diferenciação é importante e pode-se até diferenciar produtos comuns, mas se levanta uma importante reflexão: a diferenciação não vai ajudar se o básico não for bem feito. Portanto, é importante cumprir o básico, antes de se diferenciar.
Outro aspecto importante a mencionar diz respeito à contínua mudança do perfil do consumidor moderno. E nesse contexto pode-se acrescentar a mudança das referências sobre o que é básico e o que é diferencial. Alguns diferenciais do passado perderam o caráter de algo único, exclusivo. Itens como qualidade, atenção ao cliente, segurança do produto e programas de fidelidade passam a ser oferecidos por significativa quantidade de empresas, formando um referencial para a exigência do consumidor. Assim, alguns itens que eram diferenciais há alguns anos, transformaram-se na atualidade em requisitos esperados e até exigidos.
Mesmo as empresas de pequeno porte, devem buscar continuamente diferenciais, mas não devem descuidar do que é básico: de entregar o serviço, nas condições oferecidas e no prazo certo. Para se manter no mercado e crescer, toda empresa deve estar atenta ao seu posicionamento no mercado, às mudanças de cenário e no que o cliente externo busca. No mercado competitivo em que o Restaurante está inserido a melhor forma de diferenciar a marca no mercado é através do referencial de qualidade. Clientes satisfeitos promovem o restaurante através do boca a boca.

PRAIA DA SEMANA
SACO DAS BANANAS
Uma praia preservada, com uma pequena comunidade quilombola. O acesso pela trilha é bastante difícil, existem morros íngremes, altos, e a trilha é bastante estreita, não aconselhável para crianças, devido as dificuldades encontradas na trilha e ao tempo que se leva para percorrer, que num ritmo rápido gira em torno de 1 hora e trinta munitos.
Os nativos do quilombola da Caçandoca passam todas as informações necessárias para a caminhada. Ônibus urbano com destino ao bairro da Tabatinga passa pela Rodovia. O ônibus com destino ao bairro da Maranduba não chega até a entrada da estrada da Caçandoca. O ideal é seguir de carro até a praia da Caçandoca e dali seguir a pé ou de barco, existem moradores que fazem viagens de barco até a praia
Como chegar: Do centro de Ubatuba segue-se pela Rodovia BR 101 sentido a cidade de Caraguatatuiba, logo após a ponte do bairro da Maranduba vira-se a esquerda e segue-se por estrada de terra, com muitas ondulações, e em terreno irregular. Essa estrada leva a praia da Caçandoca, do lado direito dessa praia existe uma trilha que leva a Praia da Caçandoquinha e depois a Praia do Saco das Bananas.
Dicas: Praia bem conservada, praia com areia media, por ser uma praia de difícil acesso, principalmente fora da temporada, encontra-se poucas pessoas. Vale muito o passeio pela trilha e a beleza que pode ser vista e fotografada e pelas espécies de animais que se encontra pelo caminho. A praia do Simão está ao lado e é muito freqüentada por surfistas. Ideal para banho de mar e esporte praticados na areia, como vôlei e frescobol.
Infra-estrutura: Não há estrutura e serviços turísticos, nem sinalização adequada. Há apenas residências de quilombolas próximo da praia.
Valor Paisagístico: A paisagem natural está preservada, as residências existentes são integradas a paisagem e não provocam desarmonia. O valor paisagístico é ótimo.
O Valor Turístico é 2.80 que determina atrativos que possuem boa qualidade e  são de interesse para o aproveitamento turístico.

EMPRESA PARCEIRA
Nesta sexta-feira, 22 de abril, o Restaurante Raízes estará oferecendo, em parceria com a Distribuidora Cone Leste, uma degustação de vinhos para seus clientes durante o almoço.
Você que aprecia bons pratos, como o saboroso Bacalhau à portuguesa (um delicioso bacalhau refogado no azeite com pimentão, batata, cenoura, vagem, brócolis, ovos e cebola). ou o Bacalhau à Espanhola (Bacalhau refogado no azeite com pimentão, batata, cenoura, vagem, brócolis, ovos e cebola. Salpicados de parmesão gratinado. Acompanha arroz com brocólis). aproveite a oportunidade.
No feriado de Páscoa curta a praia, a família, os amigos e saboreie os deliciosos pratos do Restaurante Raízes, de entradas as sobremesas, você encontrará pratos com ingredientes de qualidade.
End.: Avenida Leovigildo Dias Vieira, 1280
Itaguá - Ubatuba – SP
Tel.: (12) 3832.3377

RECEITA DA SEMANA
BACALHAU DAS TERRAS ALTAS
Ingredientes
8 postas de bacalhau deixadas de molho por 48 horas
8 folhas de presunto cru
3 xícaras de chá de purê de batatas
2 cebolas grandes, raladas
4 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho, socados
½ folha de louro
3 tomates grandes maduros, sem pele e sementes
Sal e pimenta-do-reino preta, a gosto
2 colheres de sopa de salsa picada
Modo de preparo:
Elimine as espinhas e tire a pele das postas de bacalhau, sem a romper. Enxugue bem as postas e coloque num refratário untado com azeite.
Cubra cada uma com uma fatia de presunto, uma camada do purê, e prenda a pele novamente, usando palitos. Reserve.
Leve ao fogo a cebola como o azeite e o alho, cozinhando sem dourar. Junte o louro e os tomates, e deixe apurar. Tempere e adicione a salsa.
Distribua esse molho sobre o bacalhau e leve ao forno pré-aquecido até assar e ficar dourado. Sirva quente.
Tempo de forno: cerca de 2 horas
Rendimento: 8 porções.

ARTESANATO
Exposição de Artesanato no Ubatuba Palace Hotel.
Artesãos de Ubatuba realizam uma Exposição no Ubatuba Palace Hotel.
A partir do dia 21 de abril das 16:00 as 22:00 horas, você encontrará peças variadas, como almofadas de juta e retalhos de tecidos, velas, panos de pratos com aplicações, arranjos de flores.
Aproveite para visitar e fazer suas compras para Páscoa e Dia das Mães.
Ubatuba Palace Hotel
Rua Coronel Domiciano, 500
Centro - Ubatuba

DICA DA SEMANA
ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO
Foto: Site da FUNDART
Amanhã, dia 22 de abril, como acontece há 22 anos, ocorrerá a encenação da Paixão de Cristo, a partir das 21 horas.
O evento é realizado pela Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – FUNDART, e este ano está sob a direção de Heyttor Barsalini, diretor da Cia Teatral Abençoados de Cunhambebe. Segundo Heyttor, a encenação irá seguir os mesmos passos dos anos anteriores, o diferencial será a introdução de um recurso chamado "distanciamento" (criado pelo dramaturgo alemão Bertold Brecht), através do qual as pessoas da plateia são levadas à maior reflexão sobre os elementos da história. Para tanto, acontecerão algumas quebras temporais, uma viagem entre a época de Jesus e os dias de hoje. Penso que uma história tão em consonância com o imaginário da cultura popular não pode perder o que há de mais importante em sua essência e suas mensagens, finaliza Heyttor.
Direção Artística Heyttor Barsalini; Coordenação de Produção: Marilena Azevedo; Coordenação de Figuração, adereços e Orientação de palco: Adriano Martins; Figurinos: Fátima de Oliveira; Coordenação do Circo: Michele Mozena.
Local:
Av. Iperoig - Praça de Eventos
Centro – Ubatuba - SP

FRASE DA SEMANA:
A adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas. (Horácio)



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