Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 2 de junho de 2011

TURISMO DE SEGUNDA RESIDÊNCIA

A casa de temporada ou segunda residência é um tipo de hospedagem utilizado temporariamente, nos períodos de tempo livre, por pessoas que possuem suas residências permanentes em outro lugar.
Apesar da sua estória e intensa expansão em escala mundial a segunda residência ainda é um fenômeno pouco estudado, que necessita de uma ampla reflexão teórica e prática dos impactos causados por essa atividade. No Brasil o fenômeno deu-se por volta da década de 50, marcado pela construção das rodovias e a implantação da indústria automobilística.
Os proprietários de segundas residências são motivados pelo desejo de estar em contato com a natureza, e conseqüentemente fazem uso do espaço geográfico para a construção de infra-estrutura que atenda suas necessidades. Ao mesmo tempo em que trazem benefícios econômicos à população, aos cofres públicos e aos investidores privados, provocam danos ao meio ambiente natural, a cultura local e a população que deixa, muitas vezes de realizar seus afazeres tradicionais, para trabalhar temporariamente nas segundas residências.
O turismo de segunda residência é altamente impactante e para que haja um planejamento adequado é necessário um estudo mais aprofundado do perfil desse público, tão especifico. Um planejamento turístico e um plano de desenvolvimento sustentável são fundamentais na identificação de alternativas que equacionem a utilização econômica do espaço geográfico com a mínima alteração e minimização dos impactos negativos sobre o meio ambiente e sobre os aspectos socioculturais. A busca do equilíbrio para que o desenvolvimento da atividade turística beneficie a conservação ambiental, as comunidades receptoras e os turistas envolvem, necessariamente, um planejamento multisetorial.
Estudos comprovam que os gastos dos turistas que se utilizam de hotéis, pousadas e afins, é bem maior do que daqueles de segunda residência. Além disso, o turismo de segunda residência gera um índice menor de empregos, se comparado com a indústria hoteleira, impactando negativamente nas questões de desenvolvimento sociocultural da cidade.
Pesquisas realizadas em 1997 e 2006, em Ubatuba, comprovam o crescimento de turistas de segunda residência. Do universo pesquisada em 1997, 29% dos turistas possuíam segunda residência, já em 2006, esse numero saltou para 38%.. Esses dados devem servir como um alerta para os responsáveis pela atividade turística do Município, sobre a necessidade de estabelecer um controle, monitoramente e fiscalização dessa atividade, objetivando maximizar os aspectos positivos e minimizar os negativos, embora óbvio, é uma tarefa difícil haja visto que pouco se tem de informações sobre a temática.

RESTAURANTE RAÍZES
O Restaurante Raízes conta com uma ambiente aconchegante, atendimento especializado e cozinha impecável, que valoriza os pratos de peixes e frutos do mar. Também não faltam excelentes opções de saladas, como o salada Chic (Rúcula, berinjela assada, tomate seco, palmito, mussarela de búfala e azeitonas).
Das carnes, é irrepreensível o Filet com Legumes (Filet grelhado, legumes, alcaparras e palmitos puxados na manteiga. Acompanha arroz). Experimente também o Filet mignon Iperoig (Filet empanado e recheado com queijo mussarela, peito de peru defumado e cebola. Coberto tomate casê. Acompanha arroz e purê de batata).
Para que tudo transcorra com brilho e equilíbrio, o proprietário Erisson Macario, orquestra sua equipe com maestria.
Para o Dia dos Namorados, a casa apresenta um irresistível jantar a luz de velas, com musica ao vivo com Alandy e Vanderley.  Imperdível para os corações enamorados.
End.: Avenida Leovigildo Dias Vieira, 1280
Itaguá - Ubatuba – SP
Tel.: (12) 3832.3377

VILA IPEROIG
Mais uma casa de alta qualidado do Grupo Raízes, um espaço no centro da cidade para atender a moradores e turistas. No Vila Iperoig você encontra calzones, pizzas e pratos a base de peixes e frutos do mar.
Esse é o lugar ideal para curtir com os amigos o final de tarde, ou para apreciar uma pizza com a família. Uma boa dica é a Félix Guisard (Mussarela de búfala, pesto de tomate seco, manjericão e parmesão).
Experimente o Calzone Poruba (mussarela de búfala, abobrinha, tomate seco e champignon) ou o Félix (catupiry, lombo, bacon e palmito).
A casa trabalha com sistema Delivery.
Av Iperoig, 532
Praia do Cruzeiro – Ubatuba – SP
(12) 3833-9855 ou 3833-9864

HPM MARKETING
A HPM oferece serviços de marketing impresso e digital com o objetivo multiplicar o alcance de sua marca.
Tem uma linha de impressos de alta qualidade, oferece uma grande variedade de modelos que atende as necessidades dos mais exigentes clientes.
Através do serviço digital a HPM conecta sua empresa ao mundo virtual, com foco na criação e desenvolvimento de estratégias de marketing.
A HPM Marketing vem se destacando com trabalhos para pequenas, médias e grandes empresas a um preço justo.
Entre em contato e receba maiores informações.
Vendas: (12) 9135-1919

ARTES DE MARIA
ARTESANATO CAIÇARA
A artesã tem dedicado seu tempo a confecção de colchas de patchwork, toalhas com juta e arranjos de retalhos de tecidos.
Aproveite o Dia dos Namorados para presentear sua esposa ou namorada com um belo arranjo de flores, ou uma colha para aquecer as noites de inverno.
Se você deseja conhecer mais do trabalho da artesã, entre em contato.
RECEITA DA SEMANA
Salada de folhas, queijo e frutas

Ingredientes:
1 pé de alface americana ou lisa
1 maço de rucula
1 maço de agriões
1 caixa de tomate cereja
1cenoura ralada
1 beterraba ralada
castanha de caju moida
5 bolinhas de mussarela de bufala
1 manga
1 kiwi
8 morangos
Modo de preparar:
1 - Lavar bem todos os ingredientes, com uma solução de água sanitária, lavar bem após 15 minutos de molho. Escorrer.
2 - Ralar a cenoura e a beterraba no ralo fino.
3 - Cortar as frutas e a mussarela de bufala em fatias finas
4 - Montar a salada.
Molho de iogurte
Ingredientes:
1 pote de iogurte natural desnatado
Folhas de hortelã
Orégano
Folhas de manjericão
¼ de xícara de azeite
Sal a gosto
Modo de preparar:
1 - Lavar as folhas.
2 - Misturar todos os ingredientes e bater no liquidificador. Regar a salada.

NOTÍCIAS
Passeata - Ubatuba - Projeto: "Dengue, Aqui não”!
Parabéns, a todos!
No último dia 13 de maio, alunos, pais, professores da Escola Municipal Padre José de Anchieta e diversos moradores da comunidade realizaram uma passeata de combate a Dengue em parceria com os Agentes de Controle de Endemias de Ubatuba.
O grupo distribuiu material de orientação sobre a eliminação dos criadouros do mosquito vetor do Dengue, o Aedes Egypt e, em coro com palavras e frases, como: "Ubatuba Sim, Dengue Não!", cantando a Paródia "Dengue, Aqui Não!".
O Projeto realizado por sugestão da Professora Arlete Lemos, envolveu a participação de todos os professores e mobilizou toda a comunidade escolar.
Esperamos que outras escolas adotem campanhas como essa, só assim conscientizando a população conseguiremos eliminar o mosquito vetor da dengue.
Não perca tempo, faça a sua parte.
Agradecemos a informação do Prof. Alfredo Francisco Fragoso Neto - E.M. Padre José de Anchieta - 2011.
Escola Municipal Padre José de Anchieta
Rua Amazonas, nº 595 - Bairro Sumaré –
Ubatuba - SP

Novo Curso de Extensão Universitária na UNITAU - Campus Ubatuba
TÉCNICAS BÁSICAS EM GASTRONOMIA
- O curso inclui aulas teóricas e práticas de cozinha,
- Introdução à higiene e manipulação de alimentos e
- Informações sobre etiqueta e organização de recepções.
Módulos:
1 - Habilidades e Técnicas I
2 - Habilidades e Técnicas II
3 - Garde Manger
4 - Manipulação de alimentos
5 - Receber bem
6 - Aula prática
7 - Teste final
Carga horária: 68 h/a
Data: 2 sábados por mês
Horário: das 8h às 18h
Local: Laboratório de AeB no Campus Ubatuba
Valor do curso: 4 parcelas de R$ 110,00
Inscrições até 20 de junho pelo link:



Nenhum comentário:

Postar um comentário