Pesquisar este blog

Páginas

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

CERTIFICAÇÃO: POR QUE É IMPORTANTE?

A certificação é uma forma de garantir que uma atividade ou produto cumpra com certos padrões. Dentro da indústria turística, diferentes organizações desenvolvem programas de certificação que medem vários aspectos do turismo, como: a qualidade, de toda a industria turística, a sustentabilidade de todos os setores e o ecoturismo ou turismo sustentável.
Os selos de certificação têm uma longa história que se remonta ao século XV, quando o selo do queijo Roquefort foi regulamentado, e ao século XIX e principio do XX, quando os vinhos franceses se certificaram pela primeira vez com respeito a origem e pureza. (“Appellation d’Origine Contrôlée”).
O impulso para a certificação ambiental começou com a “Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento – Rio 92”. Entre os muitos resultados deste evento está a “Agenda 21”. A partir de 2000, conscientizou-se de que não havia, na maioria dos programas existentes, uma real preocupação com os aspectos socioculturais, bem como, que os selos da área social não levavam em conta os aspectos ambientais.
Quanto a certificação do turismo, tem ocorrido uma evolução diferente: a certificação da qualidade (por exemplo as categorias através das “estrelas”, nos meios de hospedagem) que existe há décadas, enquanto isso a certificação ambiental no turismo é relativamente nova e existe desde 1987. Aproximadamente a partir do ano 1996 passou a se agregar aspectos sociais e culturais nos selos de certificação do turismo, primeiro na América e depois em 2.000 na Europa.
A certificação estabelece padrões e ajuda a distinguir empresas genuínas de ecoturismo e turismo sustentável, de outras que fazem afirmações vazias. Isto ajuda a proteger a integridade destes conceitos.
A certificação não é um fim em si mesmo. É uma das inúmeras ferramentas para motivar as empresas a melhorarem seu desempenho ambiental, social e econômico, ao mesmo tempo recompensando-as por isso. Essas recompensas algumas vezes são tangíveis e outras não.
Tem varias outras razões para a certificação ser tão importante uma delas é melhora interna das empresas, que passam a conhecer melhor suas operações e a dar atenção aos aspectos negativos, solucionando os problemas com eficiência. Outros aspectos a serem destacados são: a redução de custos de operação e as vantagens competitivas de mercado.
Os consumidores, também, tem muitos benefícios, dentre os quais destaca-se a possibilidade de escolher as empresas que são responsáveis social e ambientalmente e ainda, contam com serviços de melhor qualidade.
A certificação protege tanto o ambiente como a estrutura social e econômica da comunidade local que se encontra no entorno, exigindo que as empresas protejam o ambiente e que cause pouco ou nenhum dano e que respeitem a cultura local, trazendo benefícios econômicos e sociais reais.
Alem disso, a certificação ajuda o governo a protege seus nichos de mercado, como destinos de ecoturismo ou turismo sustentável, especialmente quando a credibilidade do destino se encontra ameaçada. Ajuda a baixar os custos regulatórios da proteção ambienta, e ainda, pode ajudar a reduzir a pobreza, especialmente nas áreas rurais.
O objetivo da certificação ambiental de destinos turísticos passa por adequar, ambientalmente, a atividade turística de uma forma economicamente viável e socialmente justa.
A certificação confere longevidade ao destino turístico, garantindo que a sua preservação e a qualidade dos seus atrativos sejam mantidas, promovendo a sustentabilidade da atividade através de um aumento da competitividade de destinos turísticos/produtos ambientalmente adequados.

Restaurante da Semana
Restaurante Bardolino
O Restaurante Bardolino está localizado na região central de Ubatuba, num prédio centenário, um dos poucos da cidade, conferindo um ar nostálgico que encanta a todos.
A cozinha é impecável, comandada por um membro da família Chiappetta, tradicional no ramo gastronômico, conta com pratos a base de lagosta, cordeiro, frutos do mar e deliciosas massas, dentre as quais vale provar o Ravioli de Ricota puxado na manteiga com manjericão, uma delícia.
Foto:
Para os apreciadores de carne, o Bardolino é obrigatório, não deixe de experimentar o hambúrguer de cordeiro e a tradicional feijoada.
As bebidas vão do tradicional chopp, servido geladíssimo, aos melhores vinhos servidos em taças de cristal.
End.: Rua Doutor. Esteves da Silva, 18 – Centro
Ubatuba – São Paulo
Fones: (12) 3832-1733 3833-9725
E-mail: bardolino@hotmail.com

Dica de Praia :
Praia da Sununga
A praia da Sununga é uma das mais famosas de Ubatuba, nela encontra-se a Gruta que Chora e seus mistérios. A praia é pequena e repleta de beleza e encantos. Freqüentada por moradores locais e turistas, deve-se ter cuidado redobrados com as crianças, pois a praia é de tombo e bastante perigosa.
Como chegar: A Praia da Sununga está localizada ao sul do município, a 15 km do centro de Ubatuba, o acesso é feito pela vizinha praia do Lazaro.
Dicas: O mar é agitado e muito perigoso. Desde a década de 70 o esporte mais praticado na praia é o “sonrisal”, nas décadas de 80 e 90 haviam campeonatos. A Praia já recebeu campeonatos de Skimboard.
Infra-estrutura: Há estrutura e serviços turísticos como quiosques e Restaurante. E ainda, meios de hospedagem nas Praia do Lazaro e Saco da Ribeira.
Valor Paisagístico: A paisagem natural foi comprometida pela construção dos quiosques e de casas de alvenaria que afetam a beleza do local. Mesmo assim pode-se dizer que o valor paisagístico é regular.
O Valor Turístico é 2,3, que determina os atrativos possuidores de boa qualidade e de interesse para o aproveitamento turístico, observando-se fatores restritivos.

Fotos: Nelson Paschoal Jr

Receita da Semana
Tartelettes de Tomate e mussarela de búfala

Ingredientes:
Massa:
1 ½ copo de água morna
2 copos de farinha integral
completar com farinha branca
1 ½ colher (sopa) de fermento para pão
¼ de copo de óleo de girassol ou de canola
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar mascavo

Recheio:
4 tomates maduros picados sem semente
1 cebola grande picada
10 bolas de mussarela de búfala
orégano e manjericão

Modo de preparar:
1 - Dissolver o fermento na água morna e, em seguida, juntar o sal, o açúcar, o óleo e as farinhas, aos poucos, até a massa soltar das mãos.
2 - Deixar crescer.
3 – Preparar o recheio: misturar o tomate, a cebola a mussarela de búfala em rodelas, o orégano e o manjericão. Reservar.
4 – Colocar a massa em formas próprias para tartelettes,
5 - Colocar o recheio.
6 - Fechar com massa em tirar finas e levar ao forno quente para assar por, aproximadamente 20 minutos.
Sirva como entrada.

Dica da Semana
Para quem gosta de carnaval, a dica é o tradicional Bloco do Galo de Ubatuba.
Dia: 04/03/2011 (sexta-feira)
Horario: meia noite.
Local: Bairro do Pereque-açu
Para maiores informações:
 (12) )9112-5079/9142-8978

Projeto Água Limpa!
Parabéns, aos participantes do evento!

Faça a sua parte, não jogue lixo no mar. Mantenha a areia limpa, não leve animais à praia e não deixe seu lixo na areia.
Fotos: Luis Pavão - Ubatuba em Revista

Artesanato Caiçara
Estou a procura de artesanato caiçara para divulgar no blog. Se você conhece um artesão local, me passe o contato, obrigada!

Frase da Semana:
Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... Portanto... plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. (William Shakespeare)

Uma ótima semana!
Aproveite o carnaval com responsabilidade!
Use camisinha!
Se beber não dirija, se dirigir não beba!






Nenhum comentário:

Postar um comentário