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domingo, 6 de março de 2011

O Perfil do Novo Consumidor – Mudanças no Comportamento

A Lei nº 8.078, de 11.09.90, em seu artigo 2º "caput", assim define o que é consumidor:  "Art. 2º. Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que         adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final".
O consumidor pode ser definido como: “todo aquele que, para seu uso pessoal, de sua família, ou dos que se subordinam por vinculação doméstica ou protetiva a ele, adquire ou utiliza produtos, serviços ou quaisquer outros bens ou informação colocados a sua disposição por comerciantes ou por qualquer outra pessoa natural ou jurídica, no curso de sua atividade ou conhecimento profissional".
Os consumidores atualmente estão mais conscientes de seu poder, suas responsabilidades e limitações, o que resultou em mudanças nas suas relações de consumo, ou seja, o consumidor está cada vez mais bem informado, e atento à qualidade, ao preço e aos serviços que lhes são oferecidos. Essa mudança de grande impacto nas empresas obriga-as a buscarem qualidade, profissionalismo, responsabilidade social, ética e estarem atentas às necessidades e as tendências do consumidor. O Código de Defesa do Consumidor, implantado no Brasil em 1991, fez com que os empresários mantivessem uma relação mais saudável e respeitosa com o consumidor.
O tempo e a qualidade são questões que merecem atenção nos dias atuais. Diante da dinâmica da vida moderna, ninguém gosta de perder tempo, e todos buscam qualidade, inclusive qualidade de vida, o que justifica a busca por produtos e serviços que ofereçam qualidade, que sejam práticos, que atendam as necessidades e desejos do consumidor e até mesmo que ofereçam serviços pós-venda eficiente e eficaz.
O pequeno varejo vem crescendo, o que contraria algumas tendências de poucos anos atrás, que demonstrava a expansão das grandes redes de supermercados, por exemplo. Atualmente as chamadas “lojas de vizinhança” vêm assumindo um papel de destaque, e obrigando as grandes redes a se readequarem ao mercado. Isso se dá, em função do custo de um hipermercado e de um supermercado, e ainda, em função do mix de produtos, do atendimento personalizado, da localização, entre outros fatores.
Nos dias de hoje, o consumidor valoriza o atendimento diferenciado, em que ele é especial, tem suas necessidades identificadas e atendidas pela empresa. Usando novamente o exemplo dos supermercados, pode-se dizer que os consumidores buscam os supermercados de vizinhanças que mesclam a infra-estrutura de uma loja média com a intimidade dos armazéns de bairro, onde o dono conhecia a preferência de seus clientes e os atendia pelo nome.
Para que a empresa mantenha-se competitiva é preciso estar atenta ao perfil de seu consumidor. A localização, a qualidade, o preço e o atendimento são fatores determinantes na escolha de uma empresa. O consumidor tem cada vez mais força, o que obriga os empresários a buscarem cada vez mais informações sobre eles. Afinal é o consumidor quem define o mix de produtos, e influência diretamente os preços praticados e as estratégias de marketing. Diante da concorrência acirrada, é fundamental oferecer variedade e qualidade aos consumidores.
As mudanças sociais e culturais influenciam o mercado, a participação das mulheres que cada vez mais estão desempenhando atividades profissionais fora de casa, o nível de escolaridade que vem aumentando. O aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população criaram novos nichos de mercado, que devem ser incorporados e receber uma atenção especial.
Atualmente independentemente do valor do produto comercializado, o consumidor sabe de sua importância, e busca o atendimento que merece, a atenção e qualidade do serviço de quem esta o atendendo, e esse pode ser e quase sempre é, um diferencial, que cada vez mais é significativo na decisão do consumidor em comprar nessa ou naquela empresa. Numa década em que a decisão final é do consumidor e este se apresenta cada vez mais exigente e impiedoso com as empresas que não o atendem bem, é preciso estar sempre atento às suas necessidades.
As mudanças comportamentais do ser humano influenciam diretamente em seus hábitos. O desejo de compra não é desencadeado apenas pelo produto, mas pela rede de serviços oferecidos aos clientes. É evidente que o custo para conquistar um cliente e sua fidelidade torna-se cada vez mais alto nos dias atuais, devido às suas exigências cada vez mais assíduas e a concorrência no mercado mais acirrada. Porém o prejuízo para a empresa ao perder um cliente é com certeza muito maior.
É necessário conhecer os hábitos de consumo de compra dos clientes na região de atuação para se determinar que tipo de serviços será prestado. A pesquisa é de fundamental importância para a empresa ter idéia da quantidade e da intensidade de satisfação do seu cliente, pois é o consumidor que aponta as qualidades e as deficiências dos mais diferenciados setores questionados. Com a opinião dos clientes em mãos, fica mais fácil para as organizações se auto-avaliarem, avaliarem as necessidades dos clientes e conseqüentemente as tendências do mercado.
A satisfação do cliente com relação a uma determinada organização diminui na empresa custos com relação à falhas e custos para atrair novos clientes, amplia o boca a boca positivo e isola os clientes da concorrência. Assim pode-se observar que uma pesquisa de mercado não contribui para a empresa somente na sua imagem, mas também em fatores financeiros, como por exemplo, a redução de custos, e em fatores produtivos, como prever as necessidades de mercado.
Qualquer empresa que deseja permanecer no mercado deve prever ocorrências que podem acontecer, além disso, deve tentar traçar o perfil dos clientes e suas exigências, que se tornam dia-a-dia mais complexas e caras para a empresa. Portanto, como se pode analisar, a pesquisa com o consumidor final é de considerável validade para a organização, pois ajuda no monitoramento de mudanças e exigências do mercado, além de que os seus resultados podem e devem influenciar na tomada de decisões do administrador.

RESTAURANTE RAÍZES
Se você procura um restaurante com ambiente agradável e gastronomia de alto padrão, venha conhecer o Restaurante Raízes.
Para começar, que tal uma salada? A salada de frutos do mar é de dar água na boca. Imperdível!
Experimente o Baiacu a moda do chef - Baiacu grelhado ao pesto de manjericão com marisco, acompanhado por arroz e brócolis. É um prato muito saboroso.
A casa prima pela qualidade dos produtos e do atendimento ao cliente. E conta um cardápio de pizzas deliciosas, como a Félix Guizard (Mussarela de búfala, pesto de tomate seco, manjericão e parmesão), uma das mais saborosas.
Não perca tempo, venha conferir essas e outras delicias do Restaurante Raízes.
End.: Avenida Leovigildo Dias Vieira, 1280
Itaguá - Ubatuba – SP
Tel.: (12) 3832.3377

PRAIA DA SEMANA
Praia do Cambury
Última praia de Ubatuba, no sentido norte, antes da divisa com o Estado do Rio de Janeiro (Parati). Na sua entrada de acesso localizada a 1 Km. da Rodovia, à esquerda, encontra-se a belíssima cachoeira da Escada, ponto obrigatório de parada. A praia é selvagem a ponto de não ser servida por energia elétrica.
Como chegar: A Praia da Cambury está localizada ao norte do município, a 47 km do centro de Ubatuba. Da entrada no km 1 da Rodovia Rio – Santos (BR-101), até a praia são mais 2,5 km.
Dicas: . Própria para pesca e surf. De a mar aberto, com formato de ferradura, seus pontos de arrebentação apresentam declives acentuados. Outro ponto a ser visitado é a Cachoeira da Escada (verdadeira) com acesso por barco ou pela costeira. Podem ser feitas trilhas: como a Brava do Camburi, a do Quilombo e a da Josefa.Você pode desfrutar de passeios de barco até a praia da Picinguaba.
Infra-estrutura: Há bares abertos na temporada e um pequeno povoado caiçara e outro quilombola. Camping e pequeno comércio de peixes. Você pode desfrutar da comida caiçara na casa de moradores locais.
Valor Paisagístico: Praia com paisagem bem conservada, presença de desmatamento a esquerda (antigos plantios caiçaras). Há casa de moradores e de veranistas, ainda assim pode-se dizer que o valor paisagístico é bom.
O Valor Turístico é 2,4, que determina os atrativos possuidores de boa qualidade e de interesse para o aproveitamento turístico, observando-se fatores restritivos.

RECEITA DA SEMANA
Canelone de Berinjela
Ingredientes:
1 ½ kg de berinjelas de tamanho uniforme
sal
¼ de xícara (chá) de azeite
1 maço pequeno de manjericão fresco
450g de mussarela, ricota ou tofu
2 ½ de tomates maduros
3 cebolas médias picadas
3 dentes médios de alho
1/3 xícara (chá) de azeite
1 maço pequeno de cheiro verde
1 colher (sopa) de açúcar
orégano
Modo de preparar:
1 -: Fazer o molho de tomate: retirar a pele e as sementes dos tomates. Bater o tomate com um copo de água mineral no liquidificador. Aquecer o azeite numa panela, dourar a cebola e o alho, acrescentar os tomates batidos, o sal e o açúcar e cozinhar até obter um molho mais consistente.
2 - Acrescentar o cheiro verde, e o orégano e reservar.
3 - Cortar as berinjelas em fatias de 1 cm no sentido do comprimento. Colocar as fatias na travessa, sem sobrepor e temperar as duas faces com sal e azeite.
4 - Untar uma frigideira com um pouco de azeite e fritá-las até que fiquem macias. Separar
5 - Enrolar cada fatia recheando-as com a mussarela, a ricota ou o tofu, colocando junto uma folha de manjericão.
6 - Forrar uma travessa com parte do molho, colocar as berinjelas enroladas e cobrir com o restante do molho.
7 - Levar ao forno apenas para derreter o queijo, cerca de 20 minutos.

DICA DA SEMANA
Venha fazer parte do Blog Ubatuba Turismo e Arte, estamos com espaço aberto para parcerias, o Restaurante Raízes é nosso novo parceiro, e estará presente no blog semanalmente, com novidades, promoções e eventos. Tudo o que acontecer você ficará sabendo aqui.
Se você é empresário venha fazer parte desse projeto. Entre em contato, vamos fortalecer esse espaço com empresas diferenciadas.

FRASE DA SEMANA
"Os covardes morrem muitas vezes antes de sua morte; os valentes morrem uma única vez." Shakespeare





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