Pesquisar este blog

Páginas

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Planejamento Urbano
É importante entender a cidade, como um meio ambiente em constante transformação, e que realiza trocas com o meio ambiente natural. A valorização do aspecto humano e o entendimento de cidade como espaço de prática da cidadania e convívio social, significa adotar uma regulamentação do espaço urbano que garanta a qualidade de vida e permita a transformação contínua da cidade. A reforma urbana é, sobretudo a adequação das cidades para que internamente passem a promover a justiça social, possibilitando aos seus habitantes: habitação, trabalho, recreação, circulação e uma vida humana digna. Estas medidas geram economias externas, promovem mudanças sociais capazes de transformar “crescimento” em “desenvolvimento”, de forma sustentável.
O planejamento urbano é o processo de idealização, criação e desenvolvimento de soluções que visam melhorar ou revitalizar certos aspectos dentro de uma determinada área urbana ou do planejamento de uma nova área urbana em uma determinada região, tendo como objetivo principal proporcionar aos habitantes uma melhoria na qualidade de vida. O planejamento urbano, lida basicamente com os processos de produção, estruturação e apropriação do espaço urbano. A interpretação destes processos, assim como o grau de alteração de seu encadeamento, varia de acordo com a posição a ser tomada no processo de planejamento e principalmente com o poder de atuação do órgão planejador.
Qualquer plano ou projeto que vise o planejamento territorial deve ser implementado de forma gradativa e em longo prazo, devendo ser desenvolvido em bases apartidárias, cabe ao Poder Público Municipal, estabelecer políticas públicas que permitam preservar a extraordinária beleza natural e a significativa biodiversidade da região, além de tomar medidas que beneficiem o desenvolvimento sustentável.
O Estatuto da Cidade é um marco no que tange o ordenamento territorial dentro do sistema jurídico brasileiro, abriga diretrizes inovadoras como a gestão participativa e democrática, a garantia do direito a cidade sustentável, integração entre atividades urbanas e rurais, contribuindo para o desenvolvimento sócio-econômico e preservando o meio ambiente, entre outros.
É ilusão imaginar que a configuração de uma cidade se dá de forma aleatória, na realidade existem interesses e estratégias de construção do espaço urbano, que muitas vezes tem interesses urbanísticos, com implicações econômicas, financeiras e políticas. A cidade pode ser descrita como um espaço construído dentro de um processo de ocupação espacial e apropriação de seus recursos naturais, bem como da reprodução do organismo social dos moradores que ao intervir no espaço urbano, busca adaptá-lo a suas características e necessidades. Nesse processo há integração com ações complexas de urbanização, industrialização, crescimento demográfico, tecnologia, segregação, violência, etc.
Atualmente há a necessidade de se ordenar adequadamente o espaço urbano, além dos padrões usuais que influenciam na ocupação/expansão do espaço, o que torna imprescindível o planejamento urbano. Há uma nova perspectiva de ocupação do espaço urbano: o da cidade sustentável.
Ubatuba, assim como as outras cidades do Litoral Norte do Estado de São Paulo, está entre a área costeira e a Mata Atlântica. Esse aspecto demonstra a importância de se realizar um planejamento urbano visando à ocupação ordenada do espaço litorâneo, e a preservação e conservação do patrimônio ambiental, promovendo o desenvolvimento sustentável, que atenda as necessidades socioeconômicas da população residente.

A cultura retratada no trançado da palha
A artesã Cida Cruz retrata em suas peças o que aprendeu com sua avó, revitalizando a cultura caiçara, através de seu trabalho.
Preocupada com a sustentabilidade ambiental, a artesã recolhe da mata as sementes, folhas e fibras com o cuidado de respeitar o ciclo de cada planta, que lhe oferece matéria-prima para a confecção de suas peças.
Através da palha e fibra de palmeira; sementes variadas, folhas secas e sisal a artesã produz arranjos de flores, vasos e baús revestidos de fibra triturada, garrafas recicladas e decoradas com fibra e sementes, porta-retrato revestidos com palha, móbiles, brincos e chaveiros, imãs de geladeira e lustres de palha, entre outros.
Cida Cruz
(12) 3832-3702
 
Pratos inovadores
O Restaurante Jangada está localizado na exuberante Praia da Almada, e apresenta um cardápio inovador.
Almada é uma pitoresca praia que abriga uma charmosa vila de pescadores, o Restaurante Jangada se integra a esse cenário e apresenta pratos saborosos como o Filé de Abadejo à Otávio.
Outros pratos que se destacam no restaurante são: “camarão com palmito a moda da casa” e o “camarão com pequi”. O restaurante também apresenta bebidas variadas, dentre as quais merece destaque as caipirinhas, que apresentam misturas inusitadas.
Camarão com Pequi
O restaurante está envolto a uma atmosfera descontraída e agradável. Aliando sabor e simplicidade, você pode degustar pratos inovadores e desfrutar das belezas da praia da Almada.
Camarão com palmito a moda da casa
Restaurante Jangada
Rodovia Rio - Santos Km13, Praia da Almada
Fone: (12) 9715-5751

Praia da Lagoinha

Tem aproximadamente 3 quilômetros de extensão. Sua areia é fina e compacta,. A praia é freqüentada por moradores e turistas. Através das trilhas que partem da Lagoinha, acessa-se outras praias de grande beleza como Bonete e Grande do Bonete.
Como chegar: A Praia da Lagoinha está localizada ao sul do município, a 24 km do centro de Ubatuba. Seu acesso é feito pela Rodovia SP 55,
Dicas: A praia tem águas calmas indicada para banho e pratica de esportes náuticos. O atrativo turístico mais próximos são as ruínas da Lagoinha.
Infra-estrutura: Há estrutura e serviços turísticos como: bar e quiosques. A sinalização é adequada, e a praia conta com lixeiras e sanitários. No bairro há meios de hospedagem (pousadas, hotéis e chalés) e restaurantes. No bairro da Maranduba, que é bem próxima há um pequeno centro comercial, que oferece caixas eletrônicos, postos de combustível, restaurantes, meios de hospedagem, farmácias entre outros.
Valor Paisagístico: A paisagem natural está comprometida pela paisagem artificial, os empreendimentos existentes poluem a beleza natural. O lado esquerdo da praia, olhando para o mar, tem um pequeno rio, e a mata está parcialmente preservada. Mesmo assim pode-se dizer que o valor paisagístico é bom.

Fettuccine ao molho de mariscos e camarões

Ingredientes:
500 g de mexilhões
1 cebola pequena
½ xícara de vinho branco seco
125 g de vieiras
250 g de camarões crus
1 dente de alho
125 g de cogumelos frescos
1 pimenta fresca pequena
½ maço de salsinha
30 ml de azeite de oliva
sal e pimenta-do-reino a gosto
500 g de fettuccine
Preparo do molho de mexilhões: Limpe os mexilhões e abafe-os com meia cebola e o vinho. Retire-os das conchas, reservando 8 ou 10 nas conchas para guarnecer. Retire o anel dos mariscos.
Coe o caldo do cozimento. Reserve o líquido.
Retire a membrana em forma de meia lua da lateral de cada vieira e corte-a em 2 ou 3 fatias horizontais. Descasque os camarões. Pique a cebola e o alho. Limpe e fatie os cogumelos. Tire as sementes e pique a pimenta. Pique a salsinha
Molho e massa: Aqueça o azeite na panela junte a cebola e refogue por 1 a 2 minutos, até que fique macia. Adicione os cogumelos, o alho e a pimenta. Tempere com sal e pimenta-do-reino e cozinhe de 2 a 3 minutos, mexendo vez ou outra, até a umidade evaporar.
Adicione o caldo do cozimento dos mariscos coado e ferva de 5 a 7 minutos até o liquido ficar reduzido a cerca de 1 xícara de chá.
Enquanto isso cozinhe a massa. Escorra enxágüe em água fria e passe para uma terrina aquecida e mantenha quente.
Adicione os camarões e as vieiras ao caldo de mariscos. Mexa bem e cozinhe de 2 a 3 minutos, até os camarões começarem a ficar rosados e as vieiras opacas.
Misture os mariscos com concha aos sem concha para reaquecer. Tire o molho do fogo e tempere a gosto. Acresce a massa ao molho, salpique a salsinha picada e mesa delicadamente. Sirva a seguir
Rendimento: 2 porções
Dica da semana:
Aproveitem e dêem aquela espiadela no blog http://www.contosencontrosesonhos.blogspot.com/
Nele mostro o lado romântico da vida. A trilogia: “A procura”, “A espera” e “O encontro”, serão postados daqui algum tempo. Na próxima semana estarei postando “O desejo” um conto romântico. Imperdível!!! Está semana “A praia”.
Fotos da Semana
As da artesã Cida Cruz são do meu arquivo pessoal. As da praia da Lagoinha são do amigo e fotógrafo Fábio Amaral. As fotos do Restaurante Jangada são Senhor Welington.
Frase da Semana
"O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá mais se tem".
Antoine de Saint-Exupéry

Próxima Semana
A matéria será: Turismo - vilão ou mocinho?
O artesanato tem retalhos e fibras
O restaurante fica numa pousada lindíssima
A receita será do Restaurante Caju
A praia será a escolhida na votação da semana
E teremos novidades na próxima semana. Aguardem!
Mandem comentários. Obrigada a todos. Uma semana de conquistas e realizações.
Cada um na sua área, por uma Ubatuba melhor.

domingo, 15 de agosto de 2010

Planejamento turístico uma ferramenta para a sustentabilidade
Na atualidade a qualidade de vida tem sido uma busca incessante, favorecendo localidades que contam com exuberante beleza natural e com infra-estrutura adequada as necessidades do mundo globalizado. Estes aspectos privilegiam o desenvolvimento da atividade turística em cidades como Ubatuba, com localização singular entre os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, e próxima da região do Vale do Paraíba. No entanto, para que ocorra o desenvolvimento sustentável da cidade, bem como, da região na qual esta inserida, é fundamental a realização de um planejamento holístico, que trate das questões ambientais, culturais, de política urbana e da atividade turística.
Os impactos do turismo sobre o meio ambiente e suas conseqüências mudam constantemente, devido ao dinamismo da atividade. “O impacto gerado pelo turismo depende tanto do volume de turistas quanto de algumas características do perfil desses visitantes” (THEOBALD, 2002, p.86). A intensidade dos impactos apresenta-se em diferentes níveis, e podem em alguns casos, serem irrelevantes e em outros comprometerem as condições de vida ou a atratividade das localidades turísticas.
O planejamento é de extrema importância para o desenvolvimento turístico equilibrado, evitando que o turismo destrua as bases que o fazem existir. Planejamento é uma palavra bastante ambígua e de difícil definição, que pode ser conceituada como “um processo baseado em pesquisa e avaliação, que busca otimizar o potencial de contribuição do turismo ao bem estar humano e à qualidade de vida do meio ambiente” (Getz, 1987, Hall Michael, 2001). Portanto, faz-se necessário a elaboração de políticas públicas e de planejamento que visem à criação de estratégias que protejam o patrimônio humano e a biodiversidade, e ainda, que permita que à produtividade seja sustentada á longo prazo para gerações futuras e por fim, o equilíbrio de justiça e oportunidades.
A preservação dos recursos naturais se faz necessária para que se mantenham os atrativos. Manter espaços preservados e/ou conservados pode ser uma estratégia utilizada para atrair turistas mais conscientes a cidade. Um dos principais problemas da ausência de planejamento em localidades turísticas reside no crescimento descontrolado, que pode levar à descaracterização e à perda da originalidade das destinações que motiva o fluxo dos turistas, bem como o empreendimento de ações isoladas, esporádicas e eleitoreiras desvinculadas de uma visão ampla do fenômeno turístico. Apenas um planejamento de longo prazo, determina medidas quantitativas e qualitativas que conduzem a um produto turístico, interessante tanto à população residente como aos turistas.
Existem algumas metodologias para se detectar as tendências do desenvolvimento do turismo, fornecendo subsídios que fundamentem a elaboração de planos, fornecendo dados capazes de orientar as ações de investidores e empresários do setor. Essa avaliação é extremamente importante para o Município de Ubatuba, uma vez que não há nenhum trabalho realizado neste sentido. O primeiro passo a ser dado para se realizar um planejamento turístico, é a elaboração de um inventário, composto por elementos físicos, sócio-econômicos e culturais do Município. Esse instrumento é fundamental para administradores e autoridades na elaboração das diretrizes para o desenvolvimento do turismo sustentável, sendo capaz de possibilitar o conhecimento holístico do Município.

Bijoux de fibra de bananeira
O cultivo da banana faz parte da cultura local. Os caiçara e quilombolas plantavam banana em suas roças, e comercialização o produto, que também estava presente na culinária. Mais agora tem se dado um novo destino ao pseudocaule da bananeira, que é formado por 15 a 20 bainhas foliares (pré-caule) em condições de uso para a produção de papel, fibras e/ou fio da bananeira, que são aplicados na confecção de peças com o uso de diversas técnicas.
Apaixonada pela cultura local, a artesã Salete Santos é a criadora das peças com fibra de bananeira. Unindo estilo, bom gosto, conhecimentos e as novas técnicas aprendidas, a designer criou uma linha de acessórios com colares, brincos e pulseiras, que trazem, além do design diferenciado, um acabamento absolutamente primoroso, e o uso da fibra de bananeira e do concreto celular, além de sementes. Suas peças, que demonstram o quanto antenada está a artesã,  tanto que já estão sendo vendidas em outros estados.
Salete Santos
Fone: (12) 3842-4317
Ubatuba - SP
Restaurante Raízes
O Restaurante Raízes oferece um cardápio variado que vai de antepastos e saladas a pratos com lagosta e lagostin. O intuito é oferecer aos clientes diversas opções de pratos com temperos especiais e alta qualidade.
Uma cozinha de exceção, que sabe conservar pratos como o conhecido “Bacalhau a Portuguesa”, que é o bacalhau refogado no azeite com pimentão, batata, cenoura, vagem, brócolis, ovos e cebola. A casa prima pela qualidade dos produtos e do atendimento ao cliente.
Um ambiente acolhedor, com uma vista maravilhosa para o mar. Um lugar aprazível, aberto a todos, que conta com profissionais capacitados para atender aos mais exigentes clientes.
Experimente o Baiacu a moda do chef - Baiacu grelhado ao pesto de manjericão com marisco, acompanhado por arroz e brócolis. É um prato muito saboroso.
End.: Avenida Leovigildo Dias Vieira, 1280
Itaguá - Ubatuba - SP
Tel.: (12) 3832.3377

Praia Vermelha do Norte

A areia é grossa, solta e de cor avermelhada, que dá origem ao nome. A praia é freqüentada por moradores e turistas.
Como chegar: A Praia Vermelha está localizada ao norte do município, a 7km do centro de Ubatuba. Seu acesso é feito pela Rodovia BR-101, na altura do Km. 42.
Dicas: A praia é de tombo, ideal para a prática de surf. Praia perigosa para mergulho e pesca por conter ondas fortes que “jogam” para os rochedos, embora haja prática de mergulho próximo a costeira e pesca. Os atrativos turísticos mais próximos são: a rota da Casanga, onde se pode comprar artesanato local e a Praia da Itamambuca, onde ocorrem campeonatos de surf.
Infra-estrutura: Há estrutura e serviços turísticos como: bar e quiosques. A sinalização é adequada, e a praia conta com estacionamento, lixeiras e sanitários.
Valor Paisagístico: A paisagem natural ainda está preservada, no entanto, o empreendimento existente na praia compromete a beleza natural. Mesmo assim pode-se dizer que o valor paisagístico é bom.
O Valor Turístico é 1,71 que determina atrativos que possuem razoável qualidade e poderão ser aproveitados para a exploração turística, caso se proceda a uma avaliação e possível correção dos fatores que contribuíram para sua classificação.


Escondidinho de Camarão
Restaurante Rei do Peixe – Ubatuba

Ingredientes:
300 gr de camarão rosa limpo;
01 colher (sopa) de manteiga:
04 tomates sem pele e picados;
01 cebola pequena picada;
01 colher de salsa picada;
Levar a manteiga ao fogo, refogar o camarão, a cebola e o tomate. Acrescentar a salsa e sal a gosto. Reservar.
Purê de mandioca:
Levar ao fogo:
01 colher (sopa) de manteiga;
500 gr de mandioca cozida e espremida;
01 cx de creme de leite;
01 pitada de noz moscada ralada;
sal a gosto. Reservar.
Montagem:
20 gr queijo ralado;
100 gr de requeijão cremoso.
Em um refratário coloque: uma camada de purê de mandioca, uma camada de camarão refogado e uma camada de requeijão cremoso, polvilhe o queijo ralado e leve para gratinar em forno bem quente.

Fotos da semana:
As fotos da Praia Vermelha e a última foto são do fotógrafo Fábio Amaral. As da bijoux são da artesã Salete Santos. E as do restaurante Raízes são do site da empresa. As demais são do meu arquivo pessoal.
Frase da semana: A amizade é um amor que nunca morre. (Mário Quintana)

Próxima Semana:
A matéria será sobre a importância do planejamento urbano.
O artesanato traz fibras de coqueiro e sementes.
O restaurante apresenta pratos inovadores.
A receita da próxima semana será uma massa com frutos do mar.
Escolha a praia que será analisada. Vote, seu voto é importante.
Mandem sugestões, fotos e façam seus cometários.
Uma linda semana a todos. E cada um na sua área por uma Ubatuba melhor.













domingo, 8 de agosto de 2010


Turismo de massa versus turismo sustentável – o que temos e o que podemos ter
O turismo tem sido tratado como a salvação de muitas localidades que se encontram em situação econômica debilitada. Se o turismo está estagnado os investimentos não ocorrem e a população tem uma queda na renda, o que atinge todos os setores do comércio, direta ou indiretamente. Apesar do turismo indicar uma transformação favorável à economia, para se alcançar esses efeitos, é necessário minimizar os impactos negativos, como a total dependência da cidade da atividade turística.
O Turismo de massa também chamado turismo de sol e praia. É o mais convencional, passivo e sazonal tendo a sua criação vinculada à consolidação do capitalismo o que propicia o surgimento do seu público alvo, a classe média. É normalmente menos exigente e desprovido de um maior conforto, pois é um segmento turístico voltado para a classe intermediária da sociedade e tem como característica principal o seu baixo custo.
A Organização Mundial do Turismo (OMT) constata que o turismo de massa ainda está na sua “infância”, pois, diferentemente do turismo “elitista”, conserva ainda uma importante demanda latente, dependendo, portanto da conjuntura econômica e particularmente do aumento do poder aquisitivo da população gerando uma “Classe média”.
Municípios caracterizados pelo “turismo de massa” e pelo “veranismo”, onde durante épocas específicas do ano (feriados prolongados e férias escolares), concentra-se um grande número de pessoas, em busca de sol e praia, provocando a sazonalidade, sofrem as conseqüências desses efeitos e tornam-se pouco atraentes a turistas que buscam o turismo sustentável, que é aquele que procura minimizar os impactos ambientais e sócio-culturais, ao mesmo tempo que promove benefícios econômicos para a comunidade local.
Alguns aspectos negativos do turismo de massa como a insuficiência dos equipamentos e da infra-estrutura existente, graves congestionamentos nas vias de acesso, desabastecimento de água na rede publica, sobre-uso do sistema de esgotamento sanitário, coleta de lixo inadequada; aumento de preços das mercadorias de necessidades básicas, provoca danos a comunidade local e ao meio ambiente, que sofrem as conseqüências da atividade turística não planejada.
Sendo assim, há a necessidade de se conciliar a preservação do meio ambiente, no seu mais amplo sentido, com o desenvolvimento econômico, o que permitiria o envolvimento da comunidade e resultaria na distribuição eqüitativamente dos benefícios alcançados. O desenvolvimento do turismo sustentável permite a integração do homem com o meio ambiente, respeitando os limites de capacidade de carga das áreas visitadas; possibilita a conservação e revitalização da herança cultural e natural, principalmente quando há o envolvimento de todos os atores, garantindo a satisfação do turista que busca conhecer novas culturas, sem que ocorra a transformação da cultura em espetáculo.
Considerando-se que o turismo desordenado causa impacto negativo nos recursos naturais, culturais, sociais e econômicos, agravando a situação de declínio de um Município, enfatiza-se a importância da realização de um planejamento turístico e, da elaboração de propostas que visem o desenvolvimento integrado, proporcionando uma subsistência segura, minimizando a degradação ambiental, a descaracterização cultural e a instabilidade social.
O encontro de cores e formas
As pessoas ficam encantadas quando vêem as cores do trabalho da artesã Simone Martins. Os pingentes coloridos podem ser pendurados em porta, janela, no carro ou onde sua criatividade mandar.
A artesã utiliza formas variadas para produzir suas peças. Corações, estrelas e borboletas, dão movimento aos seus pingentes.
Os panos de prato vão harmonizar sua cozinha, com aplicações de tecido imprimem um charme especial ao ambiente.
A porta de entrada para as boas vibrações é aberta através das formas e cores escolhidas para a confecção das peças. Se você quer deixar sua casa mais colorida para a nova estação, aproveite e encomende as peças da artesã.
Simone Martins
Fone: (12) 9165-4390

Sabor Inconfundível
A Pizzaria São Paulo, é um dos restaurantes mais badalados da cidade. Há quase uma década cercado de aplausos, o restaurante é comandado pelo proprietário Fábio Chiappetta, responsável pela inconfundível personalidade da casa.
Fábio esbanja experiência, e comanda a casa com maestria. Saem do forno a lenha, as mais saborosas pizzas da cidade e de toda região do Litoral Norte Paulista. É um convite para uma noite agradável, onde se degusta pizzas variadas como a Braz ou a Primo Brasílico, sempre acompanhadas de azeites especiais, como os gregos, portugueses, espanhóis, italianos e, acreditem, orgânicos.
Para acompanhar, um precioso vinho escolhido a dedo pelo proprietário, que preparou uma das melhores cartas da cidade, onde você encontra importados e nacionais. Há também diversos tipos de cervejas.
O ponto forte da casa além do atendimento impecável é sem duvida a qualidade das pizzas.
A Pizzaria São Paulo é uma referência gastronômica, com visual despojado e uma atmosfera intimista e elegante, ideal para um jantar romântico ou para um encontro de amigos.
Endereço: Rua Dr. Esteves da Silva, 26 - Centro - Ubatuba
Fone: (12) 3832-7457

Praia da Picinguaba
Em tupi-guarani quer dizer refúgio de peixes. A praia é pequena com aproximadamente 50 metros, mas sua beleza não tem igual. Picinguaba é uma vila de pescadores, tombada pelo Patrimônio Histórico, onde se pode encontrar caiçaras que preservam o estilo de vida tradicional. Os turistas que visitam a praia são na sua maioria estrangeiros e artistas que buscam tranqüilidade.
Como chegar: A Praia da Picinguaba está localizada ao norte do município, a 40 km do centro de Ubatuba. Da entrada no km 8 da Rodovia Rio – Santos (BR-101), até a praia são mais 6 km.
Dicas: O mar é calmo ideal para a pratica de mergulho, a praia da Picinguaba permite desfrutar de aventuras variadas, que vão da pescaria aos passeios de canoa e visitas as praias vizinhas como as das Bicas, Fazenda, Brava e Camburi. A partir da praia, seguindo por trilha chega-se a Cachoeira do Saco da Guarda ou Saco da Cabeçuda, aproximadamente 30 minutos de caminhada.
Infra-estrutura: Há estrutura e serviços turísticos como Pousadas e Restaurantes.
Valor Paisagístico: A paisagem natural é comprometida pela construção de casas de alvenaria que afetam a beleza do local. Mesmo assim pode-se dizer que o valor paisagístico é regular.
O Valor Turístico é 2,4, que determina os atrativos possuidores de boa qualidade e de interesse para o aproveitamento turístico, observando-se fatores restritivos.
Comentário: A avaliação das praias se dará através da aplicação de uma escala de valores, de 0 a 3, a cada fator considerado, indicando sua intensidade. Os critérios foram estabelecidos após um levantamento in loco em praias do Município e adequados a realidade de cada distrito respeitando as características peculiares.
O valor turístico será determinado pelo produto das pontuações obtidas dos fatores interno (intrínseco), externos (extrínseco) e de estrutura. A pontuação resultante da aplicação da formula indicará a classificação do atrativo para o aproveitamento turístico.
Receita da Semana: Massapão
Ingredientes:
750ml de água
1 kg de açúcar
250ml de trigo
100g de manteiga
3 gemas
1 ovo inteiro
200g de coco ralado
Modo de preparar: Fazer uma calda com água, açúcar e cravo. Deixar descansar por 12 horas. Depois aquecer a calda só o suficiente para derreter a manteiga. Acrescentar o coco e o trigo peneirado e o ovo misturado anteriormente com as gemas. Untar uma forma com manteiga e trigo. Depois de assado corte a massa com cortadores na forma que desejar. Colocar o doce e assar em fogo médio rapidamente. Passar pelo açúcar. Servir com calda de abacaxi e sorvete de creme
Calda de abacaxi
Ingredientes:
300g de açúcar
150ml de suco de abacaxi
Essência de baunilha
Modo de preparar: Derreter o açúcar e acrescentar o suco de abacaxi e a baunilha. Deixar ferver e reduzir um pouco. Levar a calda para geladeira e reservar.
Acompanhamento: Sorvete de creme
Montagem do prato: Coloque o massapão num prato, com uma bola de sorvete. Regue com a calda de abacaxi e enfeite com hortelã e coco ralado.
Dica: o massapão pode ser servido quente.
Receita fácil, de preparo simples e rápido.
É só aproveitar...

Fotos da semana: As fotos do artesanato são da artesã Simone Martins. A foto da Pizzaria São Paulo é do site: http://www.ubatuba.com.br/. As fotos de Ubatuba são minhas, da artesã Salete e do amigo e fotografo Fábio Amaral.
Frase da semana:  "Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que fez tua rosa tão importante." Antoine de Saint Exupéry.
Na próxima semana...

O texto será sobre Planejamento Turístico.
O artesanato é de fibra de bananeira, e a artesã tem muito que ensinar.
O restaurante tem uma localização privilegiada e pratos especiais.
A receita é o “Escondidinho de Camarão” do Restaurante Rei do Peixe.
A praia a ser analisada será escolhida na enquete da semana, é só votar.
Deixem comentários. E o espaço está aberto para quem quiser divulgar eventos.
Quem tiver fotos das praias de Ubatuba e quiser me enviar, agradeço.
Obrigada! Uma ótima semana.
Cada um na sua área, por uma Ubatuba melhor...