Pesquisar este blog

Páginas

segunda-feira, 27 de junho de 2011

TURISMO – ASPECTO CONCEITUAL E TÉCNICO
Ao analisar o aspecto conceitual e técnico do turismo, na ótica de diferentes disciplinas tais como: da ciência econômica, geográfica, legal e sociológica e conceituando do turismo de acordo com as necessidades próprias de cada campo de estudo observa-se que os pontes de vista das diferentes correntes de pensamento sobre o turismo, não representam uma definição ou resposta para seu significado por compreender sua magnitude.
Por ser uma atividade relacionada ao desenvolvimento cultural, econômico, ambiental e social, objetivando o equilíbrio pessoal, o turismo contribui com a melhoria da qualidade de vida da população das cidades receptoras. O aspecto técnico traz diferentes definições de acordo com as necessidades e como o propósito de cada disciplina. Deve-se ressaltar apenas as diferenças entre a interpretação do ponto de vista da alienação que se mostra radical na sua teoria, de que o turismo leva todo o mal as sociedades receptoras e nada de bom dos países desenvolvidos. E de outro lado, a exagerada teoria humanista que acredita que o turismo ajuda a incrementar o conhecimento e compreensão entre os povos e contribui para o fortalecimento da paz mundial.
O turismo pode ser desenvolvido de varias formas, no entanto, parece ser bastante clara a importância do planejamento e desenvolvimento sustentável, para que os impactos causados sejam na sua maioria positivos, e os efeitos negativos minimizados atraves da participação da comunidade e de uma visão holística da atividade.
O planejamento turístico pode contribuir para que uma região melhore sob vários aspectos, a participação dos organismos públicos na projeção da imagem local gera o desenvolvimento de forma responsável e participativa.
Outros aspectos fundamentais, a motivação, a forma e o tipo de viagem, alem do tempo de permanência no destino escolhido, bem como, os serviços oferecidos de transportes, alojamento, alimentação, atividade de lazer, comercio e outros que se integram aos demais fatores que caracterizam esta complexa atividade. O turismo deve ser percebido como um meio de alcançar o desenvolvimento social e econômico e proporcionar qualidade de vida para uma região, desde que seja planejado e desenvolvido na sua integralidade e seguindo os princípios da sustentabilidade.

EMPRESAS PARCEIRAS
RESTAURANTE RAIZES
Esmero é palavra de ordem na casa. Seja na escolha dos ingredientes de alta qualidade, seja na apresentação dos pratos que demonstram o capricho de todos do restaurante Raízes.
Uma delícia é o Camarão Haiti, prato especial preparado com camarão pistola sem casca puxado na água de coco e refogado no vinho branco, acompanha arroz preparado com um toque de água de coco, complementam o prato champignon, camarão sete barbas, e creme de leite. O prato é servido na casca de coco após ser gratinado com catupiry e parmesão.
Aproveite para degustar os pratos a base de camarão fresquinho, o Praieira (Filet de pescada enrolado na banana empanado, coberto com camarão refogado, acompanha purê de batata e arroz), é de dar água na boca.

Simplesmente irresistível!
End.: Avenida Leovigildo Dias Vieira, 1280
Itaguá - Ubatuba – SP
Tel.: (12) 3832.3377

VILA IPEROIG


Não existe dia da semana para saborear uma boa pizza. O que atrai a clientela são as boas sugestões, assentadas sobre massa saborosa e de bordas crocantes.
Uma equipe de garçons atenciosos costumam descrever o menu em detalhes e oferecer pedidas como o Calzone Caçandoca (Catupity, aliche, champignon e manjericão) e a Pizza Vovó Mafalda (mussarela de bufala, abobrinha italiana, tomate sem pele, oregano e azeitonas)
Aproveite também as clássicas como a Margherita (mussarela, parmesão, tomate e manjericão) e a Romana (mussarela, parmesão, tomate fatiado e aliche)
Além de pizzas, no agradável ambiente, também é possível provar pratos a base de peixes e frutos do mar.
Av Iperoig, 532
Praia do Cruzeiro - Ubatuba – SP
Tel: (12) 3833-9855 ou 3833-9864

HPM MARKETING
Esses são alguns serviços oferecidos pela HPM Marketing: Marketing Impresso
• CARTÕES DE VISITA
• PANFLETOS
• FLYERS
• CARDÁPIOS
• POSTAIS
• CARTAZES
• CALENDÁRIOS
• ADESIVOS DE TROCA DE ÓLEO
• IMÃS DE GELADEIRA
Para maiores informações e orçamentos entre em contato:
contato.hpm@live.com
Vendas: (12) 9135-1919

ARTES DE MARIA

Para os amantes do artesanato típico caiçara e de peças únicas, o Artes de Maria apresenta colchas de patchwork, arranjos de flores secas, toalhas e almofadas desenvolvidas com retalhos de tecidos e juta, costurados a mão.
Para decorar sua casa de praia, campo ou cidade.
Veja mais no blog:
Fone: (12)9197-4728
Ubatuba - SP

RECEITA DA SEMANA
Fondue de Queijo Tradicional
INGREDIENTES:
400g queijo ementhal ralado
400g queijo gruyere ralado
2 xícaras de vinho branco
1 dente de alho
3 colheres de conhaque
1 colher de café de fécula de batata
Noz moscada
Baguete
MODO DE PREPARO:
Esfregar no fundo da panela o dente de alho e retirar.
Colocar o vinho e aos poucos os queijos.
Mexer sempre até obter um creme.
Acrescentar a noz moscada e o conhaque.

NOTÍCIAS DA SEMANA
Série “Pássaros de Ubatuba”
A artista Thereza Christina Cocicov expôs seus quadros de óleo sobre tela da Série “Pássaros de Ubatuba”, durante o III Workshop Fotografia de Aves, que aconteceu no Itamambuca Eco Resort, de 24 a 26 de junho de 2011.
Segundo a artista, são alguns dos quadros pintados durante 2010 sob orientação do pintor Luiz Correia e, em 2011, sob orientação do pintor Benjamin Gonzales.
Se você perdeu a exposição, conheça um pouco mais do trabalho no blog da artista: http://tccocicov.blogspot.com/

PALESTRA NA ACIU
ACIU oferece palestra gratuita “BM&FBOVESPA - Mercados de Ações e Futuros”
A palestra tem como objetivo explicar o funcionamento e os conceitos básicos sobre o mercado de ações e mercados futuros.
Os assuntos abordados são:
• O Mercado de Ações e de Derivativos
• O que se negocia no mercado de Capitais
• O Mercado de Ações no Mundo
• Mercado Primário x Mercado Secundário
• O Novo Mercado e os Níveis de Governança Corporativa
• A BM&FBOVESPA
• O papel da BM&FBOVESPA
• Índice Bovespa
• Formas de negociação de ações e dos derivativos
• Operações realizadas com derivativos
• Como comprar ações e mini-contratos
• O que são e o papel das Corretoras de Valores
• A importância do mercado de ações e dos mercados futuros para a economia
• BM&F BOVESPA vai até você
• Clube de Investimento
• O que são e o papel das Corretoras de Valores
• Indicadores
• Programas de Popularização
• Bolsa de Valores Sociais e Ambientais
Palestrante: A palestra será ministrada por Tércia Bispo Rocha, economista, pós graduada em Mercado de Capitais pela Escola de Pós Graduação em Economia - EGPE da Fundação Getúlio Vargas - FGV e em Gestão de Projetos pela Escola Politécnica - POLI da Universidade de São Paulo - USP. Trabalha desde 1979 no mercado financeiro e de capitais dedicando-se especialmente à evolução e ao desenvolvimento de produtos e serviços. Atualmente presta serviços como consultora da BM&FBOVESPA para divulgação do Programa de Popularização.
Data: 05 de julho (terça-feira)
Horário: 19h00 às 21h00
Local: Associação Comercial de Ubatuba
Rua Dr. Esteves da Silva, 51-
Centro - Ubatuba - SP
Inscrições: 3834 1449 com Cristiane

SEMANA DE ASTRONOMIA ASTRONÁUTICA

O Astronauta Marcos Pontes participará de Semana de Astronomia Astronáutica em escola de Ubatuba
De 4 a 8 de julho a Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, em Ubatuba, promove a “1ª Semana de Astronomia Astronáutica da Escola Tancredo”. Aberto ao público em geral, o evento contará com presença do astronauta brasileiro Marcos Pontes, além de palestras, sessões de planetário e o planetário digital da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Segundo o professor de matemática da escola, professor Candido Osvaldo de Moura, a ideia em organizar o evento surgiu a partir do projeto UbatubaSat. “Queríamos levar informações também para o público em geral sobre astronomia, daí a ideia em concretizar essa semana, que será abrilhantada pela presença de Marcos Pontes”, afirmou Candido.
A palestra do astronauta Marcos Pontes será no dia 4 de julho, a partir das 20h. As demais palestras abordarão temas como “Busca da vida no universo”, “Projeto UbatubaSat” e “Vantagens da corrida espacial”. A palestra do “Projeto UbatubaSat” (satélite que está sendo construído pelos alunos da escola Tancredo Neves) será ministrada por professores que participam do projeto e as demais por pesquisadores científicos.

Encontro Regional de Ensino de Astronomia
Juntamente com a Semana de Astronomia, também acontecerá na escola Tancredo o 29º Encontro Regional de Ensino de Astronomia (Erea)), uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).
O encontro visa a discussão e a importância da educação em astronomia, bem como a capacitação de professores. “Reuniremos pesquisadores da área, a fim de despertar o interesse do ensino no campo da Astronomia”, explicou o professor Candido. O encontro contará com palestras e oficinas para professores abordando astronomia. Professores interessados poderão fazer sua inscrição na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Ubatuba. Já os professores da rede municipal poderão se inscrever na própria escola com seu coordenador.
Mais informações sobre as inscrições
(12) 3833-3010
(12) 3833-3010
PROGRAMAÇÃO
Dia 4 – segunda-feira
8h30 às 10h – credenciamento/abertura
10h30 às 12h – Palestra 1 – “Sistema Solar”, professor Marcos Voelzke (UNICSUL)
14 às 15h30 – Oficina 1 – “As distãncias dos planetas ao Sol”, professor Dr. João B. Canalle
16 às 18h – Oficina 2 – “Comparação entre os tamanhos dos planetas e do Sol através de discos e esferas”, professor Dr. João B. Canalle
18 às 19h – Observações astronômicas
Dia 5 – terça-feira
8h30 às 10h – Palestra 2 – “Conhecendo o céu por linhas imaginárias”, professor G. Maia (Unicsul)
10h30 às 12h – Palestra 3 – “Gravitação e buracos negros”, Dr. Jaime F. Villas da Rocha (Uniorio/RJ)
14 às 15h30 – Oficina 3 – “Planetário”, Maia/Marcos (Unicsul)
16 às 18h - Oficina 4 – “O movimento dos planetas ao redor do sol”, professor Dr. João B. Canalle
18 às 19h - Observações astronômicas
Dia 6 – quarta-feira
8h30 às 10h – Palestra 4 – “Recursos tecnológicos na sala de aula”, Dr. Everaldo Lima
10h30 às 12h –Palestra 5 – “O que a humanidade aprendeu observando o céu”, professor Dr. Augusto Damineli (IAG/USP)
14 às 15h30 – Oficina 5 – “As estações do ano”, professor Dr. João B. Canalle
16 às 18h – Oficina 6 – “As fases da Lua e os eclipses solares e lunares” – Oficina 7 – Pontos Cardeais, professor Dr. João B. Canalle
18 às 19h - Observações astronômicas
Dia 7 – quinta-feira
8h30 às 10h – Palestra 6 – “O professor de ciências face ao ensino de astronomia no ensino fundamental”, professora Dra. Rute Helena Trevisan (UEL/PR)
10h30 às 12h – Palestra 7 – “Astro-jogos: Astro-Rummikub e Astro-Twister e a nova classificação do sistela solar”, professor MS Daniel Trevisan Sanzovo (UEL)
14 ás 15h30 – Oficina 8 – “Montagem da luneta astronômica chamada Galileoscópio”, professor Dr. João B. Canalle
16 às 18h – Continuação da Oficina 8 - “Montagem da luneta astronômica chamada Galileoscópio”, professor Dr. João B. Canalle
18 às 19h - Observações astronômicas
Dia 8 – sexta-feira
8h30 ás 10h – Palestra 8 – “Ritmos da Lua no desenvolvimento vegetal”, Dr. Pedro Jovchelevich (Inst. De Biod. De Botucatu/Unesp)
10h30 às 12h – Oficina 9 – “lançamento de foguetes no Brasil”, MSc. Osvaldo Loureda (ITA/CTA/SP) e professor José Bezerra
14 às 15h30 – Oficina 10 – “Construção de foguete, base e lançamento de foguete”, professor Dr. João B. Canalle
16 às 18h – Continuação da Oficina 10 - “Construção de foguete, base e lançamento de foguete”, professor Dr. João B. Canalle 1
8 às 19h - Observações astronômicas

UBATUBA TURISMO E ARTE
Venha ser nosso parceiro. Para você associado da ACIU estamos com uma promoção especial. Entre em contato:
Fone: (12) 9748-0371























domingo, 12 de junho de 2011

ZONEAMENTO E MEIO AMBIENTE
O zoneamento ambiental é um dos instrumentos previstos na Lei 6.938/81, constante da Política Nacional do Meio Ambiente. Também o artigo 4º do Estatuto da Cidade (Lei 10.257/2001) estabelece que o zoneamento ambiental é um dos instrumentos do planejamento municipal. Visa o zoneamento ambiental oferecer subsídios ao planejamento municipal, incluindo-se aí a utilização dos recursos ambientais. Os aspectos de maior visibilidade do zoneamento, como instrumento de gestão ambiental, referem-se à definição dos usos:
1) critérios de suporte ambiental para a localização de cada tipo de uso do solo no tecido urbano;
2) segregação dos usos ambientalmente incompatíveis e;
3) definição de zonas especiais de proteção ambiental.
De fato, embora o zoneamento de usos seja o que mais diretamente coloca as questões de natureza ambiental, outro aspecto fundamental, ao qual se dá muitas vezes pouca atenção, é o zoneamento de ocupação, o qual determina o grau de adensamento das zonas urbanas através da fixação de índices urbanísticos.
A questão da densidade urbana é um assunto sujeito a muitas interpretações. Decisões tomadas nessa área podem ter um impacto significativo na saúde, meio ambiente, na produtividade das cidades e no processo de desenvolvimento humano como um todo. Por um lado, as densidades urbanas afetam diretamente os processos de desenvolvimento, tanto ao nível da cidade quanto do bairro, como, por exemplo, o congestionamento, a falta de espaço de lazer, a baixa qualidade ambiental, etc. Por outro lado, são também afetadas por imperfeições das políticas de habitação e fundiárias urbanas, por ineficiência de gestão e planejamento urbano.
De maneira geral deve-se procurar no zoneamento um equilíbrio nas densidades de uso do solo. Se, do ponto de vista ambiental, as baixas densidades apresentam algumas vantagens relativas (menor impacto ambiental e maior possibilidade de áreas verdes e de lazer), do ponto de vista socioeconômico, as baixas densidades apresentam, do mesmo modo, algumas vantagens que não podem ser negligenciadas (principalmente a maior eficiência na alocação de infra-estrutura urbana).
O zoneamento ambiental tem servido basicamente para a produção de leis que garantam condições adequadas de iluminação, ventilação, salubridade, melhor circulação de veículos, a proteção de áreas de interesse ambiental, e ainda compatibilizar os diversos usos do solo. Revela-se, assim, o caráter de instrumento do zoneamento ambiental no processo de gestão dos ambientais, financeiros e humanos.
A Constituição Federal de 1988 estabeleceu que aos Municípios compete legislar sobre assuntos de interesse local, suplementando a legislação federal e estadual (art. 30, I e II). Do mesmo modo, todos os entes federativos têm competência comum para proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas (art. 23, VI). Assim, o Município possui grande responsabilidade em produzir um zoneamento ambiental interdisciplinar e metodológico que se expresse, posteriormente, em uma lei de ocupação do solo. Esse diagnóstico ambiental levantará as características ambientais, delimitando as áreas mais adequadas aos diversos usos e ocupações do solo. A definição, por exemplo, de que determinada área deve ser reservada para a preservação permanente será a conclusão de que aquela área possui características ambientais necessárias ao equilíbrio do ecossistema na região; por outro lado, a destinação de determinada área para a instalação de indústrias levará em conta a menor possibilidade de poluição ou outro dano ambiental.
A Constituição Federal de 1988 reconsidera o sistema legal da cidade, elucidando a necessidade da Reforma Urbana.. No bojo dessa reforma, emergem temas como a função social da cidade, da propriedade, da justa distribuição de bens e serviços urbanos, da gestão democrática e da questão ambiental. A idéia de que uma cidade não se regula por si mesma implica numa ação preventiva e efetiva do poder público capaz de assegurar bem estar à sua população com o respeito ao meio ambiente.
Pensar o espaço urbano, assim, é pensar qual a cidade que queremos para os nossos filhos. Uma cidade com áreas de lazer, com parques, onde se possa tomar banho de rio ou uma cidade marcada pelas queimadas e poluição, com a sua fonte de água contaminada e pessoas doentes por problemas ligados à deterioração do meio ambiente. Esse é o desafio do planejamento urbano que está colocado para os municípios.
O planejamento urbano municipal proposto pela Constituição Federal de 1988 não pretende impedir o crescimento econômico dos municípios. Ao contrário, o crescimento econômico deve ser uma meta que, contudo, não exclua a preservação do meio ambiente, a necessidade de assegurar dignidade à pessoa humana e a possibilidade de participação da comunidade na elaboração do próprio planejamento urbano.

EMPRESAS PARCEIRAS
RESTAURANTE RAÍZES
ESPECIAL DIA DOS NAMORADOS.
O Restaurante Raízes pretende tornar a noite dos namorados inesquecível. Num ambiente aconchegante os casais podem desfrutar de um jantar romântico a luz de velas e música ao vivo, com espaço para dançar. Para completar vinhos, pratos saborosos e sobremesas, garantem o clima de romance.
End.: Avenida Leovigildo Dias Vieira, 1280
Itaguá - Ubatuba – SP
Tel.: (12) 3832.337


RESTUARANTE E PIZZARIA VILA IPEROIG
ESPECIAL DIA DOS NAMORADOS
No restaurante Vila Iperoig, os enamorados podem celebrar com um jantar a luz de velas. O ambiente acolhedor do restaurante é mais uma das opções para os apaixonados desfrutarem. O cardápio é variado e será acompanhado por música ao vivo.
Av Iperoig, 532
Praia do Cruzeiro - Ubatuba – SP
Tel: (12) 3833-9855 ou 3833-9864
HPM MARKETING
A HPM oferece serviços de marketing impresso e digital com o objetivo multiplicar o alcance de sua marca.
Tem uma linha de impressos de alta qualidade, oferece uma grande variedade de modelos que atende as necessidades dos mais exigentes clientes.
Através do serviço digital a HPM conecta sua empresa ao mundo virtual, com foco na criação e desenvolvimento de estratégias de marketing.
A HPM Marketing vem se destacando com trabalhos para pequenas, médias e grandes empresas a um preço justo.
Entre em contato e receba maiores informações.
http://www.hpmmarketing.blogspot.com/
Vendas: (12) 9135-1919

ARTES DE MARIA
A técnica artesanal utilizada por Maria dos Santos nos arranjos é muito antiga e foi aprendida pela artesã com sua avó, que utilizava os retalhos das roupas confeccionadas em casa para produzir os arranjos, que serviam de enfeite para casa, e também eram dados de presentes para os amigos e parentes.
As peças de patchwork estão fazendo um enorme sucesso, são muitas encomendas de colchas, almofadas e toalhas.
Não espere mais, faça sua encomenda.
Maria dos Santos
artesmariadossantos.blogspot.com
Fone: (12)9197-4728
Ubatuba - SP

RECEITA DA SEMANA
Creme de Palmito
Ingredientes:
300 g de palmito
1 l de leite
1 tablete de caldo de carne dissolvido
2 colheres de sopa de amido de milho
2 colheres de sopa de margarina
1/2 unidade de cebola picada

Modo de Preparo:
Escorra o palmito, corte 2 unidades em rodelas e reserve
Bata o restante dos palmitos no liquidificador juntamente com o leite, o caldo de carne dissolvido e o amido de milho, até formar um creme de consistência líquida
Em uma panela, derreta a margarina e refogue a cebola
Adicione o creme e deixe cozinhando, até que o creme fique espesso
Desligue e sirva com as rodelas de palmito
Fica ótimo para ser servido em pão italiano

NOTÍCIAS DA SEMANA
Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite acontece no sábado, 18
Simultaneamente acontecerá a campanha de seguimento contra o sarampo. A vacinação será
das 8h às 17h, em 20 unidades espalhadas por todo o município
A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite será realizada no sábado, 18. Simultaneamente acontecerá a campanha de seguimento contra o sarampo. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser levadas à unidade de saúde mais próxima para tomar as gotinhas. Já as crianças menores de 7 anos serão vacinadas contra o sarampo. Em Ubatuba, a campanha acontecerá das 8h às 17h, em 20 unidades espalhadas por todo o município. O número de crianças nessas faixas etária em Ubatuba é de 7.962
Neste ano não será realizada a campanha de vacinação antecipada. “Nossa meta é vacinar o maior número de crianças no dia da campanha”, explica a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Superintendência do Serviço de Proteção a Saúde, Arieli de Oliveira Pereira. Os pais deverão levar as carteiras de vacinação.

Locais para vacinação
No sábado, 18, estarão abertos os seguintes posto de saúde: Puruba, Taquaral, Pereque Açu (2 unidades), Unidade Estratégica no Calçadão, Centro de Especialidades, Estufa I, Estufa II, Sesmaria, Ipiranguinha, Emei Mario Covas (Ipiranguinha), Marafunda, Itaguá, Perequê-Mirim, Saco da Ribeira, Rio Escuro, Praia Dura, EMEI Lagoinha, Sertão da Quina e Maranduba. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

DICA DA SEMANA
TRAMAS QUE AQUECEM
A artesã Fernanda Martins está tecendo para aquecer o seu inverno, cachecol, mantas e almofadas produzidas no tear e salpicadas de dedicação.
As peças aquecem com seu colorido o corpo e a alma.
A artesã aceita encomendas, então, não perca tempo...
A almofada da foto custa R$ 47,50 e mede 50x50cm.
Encomendas:
(12) 9616-2743
Ubatuba - SP

UBATUBA TURISMO E ARTE
O Blog está conquistando novos seguidores e o número de visitas vem crescendo mês a mês. A meta era atingir 10 mil visitas em 01 ano, isso aconteceu um mês antes. No último mês, quase 2 mil acessos, e esse mês a expectativa é de ultrapassar esse número.
Estamos buscando novos parceiros. Você empresário do Setor de A&B, Hotelaria e outros serviços venha divulgar sua marca, temos pacotes especiais com valores diferenciados, feitos especialmente para você.
Contato:
Fone: (12) 9748-0371
Ubatuba- SP













quinta-feira, 2 de junho de 2011

TURISMO DE SEGUNDA RESIDÊNCIA

A casa de temporada ou segunda residência é um tipo de hospedagem utilizado temporariamente, nos períodos de tempo livre, por pessoas que possuem suas residências permanentes em outro lugar.
Apesar da sua estória e intensa expansão em escala mundial a segunda residência ainda é um fenômeno pouco estudado, que necessita de uma ampla reflexão teórica e prática dos impactos causados por essa atividade. No Brasil o fenômeno deu-se por volta da década de 50, marcado pela construção das rodovias e a implantação da indústria automobilística.
Os proprietários de segundas residências são motivados pelo desejo de estar em contato com a natureza, e conseqüentemente fazem uso do espaço geográfico para a construção de infra-estrutura que atenda suas necessidades. Ao mesmo tempo em que trazem benefícios econômicos à população, aos cofres públicos e aos investidores privados, provocam danos ao meio ambiente natural, a cultura local e a população que deixa, muitas vezes de realizar seus afazeres tradicionais, para trabalhar temporariamente nas segundas residências.
O turismo de segunda residência é altamente impactante e para que haja um planejamento adequado é necessário um estudo mais aprofundado do perfil desse público, tão especifico. Um planejamento turístico e um plano de desenvolvimento sustentável são fundamentais na identificação de alternativas que equacionem a utilização econômica do espaço geográfico com a mínima alteração e minimização dos impactos negativos sobre o meio ambiente e sobre os aspectos socioculturais. A busca do equilíbrio para que o desenvolvimento da atividade turística beneficie a conservação ambiental, as comunidades receptoras e os turistas envolvem, necessariamente, um planejamento multisetorial.
Estudos comprovam que os gastos dos turistas que se utilizam de hotéis, pousadas e afins, é bem maior do que daqueles de segunda residência. Além disso, o turismo de segunda residência gera um índice menor de empregos, se comparado com a indústria hoteleira, impactando negativamente nas questões de desenvolvimento sociocultural da cidade.
Pesquisas realizadas em 1997 e 2006, em Ubatuba, comprovam o crescimento de turistas de segunda residência. Do universo pesquisada em 1997, 29% dos turistas possuíam segunda residência, já em 2006, esse numero saltou para 38%.. Esses dados devem servir como um alerta para os responsáveis pela atividade turística do Município, sobre a necessidade de estabelecer um controle, monitoramente e fiscalização dessa atividade, objetivando maximizar os aspectos positivos e minimizar os negativos, embora óbvio, é uma tarefa difícil haja visto que pouco se tem de informações sobre a temática.

RESTAURANTE RAÍZES
O Restaurante Raízes conta com uma ambiente aconchegante, atendimento especializado e cozinha impecável, que valoriza os pratos de peixes e frutos do mar. Também não faltam excelentes opções de saladas, como o salada Chic (Rúcula, berinjela assada, tomate seco, palmito, mussarela de búfala e azeitonas).
Das carnes, é irrepreensível o Filet com Legumes (Filet grelhado, legumes, alcaparras e palmitos puxados na manteiga. Acompanha arroz). Experimente também o Filet mignon Iperoig (Filet empanado e recheado com queijo mussarela, peito de peru defumado e cebola. Coberto tomate casê. Acompanha arroz e purê de batata).
Para que tudo transcorra com brilho e equilíbrio, o proprietário Erisson Macario, orquestra sua equipe com maestria.
Para o Dia dos Namorados, a casa apresenta um irresistível jantar a luz de velas, com musica ao vivo com Alandy e Vanderley.  Imperdível para os corações enamorados.
End.: Avenida Leovigildo Dias Vieira, 1280
Itaguá - Ubatuba – SP
Tel.: (12) 3832.3377

VILA IPEROIG
Mais uma casa de alta qualidado do Grupo Raízes, um espaço no centro da cidade para atender a moradores e turistas. No Vila Iperoig você encontra calzones, pizzas e pratos a base de peixes e frutos do mar.
Esse é o lugar ideal para curtir com os amigos o final de tarde, ou para apreciar uma pizza com a família. Uma boa dica é a Félix Guisard (Mussarela de búfala, pesto de tomate seco, manjericão e parmesão).
Experimente o Calzone Poruba (mussarela de búfala, abobrinha, tomate seco e champignon) ou o Félix (catupiry, lombo, bacon e palmito).
A casa trabalha com sistema Delivery.
Av Iperoig, 532
Praia do Cruzeiro – Ubatuba – SP
(12) 3833-9855 ou 3833-9864

HPM MARKETING
A HPM oferece serviços de marketing impresso e digital com o objetivo multiplicar o alcance de sua marca.
Tem uma linha de impressos de alta qualidade, oferece uma grande variedade de modelos que atende as necessidades dos mais exigentes clientes.
Através do serviço digital a HPM conecta sua empresa ao mundo virtual, com foco na criação e desenvolvimento de estratégias de marketing.
A HPM Marketing vem se destacando com trabalhos para pequenas, médias e grandes empresas a um preço justo.
Entre em contato e receba maiores informações.
Vendas: (12) 9135-1919

ARTES DE MARIA
ARTESANATO CAIÇARA
A artesã tem dedicado seu tempo a confecção de colchas de patchwork, toalhas com juta e arranjos de retalhos de tecidos.
Aproveite o Dia dos Namorados para presentear sua esposa ou namorada com um belo arranjo de flores, ou uma colha para aquecer as noites de inverno.
Se você deseja conhecer mais do trabalho da artesã, entre em contato.
RECEITA DA SEMANA
Salada de folhas, queijo e frutas

Ingredientes:
1 pé de alface americana ou lisa
1 maço de rucula
1 maço de agriões
1 caixa de tomate cereja
1cenoura ralada
1 beterraba ralada
castanha de caju moida
5 bolinhas de mussarela de bufala
1 manga
1 kiwi
8 morangos
Modo de preparar:
1 - Lavar bem todos os ingredientes, com uma solução de água sanitária, lavar bem após 15 minutos de molho. Escorrer.
2 - Ralar a cenoura e a beterraba no ralo fino.
3 - Cortar as frutas e a mussarela de bufala em fatias finas
4 - Montar a salada.
Molho de iogurte
Ingredientes:
1 pote de iogurte natural desnatado
Folhas de hortelã
Orégano
Folhas de manjericão
¼ de xícara de azeite
Sal a gosto
Modo de preparar:
1 - Lavar as folhas.
2 - Misturar todos os ingredientes e bater no liquidificador. Regar a salada.

NOTÍCIAS
Passeata - Ubatuba - Projeto: "Dengue, Aqui não”!
Parabéns, a todos!
No último dia 13 de maio, alunos, pais, professores da Escola Municipal Padre José de Anchieta e diversos moradores da comunidade realizaram uma passeata de combate a Dengue em parceria com os Agentes de Controle de Endemias de Ubatuba.
O grupo distribuiu material de orientação sobre a eliminação dos criadouros do mosquito vetor do Dengue, o Aedes Egypt e, em coro com palavras e frases, como: "Ubatuba Sim, Dengue Não!", cantando a Paródia "Dengue, Aqui Não!".
O Projeto realizado por sugestão da Professora Arlete Lemos, envolveu a participação de todos os professores e mobilizou toda a comunidade escolar.
Esperamos que outras escolas adotem campanhas como essa, só assim conscientizando a população conseguiremos eliminar o mosquito vetor da dengue.
Não perca tempo, faça a sua parte.
Agradecemos a informação do Prof. Alfredo Francisco Fragoso Neto - E.M. Padre José de Anchieta - 2011.
Escola Municipal Padre José de Anchieta
Rua Amazonas, nº 595 - Bairro Sumaré –
Ubatuba - SP

Novo Curso de Extensão Universitária na UNITAU - Campus Ubatuba
TÉCNICAS BÁSICAS EM GASTRONOMIA
- O curso inclui aulas teóricas e práticas de cozinha,
- Introdução à higiene e manipulação de alimentos e
- Informações sobre etiqueta e organização de recepções.
Módulos:
1 - Habilidades e Técnicas I
2 - Habilidades e Técnicas II
3 - Garde Manger
4 - Manipulação de alimentos
5 - Receber bem
6 - Aula prática
7 - Teste final
Carga horária: 68 h/a
Data: 2 sábados por mês
Horário: das 8h às 18h
Local: Laboratório de AeB no Campus Ubatuba
Valor do curso: 4 parcelas de R$ 110,00
Inscrições até 20 de junho pelo link: