Pesquisar este blog

Páginas

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Rede de Turismo
O turismo visto como uma rede é um processo posto em movimento em que os benefícios são amplamente compartilhados e há uma maior participação na tomada de decisões relacionadas ao desenvolvimento.
A forma como se desenvolve a rede de negócios de determinado setor influencia diretamente na forma de competir das empresas que a integram, visto que estratégias podem ser estabelecidas, isoladamente e em conjunto, alterando assim o nível de competição do setor.
É fundamental para estabelecer a estratégia competitiva adequada de uma organização que integra uma rede, entender totalmente qual é o negocia da empresa. Isso só é possível, quando se entende quais são os outros negócios que integram a rede da qual a empresa participa.
Pode-se então mencionar que a qualidade tem influencia direta no relacionamento estabelecido entre as empresas de uma rede de negócios. E isso pode influenciar diretamente no êxito ou fracasso de um rede, o que torna imprescindível uma análise das ligações existentes e das ações das empresas pertencentes a rede.
Para o turismo, na prática, redes são iniciativas para desenvolver a cultura associativa entre interesses iguais (indivíduos, empresas, instituições, formas de associações, etc). Os indivíduos – físico ou jurídico – que integram uma rede conseguem reduzir custos, dividir riscos, conquistar novos mercados, qualificar produtos e serviços e ter acesso a novas tecnologias.
Uma rede de negócios pode ser definida como um conjunto de um ou mais negócios conectados por relacionamentos, no qual cada relacionamento de troca ocorre entre as empresas que são definidas aqui como atores coletivos. Em síntese, a rede de negócios é uma configuração de relações entre atores sociais, ou seja, um grupo de organizações ligadas por um ou diversos tipos de relacionamentos.
Entre os participantes da rede de negócios de turismo pode-se incluir:
1. Agências de viagem (distribuidoras de serviços turísticos);
2. Operadoras turísticas (organizadoras de pacotes turísticos);
3. Organizadoras de eventos;
4. Hospedagem de todos os tipos;
5. Transportes (aéreos, rodoviários e urbanos);
6. Agências de receptivo (responsáveis pelos serviços no destino);
7. Locadoras de veículos;
8. Instituições financeiras e administradoras de cartões de crédito (financiadores da venda dos serviços);
9. Órgãos oficiais específicos (federais, estaduais, municipais e administradores do patrimônio natural, artístico, arquitetônico e histórico);
10. Mídia especializada (impressa e eletrônica dirigida ao turista);
11. Atividades de lazer e entretenimento (restaurantes, bares, casas noturnas, parques temáticos, museus, centros culturais etc.);
12. Atividades comerciais (lojas, centros de artesanato e de confecção, entre outros);
13. Instituições de ensino (superior e técnico para formação de mão-de-obra);
14. Empresas seguradoras;
15. Despachantes;
16. Sistemas de informações turísticas;
17. Negócios correlatos (câmbio, economia informal etc.).
Verificando a rede de negócios de turismo, fica evidenciada a característica mais significativa de relacionamento entre seus participantes – os produtos turísticos podem ser comercializados através dos produtores diretamente, dos distribuidores oficiais ou ainda de intermediários eventuais. A partir de tais possibilidades, um leque enorme de relacionamentos entre seus membros torna-se viável, o que, dependendo das condições de mercado, podem torná-los parceiros, distribuidores e/ou concorrentes, evidenciando-se assim a complexidade da rede de negócios do turismo.
Ao analisar o turismo em Ubatuba identifica-se um cenário de estagnação com relação à qualidade dos negócios gerados dentro da atividade, e ainda que há muito a ser feito em termos de cooperação e integração dentro dessa indústria, para que se inicie uma rede de negócios propriamente. Atualmente o que se apresenta são alguns negócios comuns inerentes a um agrupamento de empresas complementares. Que ignoram a constituição de uma rede e permitem que interesses individuais se sobreponham aos interesses comuns.
A falta de visão holística do empresariado, somada a falta de participação das entidades representativas evidenciam a fragilidade da indústria do turismo local.Justificando a não consolidação de uma rede de negócios fortalecida e capaz de atuar num ambiente altamente competitivo.

Dica da semana:
Restaurante Spaghetto
No charmoso Restaurante Spaghetto o chef Alfonso prepara pratos com ingredientes especiais, combinando criatividade e ousadia.
Foto do site do Restaurante
Os pratos apresentados são fundamentados nas riquíssima e saudável culinária mediterrânea, onde imperam os azeites especiais, ervas aromáticas e caldos.
Foto do site do Restaurante
Você vai se encantar pelo ambiente do restaurante que mescla simplicidade e conforto.
Experimente o maravilhoso Calamari Ripieni (lula ao forno recheada com salsinha, azeionas pretas, queijo, alho e tomate), acompanhadado de salada e pão.
E não deixe de conferir o sabor inigualável da Pasta alla Carrettiera (pesto siciliano - manjericão, salsa, azeitonas pretas, tomate, alho e queijo pecorino).
RESTAURANTE SPAGHETTO
Rua Guarani, 536 - Itaguá - Ubatuba - SP-
 Telefone: (12) 3832.2136


Receita da Semana:
Tagliatelle com salmão e espinafre
250g de tagliatelle
1 colher de sopa de sal
400g de salmão fresco cortado em pedaços de 5 cm
4 colheres de sopa de azeite de boa qualidade
¼ de xícara de cebolinha verde picada
2 xícaras de creme de leite fresco
4 xícaras de folhas frescas de espinafre
Pimenta do reino a gosto
½ xícara de parmesão ralado

Modo de preparo:
Em uma espagueteira, cozinhe o tagliatelle em bastante água fervente com sal até ficar al dente.
Enquanto isso tempere os pedaços de salmão com sal a gosto. Aqueça o azeite numa frigideira funda antiaderente, frite o salmão por três minutos, de cada lado ou até dourar.
Junte a cebolinha verde e o creme de leite e ferva por cinco minutos ou até engrossar ligeiramente
Com uma espátula de silicone, desmanche os pedaços de salmão em lascas.
Acrescente o espinafre e cozinhe até as folhas murcharem.
Tempere com sal e pimenta.
Escorra o macarrão e transfira-o para a frigideira com o molho de salmão e misture.
Aqueça bem, polvilhe com o parmesão ralado e sirva.
Rende: 2 porções

Dica de Praia
Praia da Maranduba
Praia de areia fina e freqüentada por moradores e turistas, com forte característica de turismo de massa.
Como chegar: A Praia da Maranduba está localizada ao sul do município, a 27 km do centro de Ubatuba. .
Dicas: A praia é ideal para pratica de esportes na areia e conta com passeios de caiaque e banana boat. Os atrativos turísticos mais próximos são: a praia da Caçandoca, Caçandoquinha onde vivem comunidades quilombolas. Outro ponto que vale merece ser visitado é o bairro do Sertão da Quina, onde se encontrar as cachoeiras da Renata e da Água Branca.
Infra-estrutura: Há estrutura e serviços turísticos como: bares e quiosques. A sinalização é inadequada. A praia conta com estacionamento, lixeiras e um excessivo comércio ambulante.
Valor Paisagístico: A paisagem natural está comprometida, devido a existência de empreendimentos que comprometem a beleza natural. O que leva a um que o valor paisagístico é regular.
O Valor Turístico é 1,2 que determina atrativos que possuem razoável qualidade e poderão ser aproveitados para a exploração turística, caso se proceda a uma avaliação e possível correção dos fatores que contribuíram para sua classificação.

Foto de Emilio Campi

Foto de Emilio Campi
Disponivel em: www.panoramio.com

Obrigada a todos que aguardaram a retomada do blog. A partir desta semana estarei postando materias periodicamente. Infelizmente não consegui nenhuma dica de artesanato, porque quero apenas artesanato local, que valorize nossa cultura e/ou que seja feito por caiçara.

Tudo o que está na página inicial foi postado nas páginas correspondentes, estou testando qual o melhor formato e gostaria que você que acompanha o blog me ajudasse nessa decisão.

Um semana de muita luz, paz e amor para todos. Que Deus nos abençoe.

Frase  da Semana: Lutar pelo amor é bom, mas alcançá-lo sem luta é melhor. (William Shakespeare)








Receita da Semana:

Nenhum comentário:

Postar um comentário