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terça-feira, 28 de setembro de 2010

O papel da qualidade
Em se tratando de serviços, deve-se levar em consideração algumas diferenças fundamentais, tais como: serviços intangíveis, serviços não podem ser armazenados, serviços não podem ser inspecionados, serviços não têm tempo médio de vida, serviços envolvem relacionamentos entre pessoas. A qualidade de serviços é subjetiva e não objetiva.
Da mesma forma, não se pode falar em serviços, sem se falar em clientes, pois,toda organização tem clientes internos e externos. E, como o cliente é, fundamentalmente, o ponto mais importante do negócio, a qualidade, em seu atendimento, é relevante para os destinos da organização. Um planejamento adequado, a disseminação completa da informação, o treinamento de todo e qualquer empregado envolvido no processo de bom atendimento podem ser driblados, derrotados por um simples atendimento inadequado da telefonista, por exemplo. A atenção e o cuidado no atendimento são fatores importantíssimos. A empresa deve se precaver, principalmente no que diz respeito ao atendimento de seus clientes que tem reflexos diretos na qualidade. Entretanto, o que pode ser um serviço de boa qualidade para um cliente pode ser considerado como um serviço de má qualidade por outro.
Existem, também, organizações que, em suas atividades, contemplam os dois elementos fundamentais, serviço e produto e em muitas vezes, misturam-se, como é o caso dos restaurantes, os quais devem observar os elementos que os compõem. A empresa que mantém seus clientes felizes é virtualmente imbatível. Seus clientes são mais leais. Eles compram mais, com mais freqüência. Eles estão dispostos a pagar um pouco mais por produto da empresa e a permanecer vinculado a ela através de períodos difíceis, dando-lhe tempo para adaptar-se às mudanças. O cliente satisfeito retorna e divulga a empresa aos amigos, familiares. Os clientes insatisfeitos, descontentes, divulgam o fato a tantas quantas pessoas encontrar. Logo, a disseminação na referência negativa alcança maior número de pessoas, influindo negativamente nos resultados empresariais.
E, para que a qualidade seja praticada e aplicada, é preciso estar atento a todos os fatores que se interpõem ao meio mercantil. Buscar a melhoria contínua, o aperfeiçoamento contínuo é fundamental, é palavra de ordem. Conhecer o pensamento do cliente é o ponto de partida. A moderna gestão da qualidade é mais voltada para a prevenção de erros do que para sua identificação depois da ocorrência. Atualmente, a comunidade empresarial demonstra um amplo interesse em melhorar a qualidade e competitividade.
O serviço ao cliente deve ser um relacionamento, e não uma transação comercial, só se recebe ensinamentos úteis de seus clientes se eles sentirem da sua parte um real interesse em criar uma parceria. Todo e qualquer problema ocorrido com um cliente é uma oportunidade de aprender coisas importantes, é uma oportunidade também de iniciar um relacionamento: afinal o melhor serviço que se pode prestar ao cliente é resolver o problema dele, com rapidez e eficiência.
Ouvir os clientes pode ser muito difícil, porque os valores e as idéias que eles mencionam são muitas vezes coisas que os profissionais nunca consideram. É muito mais cômodo ater-se a números e estatística. É muito mais fácil perguntar aos clientes apenas o que se entende como importante, sem levar em consideração o que dizem nem observar seu comportamento. Praticamente, não existe um processo contínuo e sistemático válido para medir a satisfação do cliente. O resultado disso é uma defasagem entre o que os clientes esperam e o que a gerência supõe que eles esperam. A única maneira de saber, com certeza, como a empresa é vista pelos clientes é perguntando diretamente e avaliando seus níveis de satisfação e percepções, mesmo que isso permita aflorar alguns pontos que devam ser repensados, revistos.

Reciclando arte
Exemplo de aprimoramento, a artesã Maria de Lourdes de Oliveira, vem ao longo dos anos realizando experiências na busca pela melhoria da qualidade de seu trabalho.
De papel de fibra de bananeira a flores tecidas com jornal, a artesão busca na natureza sua inspiração, resultando no equilíbrio visual de suas peças.
No mundo globalizado onde o princípio da sustentabilidade ambiental está em voga, a artesã apresenta peças feitas com jornal e com fibra de bananeira, onde aproveita o material que habitualmente seria dispensado. O resultado é um presente para os olhos e um convite ao bem-estar.
Suas peças dão a exata noção do uso equilibrado que o “Homem” pode fazer da natureza.
Maria de Lourdes de Oliveira
Fone: (12) 3833-6830
Ubatuba - SP

Sabores Inesquecíveis
Se você busca sabor e cremosidade venha experimentar as delícias da Gelateria Pistache. Os sorvetes seguem a tradicional receita do “gelato” italiano.
A gelateria criou deliciosos e tentadores sorvetes, que são feitos com produtos especiais.
Além dos deliciosos sorvetes em creme você encontra os tradicionais sorvetes no palito, que são inconfundíveis. As taças e as sobremesas como o petit gâteau são outras maravilhas a serem degustadas.
A Gelateria tem sabores especiais como o sorvete de gengibre que se transformou em um sorvete requintado para agradar a diferentes paladares, e que combinado com o sorvete de chocolate surpreende aos mais exigentes. Outra delícia é o sorvete de figo com nozes.
Gelateria Pistache
Endereço: Avenida Iperoig, 1
Centro – Ubatuba
Fone: (12) 3836-1335

Receita da Semana: Um doce de dar água na boca.
Strudel de Banana
Ingredientes:
500 gr de massa folhada
1kg e ½ de banana nanica madura
1 xíc. de açúcar cristal
1 colher (sopa) de canela
150gr de uva passa branca
30 ml de rum
100 ml de água
1 gema
100 gr de açúcar de confeiteiro
½ limão
Modo de preparo:
Hidrate as uvas passas com água e rum por 5 minutos em fogo baixo.
Corte a banana em pequenos pedaços, misture com as passas, o açúcar a canela e o limão.
Abra a massa, disponha o recheio em um dos lados, enrole, pincele com a gema e faça pequenos cortes na diagonal.
Asse em forno médio (180º) por aproximadamente 30 minutos ou até que fique dourada.
Deixe esfriar um pouco, polvilhe o açúcar de confeiteiro e sirva com uma bola de sorvete de creme.
Rendimento: 10 pedaços
Ellen Pão de Queijo – Doceria e Café
Rua Guarani, 830 - Itaguá – Ubatuba – SP
Fone: (12) 3832-3040

Dica da semana: Se você quer curtir a noite de Ubatuba e ouvir boa música, o Blues on the Rocks é o lugar ideal. A dica é chegar cedo porque depois das 23:00 horas, tem fila de espera. E se você gosta de comemorar seu aniversário com os amigos, então aproveita e reserva uma mesa.







Blues on the Rocks
Endereço: Avenida Chico Santos, 17
Itaguá - Ubatuba - SP







Fotos da Semana: Fernanda Martins, Lourdes de Oliveira e do meu arquivo pessoal
Frase da semana: "O valor das coisas não esta no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que elas acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis". (Fernando Pessoa)
"Tão bom morrer de amor e continuar vivendo". (Mário Quintana)
Comentário: Como a valoração das praias gerou duvidas, estarei montando uma valoração completa das praias de Ubatuba. Esse material estará disponível num site que estamos criando. Aguardem mais essa novidade.

Próxima Semana:
O texto será sobre cultura caiçara.
A culinária é surpreendente, aguardem!
O artesanato terá flores de palha de coqueiro, gamelas e vasos revestidos.
A receita da semana será caseira, mais muito saborosa.
Mandem comentários. Obrigada a todos. Uma semana de sucesso e muita luz.
Cada um na sua área por uma Ubatuba melhor
Desenho do Carlos Henrique



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