Pesquisar este blog

Páginas

domingo, 8 de agosto de 2010


Turismo de massa versus turismo sustentável – o que temos e o que podemos ter
O turismo tem sido tratado como a salvação de muitas localidades que se encontram em situação econômica debilitada. Se o turismo está estagnado os investimentos não ocorrem e a população tem uma queda na renda, o que atinge todos os setores do comércio, direta ou indiretamente. Apesar do turismo indicar uma transformação favorável à economia, para se alcançar esses efeitos, é necessário minimizar os impactos negativos, como a total dependência da cidade da atividade turística.
O Turismo de massa também chamado turismo de sol e praia. É o mais convencional, passivo e sazonal tendo a sua criação vinculada à consolidação do capitalismo o que propicia o surgimento do seu público alvo, a classe média. É normalmente menos exigente e desprovido de um maior conforto, pois é um segmento turístico voltado para a classe intermediária da sociedade e tem como característica principal o seu baixo custo.
A Organização Mundial do Turismo (OMT) constata que o turismo de massa ainda está na sua “infância”, pois, diferentemente do turismo “elitista”, conserva ainda uma importante demanda latente, dependendo, portanto da conjuntura econômica e particularmente do aumento do poder aquisitivo da população gerando uma “Classe média”.
Municípios caracterizados pelo “turismo de massa” e pelo “veranismo”, onde durante épocas específicas do ano (feriados prolongados e férias escolares), concentra-se um grande número de pessoas, em busca de sol e praia, provocando a sazonalidade, sofrem as conseqüências desses efeitos e tornam-se pouco atraentes a turistas que buscam o turismo sustentável, que é aquele que procura minimizar os impactos ambientais e sócio-culturais, ao mesmo tempo que promove benefícios econômicos para a comunidade local.
Alguns aspectos negativos do turismo de massa como a insuficiência dos equipamentos e da infra-estrutura existente, graves congestionamentos nas vias de acesso, desabastecimento de água na rede publica, sobre-uso do sistema de esgotamento sanitário, coleta de lixo inadequada; aumento de preços das mercadorias de necessidades básicas, provoca danos a comunidade local e ao meio ambiente, que sofrem as conseqüências da atividade turística não planejada.
Sendo assim, há a necessidade de se conciliar a preservação do meio ambiente, no seu mais amplo sentido, com o desenvolvimento econômico, o que permitiria o envolvimento da comunidade e resultaria na distribuição eqüitativamente dos benefícios alcançados. O desenvolvimento do turismo sustentável permite a integração do homem com o meio ambiente, respeitando os limites de capacidade de carga das áreas visitadas; possibilita a conservação e revitalização da herança cultural e natural, principalmente quando há o envolvimento de todos os atores, garantindo a satisfação do turista que busca conhecer novas culturas, sem que ocorra a transformação da cultura em espetáculo.
Considerando-se que o turismo desordenado causa impacto negativo nos recursos naturais, culturais, sociais e econômicos, agravando a situação de declínio de um Município, enfatiza-se a importância da realização de um planejamento turístico e, da elaboração de propostas que visem o desenvolvimento integrado, proporcionando uma subsistência segura, minimizando a degradação ambiental, a descaracterização cultural e a instabilidade social.
O encontro de cores e formas
As pessoas ficam encantadas quando vêem as cores do trabalho da artesã Simone Martins. Os pingentes coloridos podem ser pendurados em porta, janela, no carro ou onde sua criatividade mandar.
A artesã utiliza formas variadas para produzir suas peças. Corações, estrelas e borboletas, dão movimento aos seus pingentes.
Os panos de prato vão harmonizar sua cozinha, com aplicações de tecido imprimem um charme especial ao ambiente.
A porta de entrada para as boas vibrações é aberta através das formas e cores escolhidas para a confecção das peças. Se você quer deixar sua casa mais colorida para a nova estação, aproveite e encomende as peças da artesã.
Simone Martins
Fone: (12) 9165-4390

Sabor Inconfundível
A Pizzaria São Paulo, é um dos restaurantes mais badalados da cidade. Há quase uma década cercado de aplausos, o restaurante é comandado pelo proprietário Fábio Chiappetta, responsável pela inconfundível personalidade da casa.
Fábio esbanja experiência, e comanda a casa com maestria. Saem do forno a lenha, as mais saborosas pizzas da cidade e de toda região do Litoral Norte Paulista. É um convite para uma noite agradável, onde se degusta pizzas variadas como a Braz ou a Primo Brasílico, sempre acompanhadas de azeites especiais, como os gregos, portugueses, espanhóis, italianos e, acreditem, orgânicos.
Para acompanhar, um precioso vinho escolhido a dedo pelo proprietário, que preparou uma das melhores cartas da cidade, onde você encontra importados e nacionais. Há também diversos tipos de cervejas.
O ponto forte da casa além do atendimento impecável é sem duvida a qualidade das pizzas.
A Pizzaria São Paulo é uma referência gastronômica, com visual despojado e uma atmosfera intimista e elegante, ideal para um jantar romântico ou para um encontro de amigos.
Endereço: Rua Dr. Esteves da Silva, 26 - Centro - Ubatuba
Fone: (12) 3832-7457

Praia da Picinguaba
Em tupi-guarani quer dizer refúgio de peixes. A praia é pequena com aproximadamente 50 metros, mas sua beleza não tem igual. Picinguaba é uma vila de pescadores, tombada pelo Patrimônio Histórico, onde se pode encontrar caiçaras que preservam o estilo de vida tradicional. Os turistas que visitam a praia são na sua maioria estrangeiros e artistas que buscam tranqüilidade.
Como chegar: A Praia da Picinguaba está localizada ao norte do município, a 40 km do centro de Ubatuba. Da entrada no km 8 da Rodovia Rio – Santos (BR-101), até a praia são mais 6 km.
Dicas: O mar é calmo ideal para a pratica de mergulho, a praia da Picinguaba permite desfrutar de aventuras variadas, que vão da pescaria aos passeios de canoa e visitas as praias vizinhas como as das Bicas, Fazenda, Brava e Camburi. A partir da praia, seguindo por trilha chega-se a Cachoeira do Saco da Guarda ou Saco da Cabeçuda, aproximadamente 30 minutos de caminhada.
Infra-estrutura: Há estrutura e serviços turísticos como Pousadas e Restaurantes.
Valor Paisagístico: A paisagem natural é comprometida pela construção de casas de alvenaria que afetam a beleza do local. Mesmo assim pode-se dizer que o valor paisagístico é regular.
O Valor Turístico é 2,4, que determina os atrativos possuidores de boa qualidade e de interesse para o aproveitamento turístico, observando-se fatores restritivos.
Comentário: A avaliação das praias se dará através da aplicação de uma escala de valores, de 0 a 3, a cada fator considerado, indicando sua intensidade. Os critérios foram estabelecidos após um levantamento in loco em praias do Município e adequados a realidade de cada distrito respeitando as características peculiares.
O valor turístico será determinado pelo produto das pontuações obtidas dos fatores interno (intrínseco), externos (extrínseco) e de estrutura. A pontuação resultante da aplicação da formula indicará a classificação do atrativo para o aproveitamento turístico.
Receita da Semana: Massapão
Ingredientes:
750ml de água
1 kg de açúcar
250ml de trigo
100g de manteiga
3 gemas
1 ovo inteiro
200g de coco ralado
Modo de preparar: Fazer uma calda com água, açúcar e cravo. Deixar descansar por 12 horas. Depois aquecer a calda só o suficiente para derreter a manteiga. Acrescentar o coco e o trigo peneirado e o ovo misturado anteriormente com as gemas. Untar uma forma com manteiga e trigo. Depois de assado corte a massa com cortadores na forma que desejar. Colocar o doce e assar em fogo médio rapidamente. Passar pelo açúcar. Servir com calda de abacaxi e sorvete de creme
Calda de abacaxi
Ingredientes:
300g de açúcar
150ml de suco de abacaxi
Essência de baunilha
Modo de preparar: Derreter o açúcar e acrescentar o suco de abacaxi e a baunilha. Deixar ferver e reduzir um pouco. Levar a calda para geladeira e reservar.
Acompanhamento: Sorvete de creme
Montagem do prato: Coloque o massapão num prato, com uma bola de sorvete. Regue com a calda de abacaxi e enfeite com hortelã e coco ralado.
Dica: o massapão pode ser servido quente.
Receita fácil, de preparo simples e rápido.
É só aproveitar...

Fotos da semana: As fotos do artesanato são da artesã Simone Martins. A foto da Pizzaria São Paulo é do site: http://www.ubatuba.com.br/. As fotos de Ubatuba são minhas, da artesã Salete e do amigo e fotografo Fábio Amaral.
Frase da semana:  "Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que fez tua rosa tão importante." Antoine de Saint Exupéry.
Na próxima semana...

O texto será sobre Planejamento Turístico.
O artesanato é de fibra de bananeira, e a artesã tem muito que ensinar.
O restaurante tem uma localização privilegiada e pratos especiais.
A receita é o “Escondidinho de Camarão” do Restaurante Rei do Peixe.
A praia a ser analisada será escolhida na enquete da semana, é só votar.
Deixem comentários. E o espaço está aberto para quem quiser divulgar eventos.
Quem tiver fotos das praias de Ubatuba e quiser me enviar, agradeço.
Obrigada! Uma ótima semana.
Cada um na sua área, por uma Ubatuba melhor...

Um comentário:

  1. Gostei mto da matéria desta semana, ainda mais falando da Picinguaba. Um pedacinho do paraíso que gosto mto! Uma dica é o passeio na Ilha das Couves, vale a pena conhecer!!!

    ResponderExcluir