Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 12 de maio de 2011

RECURSOS E ATRATIVOS TURÍSTICOS

Os recursos turísticos dividem-se em naturais e culturais. Do ponto de vista da promoção turística, O produto turístico está composto de atrativos (de sítios ou de eventos), facilidades (alojamento, alimentação, entretenimento e complementares) e acesso (transporte). Portanto, temos uma equivalência terminológica entre atrativos de sítio e recursos naturais e atrativos de eventos e recursos culturais, assim como entre facilidades e infra-estrutura.
Por infra-estrutura entende-se a base material, o conjunto de edificações, obras e serviços públicos que garantem o mínimo conforto da vida urbana atual. A infra-estrutura turística está constituída pela soma de:
• Infra-estrutura de acesso (estradas, aeroportos, portos, rodoviárias, estações de trem);
• Infra-estrutura básica urbana (ruas, sarjetas, iluminação pública etc.);
• Equipamentos turísticos, que são as construções que permitem a prestação dos serviços turísticos (alojamentos, nos núcleos receptores; agências, nos núcleos emissores; transportadoras entre ambos);
• Equipamentos de apoio, que são as instalações que permitem a prestação de serviços que não são exclusivamente turísticos, mas são quase indispensáveis para o desenvolvimento desta atividade (rede de atenção médico-hospitalar, rede de atenção ao automóvel, rede de entretenimento etc.).
Para definir se um determinado equipamento é turístico ou não, o critério deve ser o da utilização ou não por parte dos turistas, será o tipo de usuário que definirá se um equipamento é turístico ou não.
Os recursos turísticos naturais são aqueles nos quais não houve intervenção do homem, tais como florestas, acidentes geográficos, formações rochosas. Atualmente é difícil encontrar recursos naturais em estado puro, pois a maior parte dos turistas procura, quando viaja, um nível de conforto semelhante ao que lhe oferece a vida urbana. Portanto, tomando como exemplo as Cataratas do Iguaçu, tem-se um recurso turístico natural constituído pelo Parque Nacional com sua floresta e suas quedas de água. Dentro do parque, e nas proximidades das cataratas, há uma infra-estrutura turística construída: vias de acesso asfaltadas, mirantes, lanchonetes, lojas de souvenirs.
Os serviços turísticos são aqueles prestados exclusivamente para o turista e que vivem do turismo. É o caso do serviço de guias, os passeios de trenzinho nas estâncias hidrominerais etc. Também são serviços turísticos aqueles prestados dentro dos equipamentos turísticos (serviços de hotelaria, de agenciamento, de transporte).
O que se espera de uma cidade turística é que tenha mapeados, todos os seus recursos e atrativos, e uma infra-estrutura adequada a demanda. Esse é o inicio do processo de realização de um planejamento turístico.

EMPRESAS PARCEIRAS

O Restaurante Raizes apresenta uma singular e deliciosa combinação do prazer da boa mesa com a brisa do mar, da bela praia do Itaguá.
A cozinha traz pratos variados e preparados com delicadeza, como o Peixe à Brasileira (Posta de peixe ao molho de camarão, pirão e arroz). Os pratos do Restaurante retratam a mistura de texturas, aromas e sabores diferentes, regados com toque especial proporcionando ao cliente um imenso prazer.
Ousadia equilibrada e muita criatividade são marcas da cozinha do Restaurante Raízes. Uma harmônica combinação de sabores e sensações. Experimente a Salada de Frutos do Mar (Camarões médios, polvo, lula, marisco ao molho campanha) é de dar água na boca.
Venha conferir!
End.: Avenida Leovigildo Dias Vieira, 1280
Itaguá - Ubatuba – SP
Tel.: (12) 3832.3377
ARTES DE MARIA
ARTESANATO CAIÇARA
O Artes de Maria é especializado em artesanato caiçara e peças de Patckwork exclusivas.
No blog você encontra arranjos de flores, almofadas, caminhos de mesa, toalhas e muito mais, todas as peças são trabalhadas com retalhos de tecidos de algodão.
Você pode fazer encomendas de peças exclusivas, feitas especialmente para você, nas cores e modelos adequados a decoração da sua casa, hotel, restaurante ou para presentear aquela pessoa especial.

HPM MARKETING
A HPM Marketing é um grupo que atua na área de marketing digital e impressos.
Na HPM você pode fazer cartões de visitas, postais, cardápio, panfletos e imãs com corte especial.
Na área de marketing digital, a HPM desenvolve blogs, logomarcas, link em rede de blogs e divulgação em redes sociais
Entre em contato e receba maiores informações.
HPM MARKETING
Vendas: (12) 9135-1919

RECEITA DA SEMANA
BIFE DE SOJA
Ingredientes:
500g de proteína de soja fina (escura)
½ maço de cheiro verde picado
1 cebola grande picada
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
sal e temperos (orégano, hortelã)
Modo de preparar:
1 - Colocar a proteína de soja de molho por 2 horas.
2 - Lavar bem, escorrer e espremer até ficar levemente úmida.
3 - Acrescentar os demais ingredientes misturando bem.
4 - Formar os bifes.
5 - Untar uma frigideira e fritar (dourar de um lado e depois do outro).

ARTESANATO
EXPOSIÇÃO DE ARTESANATO NO UBATUBA PALACE HOTEL
 A Exposição de Artesanato no Ubatuba Palace Hotel continua, de quinta-feira a domingo, a partir das 16:00 hs você encontra peças de artesãos de Ubatuba, com um olhar cuidadoso de preservação da cultura caiçara retratada nas peças.
O novo e o antigo se misturam, das velas e toalhas para lavabo feitas com técnicas atuais, aos trançados de palha e peças confeccionadas com retalhos de tecidos, cada um com seus encantos.
Confira
Ubatuba Palace Hotel
Rua Coronel Domiciano, 500
Centro - Ubatuba

 

NOTICIAS DA SEMANA
Palestra gratuita:
“Dobrando os lucros em 6 meses ou menos”

Data: 01 de junho (quarta-feira)
Horário: 19h00 às 22h00
Local: Associação Comercial de Ubatuba
Objetivo: Demonstrar aos participantes sobre a importância de tornar-se um "Gestor de Lucros", apresentando técnicas praticas e as ultimas tendências na área de gestão de empresas, aumentando a capacidade de gerar resultados nas organizações em que atuam.
Vagas limitadas
ACIU
End.: Rua Doutor Esteves da Silva, 51
Centro – Ubatuba – SP
Para maiores informações e inscrições: (12) 38-34-1449 com Cristiane

Frase da semana
O amor não se vê com os olhos mas com o coração. (Sócrates)