Pesquisar este blog

Páginas

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Planejamento Urbano
É importante entender a cidade, como um meio ambiente em constante transformação, e que realiza trocas com o meio ambiente natural. A valorização do aspecto humano e o entendimento de cidade como espaço de prática da cidadania e convívio social, significa adotar uma regulamentação do espaço urbano que garanta a qualidade de vida e permita a transformação contínua da cidade. A reforma urbana é, sobretudo a adequação das cidades para que internamente passem a promover a justiça social, possibilitando aos seus habitantes: habitação, trabalho, recreação, circulação e uma vida humana digna. Estas medidas geram economias externas, promovem mudanças sociais capazes de transformar “crescimento” em “desenvolvimento”, de forma sustentável.
O planejamento urbano é o processo de idealização, criação e desenvolvimento de soluções que visam melhorar ou revitalizar certos aspectos dentro de uma determinada área urbana ou do planejamento de uma nova área urbana em uma determinada região, tendo como objetivo principal proporcionar aos habitantes uma melhoria na qualidade de vida. O planejamento urbano, lida basicamente com os processos de produção, estruturação e apropriação do espaço urbano. A interpretação destes processos, assim como o grau de alteração de seu encadeamento, varia de acordo com a posição a ser tomada no processo de planejamento e principalmente com o poder de atuação do órgão planejador.
Qualquer plano ou projeto que vise o planejamento territorial deve ser implementado de forma gradativa e em longo prazo, devendo ser desenvolvido em bases apartidárias, cabe ao Poder Público Municipal, estabelecer políticas públicas que permitam preservar a extraordinária beleza natural e a significativa biodiversidade da região, além de tomar medidas que beneficiem o desenvolvimento sustentável.
O Estatuto da Cidade é um marco no que tange o ordenamento territorial dentro do sistema jurídico brasileiro, abriga diretrizes inovadoras como a gestão participativa e democrática, a garantia do direito a cidade sustentável, integração entre atividades urbanas e rurais, contribuindo para o desenvolvimento sócio-econômico e preservando o meio ambiente, entre outros.
É ilusão imaginar que a configuração de uma cidade se dá de forma aleatória, na realidade existem interesses e estratégias de construção do espaço urbano, que muitas vezes tem interesses urbanísticos, com implicações econômicas, financeiras e políticas. A cidade pode ser descrita como um espaço construído dentro de um processo de ocupação espacial e apropriação de seus recursos naturais, bem como da reprodução do organismo social dos moradores que ao intervir no espaço urbano, busca adaptá-lo a suas características e necessidades. Nesse processo há integração com ações complexas de urbanização, industrialização, crescimento demográfico, tecnologia, segregação, violência, etc.
Atualmente há a necessidade de se ordenar adequadamente o espaço urbano, além dos padrões usuais que influenciam na ocupação/expansão do espaço, o que torna imprescindível o planejamento urbano. Há uma nova perspectiva de ocupação do espaço urbano: o da cidade sustentável.
Ubatuba, assim como as outras cidades do Litoral Norte do Estado de São Paulo, está entre a área costeira e a Mata Atlântica. Esse aspecto demonstra a importância de se realizar um planejamento urbano visando à ocupação ordenada do espaço litorâneo, e a preservação e conservação do patrimônio ambiental, promovendo o desenvolvimento sustentável, que atenda as necessidades socioeconômicas da população residente.

A cultura retratada no trançado da palha
A artesã Cida Cruz retrata em suas peças o que aprendeu com sua avó, revitalizando a cultura caiçara, através de seu trabalho.
Preocupada com a sustentabilidade ambiental, a artesã recolhe da mata as sementes, folhas e fibras com o cuidado de respeitar o ciclo de cada planta, que lhe oferece matéria-prima para a confecção de suas peças.
Através da palha e fibra de palmeira; sementes variadas, folhas secas e sisal a artesã produz arranjos de flores, vasos e baús revestidos de fibra triturada, garrafas recicladas e decoradas com fibra e sementes, porta-retrato revestidos com palha, móbiles, brincos e chaveiros, imãs de geladeira e lustres de palha, entre outros.
Cida Cruz
(12) 3832-3702
 
Pratos inovadores
O Restaurante Jangada está localizado na exuberante Praia da Almada, e apresenta um cardápio inovador.
Almada é uma pitoresca praia que abriga uma charmosa vila de pescadores, o Restaurante Jangada se integra a esse cenário e apresenta pratos saborosos como o Filé de Abadejo à Otávio.
Outros pratos que se destacam no restaurante são: “camarão com palmito a moda da casa” e o “camarão com pequi”. O restaurante também apresenta bebidas variadas, dentre as quais merece destaque as caipirinhas, que apresentam misturas inusitadas.
Camarão com Pequi
O restaurante está envolto a uma atmosfera descontraída e agradável. Aliando sabor e simplicidade, você pode degustar pratos inovadores e desfrutar das belezas da praia da Almada.
Camarão com palmito a moda da casa
Restaurante Jangada
Rodovia Rio - Santos Km13, Praia da Almada
Fone: (12) 9715-5751

Praia da Lagoinha

Tem aproximadamente 3 quilômetros de extensão. Sua areia é fina e compacta,. A praia é freqüentada por moradores e turistas. Através das trilhas que partem da Lagoinha, acessa-se outras praias de grande beleza como Bonete e Grande do Bonete.
Como chegar: A Praia da Lagoinha está localizada ao sul do município, a 24 km do centro de Ubatuba. Seu acesso é feito pela Rodovia SP 55,
Dicas: A praia tem águas calmas indicada para banho e pratica de esportes náuticos. O atrativo turístico mais próximos são as ruínas da Lagoinha.
Infra-estrutura: Há estrutura e serviços turísticos como: bar e quiosques. A sinalização é adequada, e a praia conta com lixeiras e sanitários. No bairro há meios de hospedagem (pousadas, hotéis e chalés) e restaurantes. No bairro da Maranduba, que é bem próxima há um pequeno centro comercial, que oferece caixas eletrônicos, postos de combustível, restaurantes, meios de hospedagem, farmácias entre outros.
Valor Paisagístico: A paisagem natural está comprometida pela paisagem artificial, os empreendimentos existentes poluem a beleza natural. O lado esquerdo da praia, olhando para o mar, tem um pequeno rio, e a mata está parcialmente preservada. Mesmo assim pode-se dizer que o valor paisagístico é bom.

Fettuccine ao molho de mariscos e camarões

Ingredientes:
500 g de mexilhões
1 cebola pequena
½ xícara de vinho branco seco
125 g de vieiras
250 g de camarões crus
1 dente de alho
125 g de cogumelos frescos
1 pimenta fresca pequena
½ maço de salsinha
30 ml de azeite de oliva
sal e pimenta-do-reino a gosto
500 g de fettuccine
Preparo do molho de mexilhões: Limpe os mexilhões e abafe-os com meia cebola e o vinho. Retire-os das conchas, reservando 8 ou 10 nas conchas para guarnecer. Retire o anel dos mariscos.
Coe o caldo do cozimento. Reserve o líquido.
Retire a membrana em forma de meia lua da lateral de cada vieira e corte-a em 2 ou 3 fatias horizontais. Descasque os camarões. Pique a cebola e o alho. Limpe e fatie os cogumelos. Tire as sementes e pique a pimenta. Pique a salsinha
Molho e massa: Aqueça o azeite na panela junte a cebola e refogue por 1 a 2 minutos, até que fique macia. Adicione os cogumelos, o alho e a pimenta. Tempere com sal e pimenta-do-reino e cozinhe de 2 a 3 minutos, mexendo vez ou outra, até a umidade evaporar.
Adicione o caldo do cozimento dos mariscos coado e ferva de 5 a 7 minutos até o liquido ficar reduzido a cerca de 1 xícara de chá.
Enquanto isso cozinhe a massa. Escorra enxágüe em água fria e passe para uma terrina aquecida e mantenha quente.
Adicione os camarões e as vieiras ao caldo de mariscos. Mexa bem e cozinhe de 2 a 3 minutos, até os camarões começarem a ficar rosados e as vieiras opacas.
Misture os mariscos com concha aos sem concha para reaquecer. Tire o molho do fogo e tempere a gosto. Acresce a massa ao molho, salpique a salsinha picada e mesa delicadamente. Sirva a seguir
Rendimento: 2 porções
Dica da semana:
Aproveitem e dêem aquela espiadela no blog http://www.contosencontrosesonhos.blogspot.com/
Nele mostro o lado romântico da vida. A trilogia: “A procura”, “A espera” e “O encontro”, serão postados daqui algum tempo. Na próxima semana estarei postando “O desejo” um conto romântico. Imperdível!!! Está semana “A praia”.
Fotos da Semana
As da artesã Cida Cruz são do meu arquivo pessoal. As da praia da Lagoinha são do amigo e fotógrafo Fábio Amaral. As fotos do Restaurante Jangada são Senhor Welington.
Frase da Semana
"O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá mais se tem".
Antoine de Saint-Exupéry

Próxima Semana
A matéria será: Turismo - vilão ou mocinho?
O artesanato tem retalhos e fibras
O restaurante fica numa pousada lindíssima
A receita será do Restaurante Caju
A praia será a escolhida na votação da semana
E teremos novidades na próxima semana. Aguardem!
Mandem comentários. Obrigada a todos. Uma semana de conquistas e realizações.
Cada um na sua área, por uma Ubatuba melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário