Pesquisar este blog

Páginas

domingo, 15 de agosto de 2010

Planejamento turístico uma ferramenta para a sustentabilidade
Na atualidade a qualidade de vida tem sido uma busca incessante, favorecendo localidades que contam com exuberante beleza natural e com infra-estrutura adequada as necessidades do mundo globalizado. Estes aspectos privilegiam o desenvolvimento da atividade turística em cidades como Ubatuba, com localização singular entre os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, e próxima da região do Vale do Paraíba. No entanto, para que ocorra o desenvolvimento sustentável da cidade, bem como, da região na qual esta inserida, é fundamental a realização de um planejamento holístico, que trate das questões ambientais, culturais, de política urbana e da atividade turística.
Os impactos do turismo sobre o meio ambiente e suas conseqüências mudam constantemente, devido ao dinamismo da atividade. “O impacto gerado pelo turismo depende tanto do volume de turistas quanto de algumas características do perfil desses visitantes” (THEOBALD, 2002, p.86). A intensidade dos impactos apresenta-se em diferentes níveis, e podem em alguns casos, serem irrelevantes e em outros comprometerem as condições de vida ou a atratividade das localidades turísticas.
O planejamento é de extrema importância para o desenvolvimento turístico equilibrado, evitando que o turismo destrua as bases que o fazem existir. Planejamento é uma palavra bastante ambígua e de difícil definição, que pode ser conceituada como “um processo baseado em pesquisa e avaliação, que busca otimizar o potencial de contribuição do turismo ao bem estar humano e à qualidade de vida do meio ambiente” (Getz, 1987, Hall Michael, 2001). Portanto, faz-se necessário a elaboração de políticas públicas e de planejamento que visem à criação de estratégias que protejam o patrimônio humano e a biodiversidade, e ainda, que permita que à produtividade seja sustentada á longo prazo para gerações futuras e por fim, o equilíbrio de justiça e oportunidades.
A preservação dos recursos naturais se faz necessária para que se mantenham os atrativos. Manter espaços preservados e/ou conservados pode ser uma estratégia utilizada para atrair turistas mais conscientes a cidade. Um dos principais problemas da ausência de planejamento em localidades turísticas reside no crescimento descontrolado, que pode levar à descaracterização e à perda da originalidade das destinações que motiva o fluxo dos turistas, bem como o empreendimento de ações isoladas, esporádicas e eleitoreiras desvinculadas de uma visão ampla do fenômeno turístico. Apenas um planejamento de longo prazo, determina medidas quantitativas e qualitativas que conduzem a um produto turístico, interessante tanto à população residente como aos turistas.
Existem algumas metodologias para se detectar as tendências do desenvolvimento do turismo, fornecendo subsídios que fundamentem a elaboração de planos, fornecendo dados capazes de orientar as ações de investidores e empresários do setor. Essa avaliação é extremamente importante para o Município de Ubatuba, uma vez que não há nenhum trabalho realizado neste sentido. O primeiro passo a ser dado para se realizar um planejamento turístico, é a elaboração de um inventário, composto por elementos físicos, sócio-econômicos e culturais do Município. Esse instrumento é fundamental para administradores e autoridades na elaboração das diretrizes para o desenvolvimento do turismo sustentável, sendo capaz de possibilitar o conhecimento holístico do Município.

Bijoux de fibra de bananeira
O cultivo da banana faz parte da cultura local. Os caiçara e quilombolas plantavam banana em suas roças, e comercialização o produto, que também estava presente na culinária. Mais agora tem se dado um novo destino ao pseudocaule da bananeira, que é formado por 15 a 20 bainhas foliares (pré-caule) em condições de uso para a produção de papel, fibras e/ou fio da bananeira, que são aplicados na confecção de peças com o uso de diversas técnicas.
Apaixonada pela cultura local, a artesã Salete Santos é a criadora das peças com fibra de bananeira. Unindo estilo, bom gosto, conhecimentos e as novas técnicas aprendidas, a designer criou uma linha de acessórios com colares, brincos e pulseiras, que trazem, além do design diferenciado, um acabamento absolutamente primoroso, e o uso da fibra de bananeira e do concreto celular, além de sementes. Suas peças, que demonstram o quanto antenada está a artesã,  tanto que já estão sendo vendidas em outros estados.
Salete Santos
Fone: (12) 3842-4317
Ubatuba - SP
Restaurante Raízes
O Restaurante Raízes oferece um cardápio variado que vai de antepastos e saladas a pratos com lagosta e lagostin. O intuito é oferecer aos clientes diversas opções de pratos com temperos especiais e alta qualidade.
Uma cozinha de exceção, que sabe conservar pratos como o conhecido “Bacalhau a Portuguesa”, que é o bacalhau refogado no azeite com pimentão, batata, cenoura, vagem, brócolis, ovos e cebola. A casa prima pela qualidade dos produtos e do atendimento ao cliente.
Um ambiente acolhedor, com uma vista maravilhosa para o mar. Um lugar aprazível, aberto a todos, que conta com profissionais capacitados para atender aos mais exigentes clientes.
Experimente o Baiacu a moda do chef - Baiacu grelhado ao pesto de manjericão com marisco, acompanhado por arroz e brócolis. É um prato muito saboroso.
End.: Avenida Leovigildo Dias Vieira, 1280
Itaguá - Ubatuba - SP
Tel.: (12) 3832.3377

Praia Vermelha do Norte

A areia é grossa, solta e de cor avermelhada, que dá origem ao nome. A praia é freqüentada por moradores e turistas.
Como chegar: A Praia Vermelha está localizada ao norte do município, a 7km do centro de Ubatuba. Seu acesso é feito pela Rodovia BR-101, na altura do Km. 42.
Dicas: A praia é de tombo, ideal para a prática de surf. Praia perigosa para mergulho e pesca por conter ondas fortes que “jogam” para os rochedos, embora haja prática de mergulho próximo a costeira e pesca. Os atrativos turísticos mais próximos são: a rota da Casanga, onde se pode comprar artesanato local e a Praia da Itamambuca, onde ocorrem campeonatos de surf.
Infra-estrutura: Há estrutura e serviços turísticos como: bar e quiosques. A sinalização é adequada, e a praia conta com estacionamento, lixeiras e sanitários.
Valor Paisagístico: A paisagem natural ainda está preservada, no entanto, o empreendimento existente na praia compromete a beleza natural. Mesmo assim pode-se dizer que o valor paisagístico é bom.
O Valor Turístico é 1,71 que determina atrativos que possuem razoável qualidade e poderão ser aproveitados para a exploração turística, caso se proceda a uma avaliação e possível correção dos fatores que contribuíram para sua classificação.


Escondidinho de Camarão
Restaurante Rei do Peixe – Ubatuba

Ingredientes:
300 gr de camarão rosa limpo;
01 colher (sopa) de manteiga:
04 tomates sem pele e picados;
01 cebola pequena picada;
01 colher de salsa picada;
Levar a manteiga ao fogo, refogar o camarão, a cebola e o tomate. Acrescentar a salsa e sal a gosto. Reservar.
Purê de mandioca:
Levar ao fogo:
01 colher (sopa) de manteiga;
500 gr de mandioca cozida e espremida;
01 cx de creme de leite;
01 pitada de noz moscada ralada;
sal a gosto. Reservar.
Montagem:
20 gr queijo ralado;
100 gr de requeijão cremoso.
Em um refratário coloque: uma camada de purê de mandioca, uma camada de camarão refogado e uma camada de requeijão cremoso, polvilhe o queijo ralado e leve para gratinar em forno bem quente.

Fotos da semana:
As fotos da Praia Vermelha e a última foto são do fotógrafo Fábio Amaral. As da bijoux são da artesã Salete Santos. E as do restaurante Raízes são do site da empresa. As demais são do meu arquivo pessoal.
Frase da semana: A amizade é um amor que nunca morre. (Mário Quintana)

Próxima Semana:
A matéria será sobre a importância do planejamento urbano.
O artesanato traz fibras de coqueiro e sementes.
O restaurante apresenta pratos inovadores.
A receita da próxima semana será uma massa com frutos do mar.
Escolha a praia que será analisada. Vote, seu voto é importante.
Mandem sugestões, fotos e façam seus cometários.
Uma linda semana a todos. E cada um na sua área por uma Ubatuba melhor.













Nenhum comentário:

Postar um comentário