Pesquisar este blog

Páginas

domingo, 20 de fevereiro de 2011

TURISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O sistema global de economias locais, que distribuem o poder e a responsabilidade cria lugar para as pessoas, encoraja a sustentação da vida em toda a sua diversidade e limita as oportunidades de um grupo exteriorizar os custos sociais e ambientais de seus gastos sobre outras pessoas (KORTEN, 1996). O planejamento do desenvolvimento sustentável é um processo que envolve o estado, o governo local e os diferentes agentes sociais e precisa ser compartilhado entre eles.

O desenvolvimento municipal sustentado obriga uma análise que interliga elementos sociais, ambientais, institucionais, políticos e produtivo, para isso, deve haver uma transferência orientada do poder político institucional centralizado para um poder político descentralizado e participativo onde os problemas e soluções são encontrados conjuntamente, visando acabar com as disparidades sociais, constituindo-se numa tarefa interdependente, associada ao bem estar econômico e à proteção ambiental.

Devido a questões como segurança e qualidade de vida as grandes cidades estão deixando de ser tão atrativas quanto eram no passado. Esse novo aspecto social transforma cidades de beleza natural em um grande atrativo, não só para turistas, mais para pessoas que procuram estabelecer moradia, em lugares onde os índices de violência são baixos, a qualidade de vida elevada e com o mínimo de infra-estrutura.

O Turismo sustentável significa, o turismo economicamente viável, que não destrói os recursos dos quais dependerá no futuro, principalmente o meio ambiente físico e o tecido social da comunidade local. O debate sobre turismo sustentável surgiu nos anos 90, depois do Relatório Brundtland. A política de turismo deve se preocupar com os potenciais impactos do turismo, seja ele cultural, ecoturismo ou de negócio, nos ambientes natural, cultural e humano.

Na conferência Globo 90, em Vancouver, foi compilada uma lista dos benefícios do turismo sustentável, dentre os quais vale destacar:

- estimula uma compreensão dos impactos do turismo nos ambientes natural, cultural e humano;

- assegura uma distribuição justa de benefícios e custos;

- gera empregos locais, tanto diretos quanto indiretos;

- estimula indústrias domésticas lucrativas, e diversifica a economia local e o transporte local;

- gera entrada de divisas para o país.

Para se alcançar esses objetivos há uma clara necessidade de legislação específica e de um sistema de planejamento, fundamental na construção da sustentabilidade do turismo, tanto quanto a utilização de indicadores de desempenho que permitem a monitoração da valorização econômica, ambiental e sócio-cutural. Essas medidas evitam práticas incorretas, mas, paralelamente é preciso estimular práticas corretas, despertar a consciência do turista e da indústria do turismo e, sobretudo, estar sempre atento e focado, na manutenção do equilíbrio entre a conservação e desenvolvimento.

Restaurante da Semana
Restaurante e Pizzaria Senzala
Inaugurado em 1972 o Restaurante é um dos mais tradicionais da cidade, situado na praia do Itaguá, presenteia seu cliente com um dos mais belos visuais da cidade.
O restaurante conta com 4 ambientes com decoração distinta, vale mencionar o inspirada em Jazz e Blues e a mais exótica de todas, que conta com quadros de fichas de cassinos.
A cozinha é variada e vala a pena experimentar a Paella e o Salmão Á Ipanema (salmão e banana grelhados, arroz à grega, molho tártaro e palmito), deliciosos.

As pizzas são um convite para um papo com amigos ou para um encontro familiar, das tradicionais: Portuguesa e Quatro Queijos às especiais: Frutos do mar (polvo, lula, camarão, marisco, mussarela e azeitonas) e Cheddar (queijo cheddar ao molho de tomate e azeitonas).
Restaurante Senzala
Av. Leovegildo Dias Vieira, 1030 - Itaguá
Ubatuba/SP
Telefone: (12) 3833-4293
Praia da Lazaro
Praia de areia fina e freqüentada por moradores e turistas, teve seu auge entre as décadas de 70 e 80. As águas calmas são um atrativo para famílias com crianças.
Como chegar: A Praia da Lazaro está localizada na região centro sul do município, a 15 km do centro de Ubatuba. O acesso é facil e parte da estrada é asfaltada,
Dicas: A praia é ideal para pratica de esportes na areia e conta com passeios de caiaque e banana boat, nos finais de semana e durante a temporada de verão. Os atrativos turísticos mais próximos são: a praia Domingas Dias e Sununga, que conta com a famosa Gruta que Chora e sua lenda.
Infra-estrutura: Há estrutura e serviços turísticos como: bares e quiosques. A sinalização é inadequada. A praia conta com estacionamento nas ruas de acesso, lixeiras e comércio ambulante.
Foto: Lexro
Valor Paisagístico: A paisagem natural está parcialmente comprometida, há presença de muitas residências na orla da praia, mas conta com presença de vegetação natural garantindo alguma beleza natural. O que leva a um que o valor paisagístico é regular.
O Valor Turístico é 2,1 que determina os atrativos possuidores de boa qualidade e de interesse para o aproveitamento turístico, observando- se fatores restritivos.
Foto: Renato Wysling
Disponível em: http://www.panoramio.com/

Receita da Semana
(Essa receita é para quem necessita de uma alimentação especial, ou para aqueles que buscam uma alimentação saudável.)
Torta de maçã, nozes e creme de leite de soja
Ingredientes:
Massa:
1 xícara de farinha de trigo branca
1 xícara de farinha de trigo integral
¾ de xícara de margarina
leite de soja
2 colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio:
3 maçãs argentinas
1 xícara de açúcar mascavo
canela a gosto
1 litro de leite de soja (próprio para receitas doces e salgadas)
3 colheres (sopa) de amido de milho
essência de baunilha
250g de nozes

Cobertura:
1 caixa de creme de soja gelado

Modo de Preparar:
1- Misture as farinhas, a margarina, o açúcar e acrescente o leite de soja na medida para tornar a massa homogênea.
2- Forre uma forma com metade da massa e leve ao forno pré-aquecido para assar, cerca de 15 minutos.
3- Faça desenhos da massa restante e leve para assar também.
4- Prepare o recheio: lave bem as maçãs, corte em fatias finas e leve ao fogo com açúcar e canela, deixe cozinhar por 10 minutos ou até ficarem macias. Reserve.
5- Em outra panela leve ao fogo o leite de soja, o amido de milho dissolvido e a essência de baunilha. Mexa até engrossar (ponto de mingau grosso). Reserve.
6- De uma leve triturada nas nozes. E reserve.
7- Pegue a massa e acrescente o creme de baunilha e as maçãs cozidas, salpique as nozes trituradas grosseiramente e por fim os desenhos de massa.
8- Sirva com creme de soja gelado.

Dicas da Semana:
Passeio a Ilha do Prumirim

Aempresa Mar Azul Turismo oferece um dos mais belos passeios de escuna, a paradisíaca Ilha do Prumirim, na região norte do Município.
Foto: Mar Azul Turismo
Vale a pena conferir, pelas fotos você pode imaginar o que esse cenário estonteante te reserva. Ideal para pratica de mergulho e para crianças, já que o mar é calmo e as águas cristalinas.
Foto: Mar Azul Turismo
A empresa oferece serviço de bar a bordo e na Ilha existem 3 quiosques que oferecem porções de cara-pau frito e vinagrete de mexilhões, pratos deliciosos que podem ser saboreados apreciando essa magnífica paisagem.
A empresa Mar Azul lembra que é fundamental levar protetor solar e repelente, e ainda, que o lixo produzido não deve ser deixado na Ilha.
Uma marca da empresa é preocupação com a sustentabilidade ambiental, sendo assim, investe em conscientização e em ações que visam minimizar o impacto ambiental negativo nos atrativos visitados.
Foto: Mar Azul Turismo
Saída: Praia do Itaguá
Duração do passeio: Das 11:00hs as 16:00hs
Preços: R$ 35,00 por pax
Crianças de 0 a 05 anos não pagam e de 06 a 10 anos pagam metade

Fones: (12) 3832-60369768
(12) 9729-7812/6930
 85*18074

Projeto Água Limpa
No próximo dia 27 de fevereiro, das 08:00 as 11:00, ocorrerá na Praia do Itagua o Projeto Água Limpa, que tem por objetivo promover a limpeza das águas.
As pessoas poderão participar com caiaques, prancha SUP (Stand Up Paddle Surfing) ou a pé, fazendo a limpeza da areia.
Esse evento está sendo apoiado pela Ubatuba em Revista e promovido pelo SUP (Standup Paddle Surf) de Ubatubas - organização Huka e Chati.
Participem!

Frase da Semana: A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro. (Platão)
Uma semana repleta de realizações,  muita saude e paz!
Que o Poder Superior no guie e que possamos fazer o bem a todos que estão a nossa volta.








Nenhum comentário:

Postar um comentário