Pesquisar este blog

Páginas

domingo, 12 de setembro de 2010

Hotel  Boutique: a mais nova tendência da hotelaria moderna
Ao longo dos últimos anos a hotelaria precisou se reorganizar, para atender as exigências do mercado. Com o aumento do fluxo de turistas estrangeiros no país, e a emissão de turistas brasileiros para o exterior provocou-se a alteração no perfil da demanda hoteleira e conseqüentemente das necessidades dos clientes em relação à hotelaria. A heterogeneidade e a turbulência do mercado estão conduzindo os modos de gestão da nova indústria hoteleira que precisa investir com freqüência na modernização de suas instalações e na manutenção de sua infra-estrutura como formas de manter ou expandir a participação no mercado.
A hotelaria contemporânea pede ambientes limpos arejados e despoluídos, evitando excesso de informação e de objetos sem função. As redefinições fundamentais dos equipamentos e a decoração dos interiores devem ser renovadas entre três e sete anos. Estima-se que a cada 10 anos o empreendimento tenha de ser remodelado em 50% para se reposicionar no mercado. Diante dessa nova realidade de mercado surge uma nova tipologia, o Hotel Boutique, que são empreendimentos hoteleiros de pequena dimensão e serviços personalizados. Normalmente apresenta instalações sofisticadas primando pelo bom gosto.
Historicamente pode-se observar a gradativa aceleração das mudanças na hotelaria brasileira ao longo dos anos. O segmento interage com o seu ambiente, sofre as influências da dinâmica do mesmo e desenvolve ajustes para adaptar-se a novas condições. A evolução da abertura comercial, aliada à realidade nacional vem modificando a forma de concorrência, bem como os padrões de competitividade, de forma especial à relação hóspede-hotel. Trata-se do caso estudado em que nestes hotéis o cliente é recebido por um funcionário e convidado a degustar uma taça de champanhe enquanto faz o check-in, característica essencial em empresas prestadoras de serviços: o foco nas expectativas dos clientes que se quer atrair e reter. Os apartamentos são preparados e atendem a todas as necessidades de conforto e tecnologia de ponta. Também é possível receber massagem e outras terapias, além de optar por serviços de manicure e cabeleireiro no próprio apartamento. Independente do hotel, esse tipo de serviço, apesar de demandar investimentos de implantação, logo se paga, pois os preços são diluídos nas diárias.
Os hotéis-boutique têm na sofisticação e exclusividade do serviço seu diferencial e as grandes redes transformaram alguns apartamentos e até andares inteiros em suítes especiais para hóspede vip. A palavra de ordem passa a ser a diferenciação. A percepção do cliente representa mercadoria de grande utilidade. O cliente está no poder. Ele tem todas as informações e pode comparar com os concorrentes locais, regionais e globais. A diferenciação passou a ser essencial e chegou a um nível de detalhes inimaginável. Tudo é pensado para agradar a cada hóspede. A ordem é personalização do serviço e para isso o hotel dispõe-se a um serviço eficiente, rápido, com qualidade e ao mesmo tempo tem que conhecer as necessidades de cada hóspede, sem generalizar. A batalha pela fidelização do cliente começa no momento da reserva. O primeiro passo é entender o perfil do hóspede para oferecer atendimento personalizado.
O Hotel Boutique é a mais nova tendência da hotelaria moderna. Esse modelo tem como diferencial o projeto que visa especialmente garantir bem estar ao cliente, atendendo as suas expectativas, oferecendo requinte e conforto, aliados a modernas facilidades tecnológicas que garantem um ambiente aconchegante e funcional. O conceito original de Hotel Boutique era de um estabelecimento com uma média de 20 UH’s e com total conforto e arquitetura moderna, no entanto, atualmente as grandes redes nacionais e internacionais estão adequando andares inteiros a essa nova tendência, e apostando no segmento de hotéis-boutique. Um novo segmento são os hotéis boutique de regiões privilegiadas com incomparável beleza natural que aliam a tecnologia e a sofisticação ao conforto, a prática de atividades esportivas, o descanso, charme do lugar, requinte e alta gastronomia.
Manter-se no mercado dinâmico atual, é uma tarefa difícil. Existem varias tendência na indústria hoteleira, os resorts, os hotéis econômicos e os hotéis boutique, cada qual no seu nicho de mercado. Os antigos hotéis estão obsoletos e em desacordo com os novos conceitos da hotelaria moderna e estão sendo reconstruídos para oferecer mais conforto e cumprir as exigências do mercado. No entanto, todos devem preocupar-se com a sustentabilidade de seu empreendimento, não é suficiente seguir a tendência, é necessário um diferencial para manter-se vivo e atuante neste mercado que está em constante mudança.
Os hoteleiros começam a compreender que não basta reajustar o contexto interno. É preciso ir além das fronteiras do hotel para entender o atual cenário. Hotel Boutique é a categoria que melhor retrata a nova tendência da hotelaria na atualidade, e vem ganhando cada vez mais espaço, chegando, em muitos casos, a gerar o dobro do retorno financeiro obtido pelas marcas estabelecidas há mais tempo. A gestão baseada em serviços enxerga a relação com os clientes sustentados em diferentes pressupostos, embora o conceito venha sofrendo mudanças na mesma velocidade que a atividade hoteleira se desenvolve.


Bananeira chique – a fibra da bananeira virou mania
As pessoas ficam encantadas quando vêm as possibilidades da fibra da bananeira na confecção de objetos de decoração e acessórios.

A fibra de bananeira é produzida a partir das bainhas foliares extraídas do pseudocaule da bananeira, que equivale a seu tronco. O pseudocaule da bananeira é 100% aproveitado, com ele se produz a fibra de diferentes tipos, o fio e o papel.

A criatividade da artesã é que define as várias possibilidades de utilização da fibra, inúmeros são os objetos que podem ser confeccionados com essa técnica.

A artesã Neusa dos Santos produz pufes de pet revestido com fibra de bananeira, acessórios como brincos, cintos e carteiras, e ainda reveste vasos e caixas.
Neusa dos Santos
Ubatuba - SP

Ellen Pão de Queijo
A Ellen Pão de Queijo é uma empresa reconhecida que faz sua história pela qualidade de seus produtos e do seu atendimento.
Bolo de Chocolate
O mix de produtos é outro aspecto que merece destaque, você encontra bolos e tortas, salgados e docinhos, além de lanches, sucos,  café e o irresistível pão de queijo.
Empadinhas Especiais
A empresa prima pelos seus princípios e respeito ao consumidor, garantindo seu sucesso no mercado.
Torta de limão
Se você vai fazer uma festa, é só marcar o dia e a hora e fazer sua encomenda na Ellen Pão de Queijo, é sucesso garantido.
Ellen Pão de Queijo – Doceria e Café
Rua Guarani, 830 - Itaguá – Ubatuba – SP
Fone: (12) 3832-3040
Praia da Caçandoquinha
A praia é pequena, tem areia mais fofa na parte superior. Com baixa freqüência de turistas, que na sua maioria é de São Paulo e do Vale do Paraíba.
Como chegar: A Praia da Caçandoquinha está localizada ao sul do município, a 40 km do centro de Ubatuba. Do centro de Ubatuba segue-se pela Rodovia BR 101, sentido a cidade de Caraguatatuba, logo após a ponte do bairro da Maranduba vira-se a esquerda e segue-se por estrada de terra, com muitas ondulações, e terreno irregular, que leva a praia da Caçandoca. Segue-se por uma trilha até a praia da Caçandoquinha
Dicas: Praia apropriada para o lazer e prática de esportes na areia. Seguindo pela trilha chega-se a Praia do Saco das Bananas. Vale mencionar que a trilha exige preparo físico e dicas dos moradores locais. A paisagem é uma das mais belas de Ubatuba, é obrigatório levar câmera para fotografar e filmar as belezas da região.
Infra-estrutura: Não há infra-estrutura na Praia da Caçandoquinha.
Valor Paisagístico: O valor paisagístico é bom.
O Valor turistico é  1,2 determinam os atrativos que possuem razoável qualidade e poderão ser aproveitado para a exploração turística, caso se proceda a uma avaliação e possível correção dos fatores que contribuíram para sua classificação.
Vista da estrada da Almada

Receita da Semana:
Filé de Abadejo à Otavio
(Receita do Restaurante Jangada)
Ingredientes:
300 gr de farinha de mandioca
200 gr de creme de leite
150 gr de polpa de Juçara
100 gr de brócolis
3 xícaras de arroz já cozido
½ xícara de salsinha
2 colheres de azeite de oliva virgem
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de manteiga
1 colher de chá de alho ralado
3 bananas
2 files de abadejo de aproximadamente 200 gr
1cebola ralada
1 ovo
Modo de preparar:
1 - Tempere e grelhe os filés de abadejo.
2 - Corte as bananas em rodelas grossas e frite. Reserve.
3 - Em uma frigideira doure a manteiga e acrescente a cebola, o ovo, a farinha de mandioca e as bananas previamente fritas e, por último, a salsinha fresca, mexendo sempre.
4 - Coloque o azeite em outra panela com uma colher de chá de alho ralado, a polpa de Juçara e o creme de leite. Engrosse com farinha de trigo.
5 - Pique o brócolis bem fininho e refogue no azeite. Misture o arroz.
6 - Coloque o arroz em uma forma ou refratário, acrescente o creme de Jussara e o filé.
Dica da Clau: Utilize a banana terra para fazer a farofa, que pode acompanhar outros pratos a base de peixe, carne ou aves.
Restaurante Jangada
Rodovia Rio-Santos, Km13 - Praia da Almada
Ubatuba - SP
Fone: (12) 9715-5751
Dica da Semana: Um ambiente diferenciado está à sua disposição para encontros, eventos, festas e comemorações. O Restaurante Caju está inovando com a organização de eventos. No último sábado (11/09) realizou um almoço para Executivos do Hotel Sofitel - Rio de Janeiro. Você empresário que deseja ofertar para seus clientes especiais ou para seus colaboradores um momento de lazer e descontração aliado a qualidade de produtos e serviços, reserve já uma data para esse encontro. Venha fazer seu evento no Restaurante Caju.
Executivos do Hotel Sofitel - Rio de Janeiro
Restaurante Caju
Endereço: Estrada da Almada, 129
Praia da Almada - Ubatuba - SP
Fone: (12) 8122-0044

 Fotos da Semana: Fotos das praias arquivo de Fernanda Martins e meu. Fotos da Ellen Pão de Queijo do site(http://www.ubatuba.com.br/ellen/cafes.htm). A foto da receita “Filé de Abadejo à Otávio” é do Restaurante Jangada. A foto do Restaurante Caju é do Zé Roberto. A última foto é do  Fábio Amaral


Frase da Semana: Depois de algum tempo você aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la, por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. (William Shakespeare)

Próxima Semana:
O papel da qualidade na atividade turística
O artesanato terá flores de palha de coqueiro, gamelas e vasos revestidos
A dica gastronômica será deliciosa
A receita será um doce de dar água na boca.
A praia valorada será a escolhida na enquete da semana
Mandem comentários. Obrigada a todos. Uma semana de conquistas e realizações.
Cada um na sua área por uma Ubatuba melhor













Nenhum comentário:

Postar um comentário