Pesquisar este blog

Páginas

domingo, 13 de março de 2011

ABORDAGEM SISTÊMICA APLICADA AO TURISMO: ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL
O turismo, na linguagem da Teoria Geral de Sistemas, deve ser considerado um sistema aberto que permite a identificação de suas características básicas , que se tornam os elementos do sistema. Pela conceituação de sistema como o conjunto de procedimentos, doutrinas, idéias ou princípios logicamente ordenados e coesos, com intenção de descrever, explicar ou dirigir o funcionamento de um todo, pode-se situar o Turismo, em toda sua abrangência, complexidade e multicausalidade, em um esquema sintetizador dinâmico que demonstre as combinações multilfacetadas de forças e energias, sempre em movimento, de modo a produzir um modelo referencial.
Dentro da linguagem da teoria de sistema, o turismo é apresentado num esquema sintetizador dinâmico, relacionando uma série de funções inerentes a natureza da atividade. Para tanto, o SISTUR é subdividido em três conjuntos e seus respectivos subsistemas: o conjunto das “Relações Ambientais” (subsistema ecológico, econômico, social e cultural), da Organização Estrutural (subsistema da superestrutura e da infra-estrutura) e das Ações Operacionais (subsistema do mercado, da oferta, de produção, de distribuição, da demanda e de consumo).
O conjunto da “Organização Estrutural” do SISTUR é subdivido no subsistema da superestrutura e da infra-estrutura.
O subsistema da superestrutura refere-se à complexa organização tanto pública quanto privada que permite harmonizar a produção e a venda de diversos produtos e serviços do SISTUR. Compreende a política oficial de turismo e sua organização jurídico-administrativa que se manifesta no conjunto de medidas de organização e promoção dos órgãos e instituições oficiais, e estratégias governamentais que interferem no setor.
É necessário, portanto, que sejam delineadas diretrizes básicas de uma política econômica para o desenvolvimento do Turismo. Trata-se de definir a lógica de um Plano de Desenvolvimento Turístico em nível local. Do ponto de vista econômico, de fato, o Turismo representa uma atividade plurissetorial que necessita de coordenação e planejamento de seu desenvolvimento que só podem ser providos pelo poder público. Outra característica é sua relevante implicação social e cultural que não pode e não deve interessar apenas ao empreendedor, mas, acima de tudo, ao Governo, que representa a garantia dos interesses da coletividade.
A política de turismo deve se nortear por três grandes condicionamentos: o cultural, o social e o econômico. Todos os projetos devem condicionar-se, primeiramente, à política de preservação do patrimônio cultural, artístico, histórico, documental e paisagístico natural do Município A segunda condicionante é a forte presença da dimensão social em todas as suas manifestações, fazendo com que o Turismo constitua incentivo à criatividade, às artes e às manifestações sociais, artesanais e folclóricas. A terceira condicionante é a econômica, pela qual os programas e projetos deverão ativar e dinamizar os empreendimentos que atuam no setor.
O setor, quando expressado e representado em sua complexa totalidade, demanda um tipo de planejamento a que se agrega a palavra “integrado”, indicando com isso que todos os seus componentes devem estar devidamente sincronizados e seqüencialmente ajustados, a fim de atingir as metas e diretrizes da área de atuação de cada um, ao mesmo tempo, para que o sistema global possa ser implementado e imediatamente oferecer oportunidades de pronto acompanhamento, avaliação e revisão. Como em qualquer outra atividade econômica, o planejamento do Turismo, sua gestão administrativo-estratégica e aplicação de medidas visando objetivos definidos exigem a institucionalização de uma estrutura organizacional eficiente e adequada, incumbidas de coordenar e articular a atuação dos órgãos direta e indiretamente vinculados a ele.

PRAIA DA SEMANA: ALMADA
A praia é frequentada por turistas e moradores locais.  Da  estrada de acesso avista-se a enseada do Ubatumirim, e as ilhasPequena dos Porcos, da Pedra, Redonda, do Negro, das Couves e Prumiri
Como chegar: A Praia da Almada está localizada ao norte do município, a 34Km do centro. Seu acesso é possível por uma estrada secundária asfaltada, com curvas acentuadas, saindo da Rodovia BR-101, na altura do Km 11.
Dicas: O mar é calmo ideal para crianças e pratica de mergulho, outra atividade é a pesca. Existem fazendas marinhas de mexilhões, próximo a praia. Há parada de embarcações e alguns restaurantes oferecerem pequenos barcos para trazer os visitantes até a areia. Ao lado está a praia do Engenho com características muito parecidas e a trilha para a Praia Brava da Almada.
Infra-estrutura: Há estrutura e serviços turísticos como Restaurantes, bares e pousadas ao longo da estrada que leva a praia.
Valor Paisagístico: A paisagem natural é comprometida pela construção de casas de alvenaria, afetando consideravelmente a beleza local. Mesmo assim pode-se dizer que o valor paisagístico é regular.
O Valor Turístico é 2,1, que determina os atrativos possuidores de boa qualidade e de interesse para o aproveitamento turístico, observando-se fatores restritivos.

EMPRESAS PARCEIRAS:
O Restaurante Raízes vem se destacando no cenário local, aliando simplicidade e qualidade em pratos saborosos.
O atendimento é um dos melhores da cidade, mantêm uma equipe treinada e atenta aos desejos dos clientes.
Alguns pratos agradam até os paladares mais exigentes, como o Bacalhau à portuguesa, um delicioso bacalhau refogado no azeite com pimentão, batata, cenoura, vagem, brócolis, ovos e cebola.
Para aqueles que gostam de pratos mais leves, o Salmão verde e amarelo (salmão grelhado, brócolis e champignon ao alho e óleo, acompanhado de arroz), é uma ótima opção.
E para começar, a tradicional casquinha de siri, uma delicia.
End.: Avenida Leovigildo Dias Vieira, 1280
Itaguá - Ubatuba – SP
Tel.: (12) 3832.3377

RECEITA DA SEMANA:
Pão doce
Ingredientes:
1 xícara de açúcar
1 colher de chá de sal
45 g de fermento fresco para pão
Aproximadamente 1 kg de farinha de trigo
2 xícaras de leite
3 colheres de sopa de margarina
2 ovos
Modo de fazer:
1 – Numa tigela grande misture o açúcar, o sal, o fermento esfarelado e 3 xícaras de farinha de trigo. Numa panela coloque o leite e a margarina e leve ao fogo baixo ate ficar morno. Não deixe a margarina derreter, o ponto certo é quando a margarina solta da colher.
2 – Adicione o leite e os ovos batidos aos ingredientes secos, tudo de uma só vez, e bata na batedeira até a massa ficar homogênea. Coloque a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo e acrescente farinha ate ficar lisa e elástica. Forme várias bolas, uma para cada pão que for fazer.
Pulo do gato: a massa deve desgrudar das mãos, no entanto, não deve ficar pesada. A quantidade certa de farinha garantirá a leveza da massa.
Depois que a massa descansar pegue a bola abra a massa e forme o pão, deixe descansar novamente.
Passe ovos batidos sobre os pães com auxilio de um pincel e leve ao forno pré-aquecido.
Quando estiverem dourados retire do forno. Caso vá acrescentar calda, faça com os pães ainda quentes, caso contrário ponha sobre uma grade e deixe-os esfriando.
Sugestão de recheios:
Maçã, passas e nozes
Coloque numa panela a maçã picada, o açúcar mascavo, a canela em pó, as passas pretas e brancas, e deixe cozinhar até que a maçã fique macia. Espere esfriar para rechear os pães. É importante escorrer a calda. Acrescente as nozes, trituradas grosseiramente, sobre o recheio.
Abacaxi com passas e baunilha
Coloque numa panela o abacaxi picado, o açúcar mascavo, a canela em pó, as passas pretas e brancas, e deixe cozinhar até que fique macio. Espere esfriar para rechear os pães. É importante escorrer a calda.
Frutas secas
Deixe as frutas marinando no suco de laranja, ou no vinho branco, por pelo menos 1 hora. Depois recheie os pães.
Ricota com abacaxi e nozes
Amasse a ricota fresca acrescente o abacaxi em calda, escorrido, e as nozes. Recheie.
Caldas
Canela
Por açúcar e canela numa panela e deixar o açúcar derreter, acrescentar água com cuidado e deixar ferver.
Laranja
Por numa panela o suco de 02 laranjas, uma colher de farinha de trigo e canela a gosto, deixe engrossar e retire do fogo.

DICAS DA SEMANA
JOGO BENEFICENTE DO E.C. BUCÉFALOS
O Esporte Clube Bucéfalos receberá para um amistoso o Esporte Clube Indaia de Caraguatatuba, no proximo dia 27 de março as 8:00 horas no Campo do Itagua, em Ubatuba.
O jogo beneficiente arrecadará alimentos que serão doados a Comunidade EMAUS, que é uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos, que visa defender e promover a dignidade da pessoa humana em geral, lutar contra a miséria e suas causas junto a pessoas que por qualquer motivo não usufruam dos direitos de cidadania e que de alguma forma estejam à margem da sociedade.
Esse será mais um evento do Esporte Clube Bucéfalos, com o intuito de ajudar entidades que prestam serviços a comunidade local.
São postos de arrecadação: Associação Comercial de Ubatuba, Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba, Academia Winner, Halallaô Moda e Ubatuba Outdoor Fitness.
Para maiores informações: http://www.ecbucefalos.blogspot.com/

BLOG: UBATUBA TURISMO E ARTE
Venha fazer parte do Blog Ubatuba Turismo e Arte, estamos com espaço aberto para parcerias, o Restaurante Raízes é nosso novo parceiro, e estará presente no blog semanalmente, com novidades, promoções e eventos. Tudo o que acontecer você ficará sabendo aqui.
Se você é empresário venha fazer parte desse projeto. Entre em contato, vamos fortalecer esse espaço com empresas diferenciadas.

COMUNIDADE EMAUS
Para conhecer melhor a comunidade e saber como ajudar, visite o blog: http://www.comunidadeemausubatuba.blogspot.com/
FRASE DA SEMANA
"Uma longa viagem começa com um único passo." Lao-Tsé





Nenhum comentário:

Postar um comentário