Pesquisar este blog

Páginas

segunda-feira, 28 de março de 2011

ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL: SUBSISTEMA DE INFRA-ESTRUTURA

O subsistema de infra-estrutura analisa detalhadamente a infra-estrutura de aceso com seus componentes viário e de transportes e a infra-estrutura urbana, ou seja, aquela que reúne as condições básicas de habitabilidade e apoio aos equipamentos e serviços turísticos. Deve-se fazer uma distinção entre a infra-estrutura geral e a especifica. A característica fundamental da infra-estrutura geral é que o investimento serve ao setor de turismo incidentalmente, ao mesmo tempo em que a todos os demais setores: indústria, comércio, agricultura, áreas residenciais e outros. A infra-estrutura geral consiste na rede viária e de transportes, no sistema de telecomunicações, de distribuição de energia, de água, de captação de esgotos e outros, sem os quais nenhuma classe de consumidor disporia de serviços públicos básicos.
Quanto a infra-estrutura específica, pode ser dividia em duas classes distintas, que as vezes se sobrepõem: a primeira esta relacionada com a situação do investimento e a segunda, com o Turismo como forma particular de atividade econômica. Para as duas o critério é o mesmo, ou seja, a demanda. Exemplos de infra-estrutura como forma particular de atividade econômica são as vias de acesso locais essencialmente turísticos, implantação de serviços de transportes; obras associadas à proteção das encostas no litoral, preservando a paisagem integrada à configuração da orla marítima; acesso a praias e embocaduras de rios; construção de teleféricos de acesso às regiões montanhosas. Outros podem se dar em áreas de concentração turística e em regiões e locais que constituam importante fonte de ingresso de divisas e de geração de empregos. O investimento pode ser estritamente local, como em vias de acesso, energia e iluminação pública, pavimentação de ruas, ou ampliações da infra-estrutura existente, como novos aeroportos, novas rodovias, etc.
A análise dos problemas do desenvolvimento e da situação atual dos serviços urbanos deve abranger não só os aspectos quantitativos, qualitativos, localizacionais, suas causas e suas prováveis tendências de evolução, como também o papel, a importância e a dimensão das variáveis envolvidas nos problemas desses serviços em face do desenvolvimento do sistema de turismo. Deve-se ainda avaliar todas as necessidades desses serviços, verificando-se a competência político-adminsitrativa em níveis municipal, regional ou nacional, os investimentos necessários e os recursos disponíveis. Com esses dados define-se a política de solução dos diversos problemas, as metas a atingir, a participação do poder público e do setor privado e os instrumentos necessários para a execução dos objetivos imediatos.

PRAIA DA SEMANA: ITAGUÁ
A Praia começa na foz do Rio Acaraú e vai até a foz do Rio Tavares ou Barra da Lagoa, esse último fazendo a divisa com a praia Iperoig.
Como chegar: A Praia do Itaguá está localizada na região central do Município. Seu acesso é feito pela Rodovia BR-101, na altura do trevo da Praia Grande ou pela orla, utilizando-se a Avenida Leovigildo Dias Vieira.
Foto disponível em:http://turismo.comunidadedocasamento.com.br  
Dicas: A praia é impropria para banho, mas tem um calçadã  o  utilizado para caminhadas e passeios de bicicleta. A praia está em um dos principais corredores comercial do Municipio.
Infra-estrutura: Há estrutura e serviços turísticos como: Shopping Porto Itaguá, que conta com uma sala de cinema, bares e quiosques e os principais restaurantes. Os hotéis e pousadas são variados desde os mais simples e de pequeno porte até os de médio porte, com serviços mais especializados. Há saídas de passeios de escuna para ilhas e outras praias. A sinalização é adequada, e a praia conta com estacionamento, lixeiras e telefones. A vida noturna é bem animada nessa região, com bares noturnos com musica ao vivo.
Valor Paisagístico: A paisagem natural é ruim. As construções, mesmo seguindo as normas estabelecidas por Lei, comprometem a beleza natural da praia.
O Valor Turístico é 1,1 que determina atrativos que possuem razoável qualidade e poderão ser aproveitados para a exploração turística, caso se proceda a uma avaliação e possível correção dos fatores que contribuíram para sua classificação.
Observação: Vale aqui salientar que o Valor Turístico é composto de diversos elementos, e nesse caso especificamente, as questões relacionadas ao Valor Paisagístico Natural receberam uma classificação baixa, interferindo diretamente no resultado final.
EMPRESA PARCEIRA:
A charmosa casa, localizada na Praia do Itagua, apresenta uma ambiente agradável e oferece um cardápio variado.
Se você deseja experimentar pratos que aliam qualidade e sabor, esse é o lugar.
A sugestão da semana é o Camarão à Caiçara (Camarões extra-grandes puxados no alho e azeite. Acompanha arroz com brócolis).
Outra alternativa é o Filet Mignon com Legumes (Filet grelhado, legumes, alcaparras e palmitos puxados na manteiga. Acompanha arroz).
Não perca tempo, venha experimentar as maravilhas do Restaurante Raízes.
End.: Avenida Leovigildo Dias Vieira, 1280
Itaguá - Ubatuba – SP
Tel.: (12) 3832.3377

RECEITA DA SEMANA: BOLO DELICIA DE...
Ingredientes: Massa básica para bolo simples
3 ovos
3 colheres de sopa de margarina
1 ½ xícara de açúcar
¾ de xícara de leite ou suco (depende do sabor)
1 colher de sopa de fermento em pó
2 ¼ xícara de farinha de trigo
Essência de baunilha e de amendoas
Modo de fazer:
1 - Na batedeira coloque os ovos, a margarina e o açúcar e bata até obter uma massa homogênea.
2 - Acrescente a farinha de trigo, o fermento, o leite e a baunilha e bata novamente.
3 - Ponha numa forma untada e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 45 minutos.
Variações
Laranja: Para fazer o bolo de laranja substituir o leite ( ¾ de xícara) por suco de laranja.
Chocolate: No caso de bolo de chocolate substitua o leite por café e acrescente 3 colheres de sopa de cacau em pó.
Banana com canela: mantenha a massa básica e acrescente banana fatiada e canela. Distribua metade da massa numa forma untada acrescente metade da banana polvilhe com canela em pó, cubra com o restante da massa e disponha a banana polvilhando com canela em pó.
Nozes: mantenha a massa básica e acrescente nozes trituradas na massa. Distribua metade da massa numa forma untada e acrescente nozes e polvilhe com açúcar mascavo. Cubra com o restante da massa disponha mais nozes e polvilhe com açúcar mascavo e canela.
Maçã com passas e nozes: mantenha a massa básica e acrescente maçã fatiada canela em pó, passas e nozes trituradas.
Coco: substituir o leite por leite de coco e acrescentar 50g de coco ralado a massa.

DICAS DA SEMANA:
BLOG: UBATUBA TURISMO E ARTE
Venha fazer parte do Blog Ubatuba Turismo e Arte, estamos com espaço aberto para parcerias, o Restaurante Raízes é nosso novo parceiro, e estará presente no blog semanalmente, com novidades, promoções e eventos. Tudo o que acontecer você ficará sabendo aqui.
Se você é empresário venha fazer parte desse projeto. Entre em contato, vamos fortalecer esse espaço com empresas diferenciadas

ARTE EM MÓVEIS DE MADEIRA
Na próxima semana você irá conhecer movéis de madeira feito por um artesão que aprendeu a trabalhar com seu pai. Ele cria peças de madeira, no estilo rustico,  como aparadores, mesa de TV, bancos e muito mais. Aguarde!
NOTICIAS DA SEMANA:
COMUNIDADE EMAUS E ESPORTE CLUBE BUCÉFALOS
O Esporte Clube Bucéfalos recebeu para um amistoso o Esporte Clube Indaiá de Caraguatatuba, o jogo acabou empatado em 3 X 3, mais o resultado para a Comunidade Emaus foi muito positivo, foram arrecadados mais de 200kg em alimentos.
Parabéns ao grupo e a todos aqueles que colaboraram direta e indiretamente com o evento. Que o exemplo seja seguido por outras entidades.
Para conhecer melhor a comunidade e saber como ajudar, visite o blog: http://www.comunidadeemausubatuba.blogspot.com/

FRASE DA SEMANA
A amizade pode existir entre as pessoas mais desiguais. Ela as torna iguais. (Aristóteles)







domingo, 13 de março de 2011

ABORDAGEM SISTÊMICA APLICADA AO TURISMO: ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL
O turismo, na linguagem da Teoria Geral de Sistemas, deve ser considerado um sistema aberto que permite a identificação de suas características básicas , que se tornam os elementos do sistema. Pela conceituação de sistema como o conjunto de procedimentos, doutrinas, idéias ou princípios logicamente ordenados e coesos, com intenção de descrever, explicar ou dirigir o funcionamento de um todo, pode-se situar o Turismo, em toda sua abrangência, complexidade e multicausalidade, em um esquema sintetizador dinâmico que demonstre as combinações multilfacetadas de forças e energias, sempre em movimento, de modo a produzir um modelo referencial.
Dentro da linguagem da teoria de sistema, o turismo é apresentado num esquema sintetizador dinâmico, relacionando uma série de funções inerentes a natureza da atividade. Para tanto, o SISTUR é subdividido em três conjuntos e seus respectivos subsistemas: o conjunto das “Relações Ambientais” (subsistema ecológico, econômico, social e cultural), da Organização Estrutural (subsistema da superestrutura e da infra-estrutura) e das Ações Operacionais (subsistema do mercado, da oferta, de produção, de distribuição, da demanda e de consumo).
O conjunto da “Organização Estrutural” do SISTUR é subdivido no subsistema da superestrutura e da infra-estrutura.
O subsistema da superestrutura refere-se à complexa organização tanto pública quanto privada que permite harmonizar a produção e a venda de diversos produtos e serviços do SISTUR. Compreende a política oficial de turismo e sua organização jurídico-administrativa que se manifesta no conjunto de medidas de organização e promoção dos órgãos e instituições oficiais, e estratégias governamentais que interferem no setor.
É necessário, portanto, que sejam delineadas diretrizes básicas de uma política econômica para o desenvolvimento do Turismo. Trata-se de definir a lógica de um Plano de Desenvolvimento Turístico em nível local. Do ponto de vista econômico, de fato, o Turismo representa uma atividade plurissetorial que necessita de coordenação e planejamento de seu desenvolvimento que só podem ser providos pelo poder público. Outra característica é sua relevante implicação social e cultural que não pode e não deve interessar apenas ao empreendedor, mas, acima de tudo, ao Governo, que representa a garantia dos interesses da coletividade.
A política de turismo deve se nortear por três grandes condicionamentos: o cultural, o social e o econômico. Todos os projetos devem condicionar-se, primeiramente, à política de preservação do patrimônio cultural, artístico, histórico, documental e paisagístico natural do Município A segunda condicionante é a forte presença da dimensão social em todas as suas manifestações, fazendo com que o Turismo constitua incentivo à criatividade, às artes e às manifestações sociais, artesanais e folclóricas. A terceira condicionante é a econômica, pela qual os programas e projetos deverão ativar e dinamizar os empreendimentos que atuam no setor.
O setor, quando expressado e representado em sua complexa totalidade, demanda um tipo de planejamento a que se agrega a palavra “integrado”, indicando com isso que todos os seus componentes devem estar devidamente sincronizados e seqüencialmente ajustados, a fim de atingir as metas e diretrizes da área de atuação de cada um, ao mesmo tempo, para que o sistema global possa ser implementado e imediatamente oferecer oportunidades de pronto acompanhamento, avaliação e revisão. Como em qualquer outra atividade econômica, o planejamento do Turismo, sua gestão administrativo-estratégica e aplicação de medidas visando objetivos definidos exigem a institucionalização de uma estrutura organizacional eficiente e adequada, incumbidas de coordenar e articular a atuação dos órgãos direta e indiretamente vinculados a ele.

PRAIA DA SEMANA: ALMADA
A praia é frequentada por turistas e moradores locais.  Da  estrada de acesso avista-se a enseada do Ubatumirim, e as ilhasPequena dos Porcos, da Pedra, Redonda, do Negro, das Couves e Prumiri
Como chegar: A Praia da Almada está localizada ao norte do município, a 34Km do centro. Seu acesso é possível por uma estrada secundária asfaltada, com curvas acentuadas, saindo da Rodovia BR-101, na altura do Km 11.
Dicas: O mar é calmo ideal para crianças e pratica de mergulho, outra atividade é a pesca. Existem fazendas marinhas de mexilhões, próximo a praia. Há parada de embarcações e alguns restaurantes oferecerem pequenos barcos para trazer os visitantes até a areia. Ao lado está a praia do Engenho com características muito parecidas e a trilha para a Praia Brava da Almada.
Infra-estrutura: Há estrutura e serviços turísticos como Restaurantes, bares e pousadas ao longo da estrada que leva a praia.
Valor Paisagístico: A paisagem natural é comprometida pela construção de casas de alvenaria, afetando consideravelmente a beleza local. Mesmo assim pode-se dizer que o valor paisagístico é regular.
O Valor Turístico é 2,1, que determina os atrativos possuidores de boa qualidade e de interesse para o aproveitamento turístico, observando-se fatores restritivos.

EMPRESAS PARCEIRAS:
O Restaurante Raízes vem se destacando no cenário local, aliando simplicidade e qualidade em pratos saborosos.
O atendimento é um dos melhores da cidade, mantêm uma equipe treinada e atenta aos desejos dos clientes.
Alguns pratos agradam até os paladares mais exigentes, como o Bacalhau à portuguesa, um delicioso bacalhau refogado no azeite com pimentão, batata, cenoura, vagem, brócolis, ovos e cebola.
Para aqueles que gostam de pratos mais leves, o Salmão verde e amarelo (salmão grelhado, brócolis e champignon ao alho e óleo, acompanhado de arroz), é uma ótima opção.
E para começar, a tradicional casquinha de siri, uma delicia.
End.: Avenida Leovigildo Dias Vieira, 1280
Itaguá - Ubatuba – SP
Tel.: (12) 3832.3377

RECEITA DA SEMANA:
Pão doce
Ingredientes:
1 xícara de açúcar
1 colher de chá de sal
45 g de fermento fresco para pão
Aproximadamente 1 kg de farinha de trigo
2 xícaras de leite
3 colheres de sopa de margarina
2 ovos
Modo de fazer:
1 – Numa tigela grande misture o açúcar, o sal, o fermento esfarelado e 3 xícaras de farinha de trigo. Numa panela coloque o leite e a margarina e leve ao fogo baixo ate ficar morno. Não deixe a margarina derreter, o ponto certo é quando a margarina solta da colher.
2 – Adicione o leite e os ovos batidos aos ingredientes secos, tudo de uma só vez, e bata na batedeira até a massa ficar homogênea. Coloque a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo e acrescente farinha ate ficar lisa e elástica. Forme várias bolas, uma para cada pão que for fazer.
Pulo do gato: a massa deve desgrudar das mãos, no entanto, não deve ficar pesada. A quantidade certa de farinha garantirá a leveza da massa.
Depois que a massa descansar pegue a bola abra a massa e forme o pão, deixe descansar novamente.
Passe ovos batidos sobre os pães com auxilio de um pincel e leve ao forno pré-aquecido.
Quando estiverem dourados retire do forno. Caso vá acrescentar calda, faça com os pães ainda quentes, caso contrário ponha sobre uma grade e deixe-os esfriando.
Sugestão de recheios:
Maçã, passas e nozes
Coloque numa panela a maçã picada, o açúcar mascavo, a canela em pó, as passas pretas e brancas, e deixe cozinhar até que a maçã fique macia. Espere esfriar para rechear os pães. É importante escorrer a calda. Acrescente as nozes, trituradas grosseiramente, sobre o recheio.
Abacaxi com passas e baunilha
Coloque numa panela o abacaxi picado, o açúcar mascavo, a canela em pó, as passas pretas e brancas, e deixe cozinhar até que fique macio. Espere esfriar para rechear os pães. É importante escorrer a calda.
Frutas secas
Deixe as frutas marinando no suco de laranja, ou no vinho branco, por pelo menos 1 hora. Depois recheie os pães.
Ricota com abacaxi e nozes
Amasse a ricota fresca acrescente o abacaxi em calda, escorrido, e as nozes. Recheie.
Caldas
Canela
Por açúcar e canela numa panela e deixar o açúcar derreter, acrescentar água com cuidado e deixar ferver.
Laranja
Por numa panela o suco de 02 laranjas, uma colher de farinha de trigo e canela a gosto, deixe engrossar e retire do fogo.

DICAS DA SEMANA
JOGO BENEFICENTE DO E.C. BUCÉFALOS
O Esporte Clube Bucéfalos receberá para um amistoso o Esporte Clube Indaia de Caraguatatuba, no proximo dia 27 de março as 8:00 horas no Campo do Itagua, em Ubatuba.
O jogo beneficiente arrecadará alimentos que serão doados a Comunidade EMAUS, que é uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos, que visa defender e promover a dignidade da pessoa humana em geral, lutar contra a miséria e suas causas junto a pessoas que por qualquer motivo não usufruam dos direitos de cidadania e que de alguma forma estejam à margem da sociedade.
Esse será mais um evento do Esporte Clube Bucéfalos, com o intuito de ajudar entidades que prestam serviços a comunidade local.
São postos de arrecadação: Associação Comercial de Ubatuba, Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba, Academia Winner, Halallaô Moda e Ubatuba Outdoor Fitness.
Para maiores informações: http://www.ecbucefalos.blogspot.com/

BLOG: UBATUBA TURISMO E ARTE
Venha fazer parte do Blog Ubatuba Turismo e Arte, estamos com espaço aberto para parcerias, o Restaurante Raízes é nosso novo parceiro, e estará presente no blog semanalmente, com novidades, promoções e eventos. Tudo o que acontecer você ficará sabendo aqui.
Se você é empresário venha fazer parte desse projeto. Entre em contato, vamos fortalecer esse espaço com empresas diferenciadas.

COMUNIDADE EMAUS
Para conhecer melhor a comunidade e saber como ajudar, visite o blog: http://www.comunidadeemausubatuba.blogspot.com/
FRASE DA SEMANA
"Uma longa viagem começa com um único passo." Lao-Tsé





domingo, 6 de março de 2011

O Perfil do Novo Consumidor – Mudanças no Comportamento

A Lei nº 8.078, de 11.09.90, em seu artigo 2º "caput", assim define o que é consumidor:  "Art. 2º. Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que         adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final".
O consumidor pode ser definido como: “todo aquele que, para seu uso pessoal, de sua família, ou dos que se subordinam por vinculação doméstica ou protetiva a ele, adquire ou utiliza produtos, serviços ou quaisquer outros bens ou informação colocados a sua disposição por comerciantes ou por qualquer outra pessoa natural ou jurídica, no curso de sua atividade ou conhecimento profissional".
Os consumidores atualmente estão mais conscientes de seu poder, suas responsabilidades e limitações, o que resultou em mudanças nas suas relações de consumo, ou seja, o consumidor está cada vez mais bem informado, e atento à qualidade, ao preço e aos serviços que lhes são oferecidos. Essa mudança de grande impacto nas empresas obriga-as a buscarem qualidade, profissionalismo, responsabilidade social, ética e estarem atentas às necessidades e as tendências do consumidor. O Código de Defesa do Consumidor, implantado no Brasil em 1991, fez com que os empresários mantivessem uma relação mais saudável e respeitosa com o consumidor.
O tempo e a qualidade são questões que merecem atenção nos dias atuais. Diante da dinâmica da vida moderna, ninguém gosta de perder tempo, e todos buscam qualidade, inclusive qualidade de vida, o que justifica a busca por produtos e serviços que ofereçam qualidade, que sejam práticos, que atendam as necessidades e desejos do consumidor e até mesmo que ofereçam serviços pós-venda eficiente e eficaz.
O pequeno varejo vem crescendo, o que contraria algumas tendências de poucos anos atrás, que demonstrava a expansão das grandes redes de supermercados, por exemplo. Atualmente as chamadas “lojas de vizinhança” vêm assumindo um papel de destaque, e obrigando as grandes redes a se readequarem ao mercado. Isso se dá, em função do custo de um hipermercado e de um supermercado, e ainda, em função do mix de produtos, do atendimento personalizado, da localização, entre outros fatores.
Nos dias de hoje, o consumidor valoriza o atendimento diferenciado, em que ele é especial, tem suas necessidades identificadas e atendidas pela empresa. Usando novamente o exemplo dos supermercados, pode-se dizer que os consumidores buscam os supermercados de vizinhanças que mesclam a infra-estrutura de uma loja média com a intimidade dos armazéns de bairro, onde o dono conhecia a preferência de seus clientes e os atendia pelo nome.
Para que a empresa mantenha-se competitiva é preciso estar atenta ao perfil de seu consumidor. A localização, a qualidade, o preço e o atendimento são fatores determinantes na escolha de uma empresa. O consumidor tem cada vez mais força, o que obriga os empresários a buscarem cada vez mais informações sobre eles. Afinal é o consumidor quem define o mix de produtos, e influência diretamente os preços praticados e as estratégias de marketing. Diante da concorrência acirrada, é fundamental oferecer variedade e qualidade aos consumidores.
As mudanças sociais e culturais influenciam o mercado, a participação das mulheres que cada vez mais estão desempenhando atividades profissionais fora de casa, o nível de escolaridade que vem aumentando. O aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população criaram novos nichos de mercado, que devem ser incorporados e receber uma atenção especial.
Atualmente independentemente do valor do produto comercializado, o consumidor sabe de sua importância, e busca o atendimento que merece, a atenção e qualidade do serviço de quem esta o atendendo, e esse pode ser e quase sempre é, um diferencial, que cada vez mais é significativo na decisão do consumidor em comprar nessa ou naquela empresa. Numa década em que a decisão final é do consumidor e este se apresenta cada vez mais exigente e impiedoso com as empresas que não o atendem bem, é preciso estar sempre atento às suas necessidades.
As mudanças comportamentais do ser humano influenciam diretamente em seus hábitos. O desejo de compra não é desencadeado apenas pelo produto, mas pela rede de serviços oferecidos aos clientes. É evidente que o custo para conquistar um cliente e sua fidelidade torna-se cada vez mais alto nos dias atuais, devido às suas exigências cada vez mais assíduas e a concorrência no mercado mais acirrada. Porém o prejuízo para a empresa ao perder um cliente é com certeza muito maior.
É necessário conhecer os hábitos de consumo de compra dos clientes na região de atuação para se determinar que tipo de serviços será prestado. A pesquisa é de fundamental importância para a empresa ter idéia da quantidade e da intensidade de satisfação do seu cliente, pois é o consumidor que aponta as qualidades e as deficiências dos mais diferenciados setores questionados. Com a opinião dos clientes em mãos, fica mais fácil para as organizações se auto-avaliarem, avaliarem as necessidades dos clientes e conseqüentemente as tendências do mercado.
A satisfação do cliente com relação a uma determinada organização diminui na empresa custos com relação à falhas e custos para atrair novos clientes, amplia o boca a boca positivo e isola os clientes da concorrência. Assim pode-se observar que uma pesquisa de mercado não contribui para a empresa somente na sua imagem, mas também em fatores financeiros, como por exemplo, a redução de custos, e em fatores produtivos, como prever as necessidades de mercado.
Qualquer empresa que deseja permanecer no mercado deve prever ocorrências que podem acontecer, além disso, deve tentar traçar o perfil dos clientes e suas exigências, que se tornam dia-a-dia mais complexas e caras para a empresa. Portanto, como se pode analisar, a pesquisa com o consumidor final é de considerável validade para a organização, pois ajuda no monitoramento de mudanças e exigências do mercado, além de que os seus resultados podem e devem influenciar na tomada de decisões do administrador.

RESTAURANTE RAÍZES
Se você procura um restaurante com ambiente agradável e gastronomia de alto padrão, venha conhecer o Restaurante Raízes.
Para começar, que tal uma salada? A salada de frutos do mar é de dar água na boca. Imperdível!
Experimente o Baiacu a moda do chef - Baiacu grelhado ao pesto de manjericão com marisco, acompanhado por arroz e brócolis. É um prato muito saboroso.
A casa prima pela qualidade dos produtos e do atendimento ao cliente. E conta um cardápio de pizzas deliciosas, como a Félix Guizard (Mussarela de búfala, pesto de tomate seco, manjericão e parmesão), uma das mais saborosas.
Não perca tempo, venha conferir essas e outras delicias do Restaurante Raízes.
End.: Avenida Leovigildo Dias Vieira, 1280
Itaguá - Ubatuba – SP
Tel.: (12) 3832.3377

PRAIA DA SEMANA
Praia do Cambury
Última praia de Ubatuba, no sentido norte, antes da divisa com o Estado do Rio de Janeiro (Parati). Na sua entrada de acesso localizada a 1 Km. da Rodovia, à esquerda, encontra-se a belíssima cachoeira da Escada, ponto obrigatório de parada. A praia é selvagem a ponto de não ser servida por energia elétrica.
Como chegar: A Praia da Cambury está localizada ao norte do município, a 47 km do centro de Ubatuba. Da entrada no km 1 da Rodovia Rio – Santos (BR-101), até a praia são mais 2,5 km.
Dicas: . Própria para pesca e surf. De a mar aberto, com formato de ferradura, seus pontos de arrebentação apresentam declives acentuados. Outro ponto a ser visitado é a Cachoeira da Escada (verdadeira) com acesso por barco ou pela costeira. Podem ser feitas trilhas: como a Brava do Camburi, a do Quilombo e a da Josefa.Você pode desfrutar de passeios de barco até a praia da Picinguaba.
Infra-estrutura: Há bares abertos na temporada e um pequeno povoado caiçara e outro quilombola. Camping e pequeno comércio de peixes. Você pode desfrutar da comida caiçara na casa de moradores locais.
Valor Paisagístico: Praia com paisagem bem conservada, presença de desmatamento a esquerda (antigos plantios caiçaras). Há casa de moradores e de veranistas, ainda assim pode-se dizer que o valor paisagístico é bom.
O Valor Turístico é 2,4, que determina os atrativos possuidores de boa qualidade e de interesse para o aproveitamento turístico, observando-se fatores restritivos.

RECEITA DA SEMANA
Canelone de Berinjela
Ingredientes:
1 ½ kg de berinjelas de tamanho uniforme
sal
¼ de xícara (chá) de azeite
1 maço pequeno de manjericão fresco
450g de mussarela, ricota ou tofu
2 ½ de tomates maduros
3 cebolas médias picadas
3 dentes médios de alho
1/3 xícara (chá) de azeite
1 maço pequeno de cheiro verde
1 colher (sopa) de açúcar
orégano
Modo de preparar:
1 -: Fazer o molho de tomate: retirar a pele e as sementes dos tomates. Bater o tomate com um copo de água mineral no liquidificador. Aquecer o azeite numa panela, dourar a cebola e o alho, acrescentar os tomates batidos, o sal e o açúcar e cozinhar até obter um molho mais consistente.
2 - Acrescentar o cheiro verde, e o orégano e reservar.
3 - Cortar as berinjelas em fatias de 1 cm no sentido do comprimento. Colocar as fatias na travessa, sem sobrepor e temperar as duas faces com sal e azeite.
4 - Untar uma frigideira com um pouco de azeite e fritá-las até que fiquem macias. Separar
5 - Enrolar cada fatia recheando-as com a mussarela, a ricota ou o tofu, colocando junto uma folha de manjericão.
6 - Forrar uma travessa com parte do molho, colocar as berinjelas enroladas e cobrir com o restante do molho.
7 - Levar ao forno apenas para derreter o queijo, cerca de 20 minutos.

DICA DA SEMANA
Venha fazer parte do Blog Ubatuba Turismo e Arte, estamos com espaço aberto para parcerias, o Restaurante Raízes é nosso novo parceiro, e estará presente no blog semanalmente, com novidades, promoções e eventos. Tudo o que acontecer você ficará sabendo aqui.
Se você é empresário venha fazer parte desse projeto. Entre em contato, vamos fortalecer esse espaço com empresas diferenciadas.

FRASE DA SEMANA
"Os covardes morrem muitas vezes antes de sua morte; os valentes morrem uma única vez." Shakespeare