Pesquisar este blog

Páginas

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

CERTIFICAÇÃO: POR QUE É IMPORTANTE?

A certificação é uma forma de garantir que uma atividade ou produto cumpra com certos padrões. Dentro da indústria turística, diferentes organizações desenvolvem programas de certificação que medem vários aspectos do turismo, como: a qualidade, de toda a industria turística, a sustentabilidade de todos os setores e o ecoturismo ou turismo sustentável.
Os selos de certificação têm uma longa história que se remonta ao século XV, quando o selo do queijo Roquefort foi regulamentado, e ao século XIX e principio do XX, quando os vinhos franceses se certificaram pela primeira vez com respeito a origem e pureza. (“Appellation d’Origine Contrôlée”).
O impulso para a certificação ambiental começou com a “Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento – Rio 92”. Entre os muitos resultados deste evento está a “Agenda 21”. A partir de 2000, conscientizou-se de que não havia, na maioria dos programas existentes, uma real preocupação com os aspectos socioculturais, bem como, que os selos da área social não levavam em conta os aspectos ambientais.
Quanto a certificação do turismo, tem ocorrido uma evolução diferente: a certificação da qualidade (por exemplo as categorias através das “estrelas”, nos meios de hospedagem) que existe há décadas, enquanto isso a certificação ambiental no turismo é relativamente nova e existe desde 1987. Aproximadamente a partir do ano 1996 passou a se agregar aspectos sociais e culturais nos selos de certificação do turismo, primeiro na América e depois em 2.000 na Europa.
A certificação estabelece padrões e ajuda a distinguir empresas genuínas de ecoturismo e turismo sustentável, de outras que fazem afirmações vazias. Isto ajuda a proteger a integridade destes conceitos.
A certificação não é um fim em si mesmo. É uma das inúmeras ferramentas para motivar as empresas a melhorarem seu desempenho ambiental, social e econômico, ao mesmo tempo recompensando-as por isso. Essas recompensas algumas vezes são tangíveis e outras não.
Tem varias outras razões para a certificação ser tão importante uma delas é melhora interna das empresas, que passam a conhecer melhor suas operações e a dar atenção aos aspectos negativos, solucionando os problemas com eficiência. Outros aspectos a serem destacados são: a redução de custos de operação e as vantagens competitivas de mercado.
Os consumidores, também, tem muitos benefícios, dentre os quais destaca-se a possibilidade de escolher as empresas que são responsáveis social e ambientalmente e ainda, contam com serviços de melhor qualidade.
A certificação protege tanto o ambiente como a estrutura social e econômica da comunidade local que se encontra no entorno, exigindo que as empresas protejam o ambiente e que cause pouco ou nenhum dano e que respeitem a cultura local, trazendo benefícios econômicos e sociais reais.
Alem disso, a certificação ajuda o governo a protege seus nichos de mercado, como destinos de ecoturismo ou turismo sustentável, especialmente quando a credibilidade do destino se encontra ameaçada. Ajuda a baixar os custos regulatórios da proteção ambienta, e ainda, pode ajudar a reduzir a pobreza, especialmente nas áreas rurais.
O objetivo da certificação ambiental de destinos turísticos passa por adequar, ambientalmente, a atividade turística de uma forma economicamente viável e socialmente justa.
A certificação confere longevidade ao destino turístico, garantindo que a sua preservação e a qualidade dos seus atrativos sejam mantidas, promovendo a sustentabilidade da atividade através de um aumento da competitividade de destinos turísticos/produtos ambientalmente adequados.

Restaurante da Semana
Restaurante Bardolino
O Restaurante Bardolino está localizado na região central de Ubatuba, num prédio centenário, um dos poucos da cidade, conferindo um ar nostálgico que encanta a todos.
A cozinha é impecável, comandada por um membro da família Chiappetta, tradicional no ramo gastronômico, conta com pratos a base de lagosta, cordeiro, frutos do mar e deliciosas massas, dentre as quais vale provar o Ravioli de Ricota puxado na manteiga com manjericão, uma delícia.
Foto:
Para os apreciadores de carne, o Bardolino é obrigatório, não deixe de experimentar o hambúrguer de cordeiro e a tradicional feijoada.
As bebidas vão do tradicional chopp, servido geladíssimo, aos melhores vinhos servidos em taças de cristal.
End.: Rua Doutor. Esteves da Silva, 18 – Centro
Ubatuba – São Paulo
Fones: (12) 3832-1733 3833-9725
E-mail: bardolino@hotmail.com

Dica de Praia :
Praia da Sununga
A praia da Sununga é uma das mais famosas de Ubatuba, nela encontra-se a Gruta que Chora e seus mistérios. A praia é pequena e repleta de beleza e encantos. Freqüentada por moradores locais e turistas, deve-se ter cuidado redobrados com as crianças, pois a praia é de tombo e bastante perigosa.
Como chegar: A Praia da Sununga está localizada ao sul do município, a 15 km do centro de Ubatuba, o acesso é feito pela vizinha praia do Lazaro.
Dicas: O mar é agitado e muito perigoso. Desde a década de 70 o esporte mais praticado na praia é o “sonrisal”, nas décadas de 80 e 90 haviam campeonatos. A Praia já recebeu campeonatos de Skimboard.
Infra-estrutura: Há estrutura e serviços turísticos como quiosques e Restaurante. E ainda, meios de hospedagem nas Praia do Lazaro e Saco da Ribeira.
Valor Paisagístico: A paisagem natural foi comprometida pela construção dos quiosques e de casas de alvenaria que afetam a beleza do local. Mesmo assim pode-se dizer que o valor paisagístico é regular.
O Valor Turístico é 2,3, que determina os atrativos possuidores de boa qualidade e de interesse para o aproveitamento turístico, observando-se fatores restritivos.

Fotos: Nelson Paschoal Jr

Receita da Semana
Tartelettes de Tomate e mussarela de búfala

Ingredientes:
Massa:
1 ½ copo de água morna
2 copos de farinha integral
completar com farinha branca
1 ½ colher (sopa) de fermento para pão
¼ de copo de óleo de girassol ou de canola
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar mascavo

Recheio:
4 tomates maduros picados sem semente
1 cebola grande picada
10 bolas de mussarela de búfala
orégano e manjericão

Modo de preparar:
1 - Dissolver o fermento na água morna e, em seguida, juntar o sal, o açúcar, o óleo e as farinhas, aos poucos, até a massa soltar das mãos.
2 - Deixar crescer.
3 – Preparar o recheio: misturar o tomate, a cebola a mussarela de búfala em rodelas, o orégano e o manjericão. Reservar.
4 – Colocar a massa em formas próprias para tartelettes,
5 - Colocar o recheio.
6 - Fechar com massa em tirar finas e levar ao forno quente para assar por, aproximadamente 20 minutos.
Sirva como entrada.

Dica da Semana
Para quem gosta de carnaval, a dica é o tradicional Bloco do Galo de Ubatuba.
Dia: 04/03/2011 (sexta-feira)
Horario: meia noite.
Local: Bairro do Pereque-açu
Para maiores informações:
 (12) )9112-5079/9142-8978

Projeto Água Limpa!
Parabéns, aos participantes do evento!

Faça a sua parte, não jogue lixo no mar. Mantenha a areia limpa, não leve animais à praia e não deixe seu lixo na areia.
Fotos: Luis Pavão - Ubatuba em Revista

Artesanato Caiçara
Estou a procura de artesanato caiçara para divulgar no blog. Se você conhece um artesão local, me passe o contato, obrigada!

Frase da Semana:
Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... Portanto... plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. (William Shakespeare)

Uma ótima semana!
Aproveite o carnaval com responsabilidade!
Use camisinha!
Se beber não dirija, se dirigir não beba!






domingo, 20 de fevereiro de 2011

TURISMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O sistema global de economias locais, que distribuem o poder e a responsabilidade cria lugar para as pessoas, encoraja a sustentação da vida em toda a sua diversidade e limita as oportunidades de um grupo exteriorizar os custos sociais e ambientais de seus gastos sobre outras pessoas (KORTEN, 1996). O planejamento do desenvolvimento sustentável é um processo que envolve o estado, o governo local e os diferentes agentes sociais e precisa ser compartilhado entre eles.

O desenvolvimento municipal sustentado obriga uma análise que interliga elementos sociais, ambientais, institucionais, políticos e produtivo, para isso, deve haver uma transferência orientada do poder político institucional centralizado para um poder político descentralizado e participativo onde os problemas e soluções são encontrados conjuntamente, visando acabar com as disparidades sociais, constituindo-se numa tarefa interdependente, associada ao bem estar econômico e à proteção ambiental.

Devido a questões como segurança e qualidade de vida as grandes cidades estão deixando de ser tão atrativas quanto eram no passado. Esse novo aspecto social transforma cidades de beleza natural em um grande atrativo, não só para turistas, mais para pessoas que procuram estabelecer moradia, em lugares onde os índices de violência são baixos, a qualidade de vida elevada e com o mínimo de infra-estrutura.

O Turismo sustentável significa, o turismo economicamente viável, que não destrói os recursos dos quais dependerá no futuro, principalmente o meio ambiente físico e o tecido social da comunidade local. O debate sobre turismo sustentável surgiu nos anos 90, depois do Relatório Brundtland. A política de turismo deve se preocupar com os potenciais impactos do turismo, seja ele cultural, ecoturismo ou de negócio, nos ambientes natural, cultural e humano.

Na conferência Globo 90, em Vancouver, foi compilada uma lista dos benefícios do turismo sustentável, dentre os quais vale destacar:

- estimula uma compreensão dos impactos do turismo nos ambientes natural, cultural e humano;

- assegura uma distribuição justa de benefícios e custos;

- gera empregos locais, tanto diretos quanto indiretos;

- estimula indústrias domésticas lucrativas, e diversifica a economia local e o transporte local;

- gera entrada de divisas para o país.

Para se alcançar esses objetivos há uma clara necessidade de legislação específica e de um sistema de planejamento, fundamental na construção da sustentabilidade do turismo, tanto quanto a utilização de indicadores de desempenho que permitem a monitoração da valorização econômica, ambiental e sócio-cutural. Essas medidas evitam práticas incorretas, mas, paralelamente é preciso estimular práticas corretas, despertar a consciência do turista e da indústria do turismo e, sobretudo, estar sempre atento e focado, na manutenção do equilíbrio entre a conservação e desenvolvimento.

Restaurante da Semana
Restaurante e Pizzaria Senzala
Inaugurado em 1972 o Restaurante é um dos mais tradicionais da cidade, situado na praia do Itaguá, presenteia seu cliente com um dos mais belos visuais da cidade.
O restaurante conta com 4 ambientes com decoração distinta, vale mencionar o inspirada em Jazz e Blues e a mais exótica de todas, que conta com quadros de fichas de cassinos.
A cozinha é variada e vala a pena experimentar a Paella e o Salmão Á Ipanema (salmão e banana grelhados, arroz à grega, molho tártaro e palmito), deliciosos.

As pizzas são um convite para um papo com amigos ou para um encontro familiar, das tradicionais: Portuguesa e Quatro Queijos às especiais: Frutos do mar (polvo, lula, camarão, marisco, mussarela e azeitonas) e Cheddar (queijo cheddar ao molho de tomate e azeitonas).
Restaurante Senzala
Av. Leovegildo Dias Vieira, 1030 - Itaguá
Ubatuba/SP
Telefone: (12) 3833-4293
Praia da Lazaro
Praia de areia fina e freqüentada por moradores e turistas, teve seu auge entre as décadas de 70 e 80. As águas calmas são um atrativo para famílias com crianças.
Como chegar: A Praia da Lazaro está localizada na região centro sul do município, a 15 km do centro de Ubatuba. O acesso é facil e parte da estrada é asfaltada,
Dicas: A praia é ideal para pratica de esportes na areia e conta com passeios de caiaque e banana boat, nos finais de semana e durante a temporada de verão. Os atrativos turísticos mais próximos são: a praia Domingas Dias e Sununga, que conta com a famosa Gruta que Chora e sua lenda.
Infra-estrutura: Há estrutura e serviços turísticos como: bares e quiosques. A sinalização é inadequada. A praia conta com estacionamento nas ruas de acesso, lixeiras e comércio ambulante.
Foto: Lexro
Valor Paisagístico: A paisagem natural está parcialmente comprometida, há presença de muitas residências na orla da praia, mas conta com presença de vegetação natural garantindo alguma beleza natural. O que leva a um que o valor paisagístico é regular.
O Valor Turístico é 2,1 que determina os atrativos possuidores de boa qualidade e de interesse para o aproveitamento turístico, observando- se fatores restritivos.
Foto: Renato Wysling
Disponível em: http://www.panoramio.com/

Receita da Semana
(Essa receita é para quem necessita de uma alimentação especial, ou para aqueles que buscam uma alimentação saudável.)
Torta de maçã, nozes e creme de leite de soja
Ingredientes:
Massa:
1 xícara de farinha de trigo branca
1 xícara de farinha de trigo integral
¾ de xícara de margarina
leite de soja
2 colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio:
3 maçãs argentinas
1 xícara de açúcar mascavo
canela a gosto
1 litro de leite de soja (próprio para receitas doces e salgadas)
3 colheres (sopa) de amido de milho
essência de baunilha
250g de nozes

Cobertura:
1 caixa de creme de soja gelado

Modo de Preparar:
1- Misture as farinhas, a margarina, o açúcar e acrescente o leite de soja na medida para tornar a massa homogênea.
2- Forre uma forma com metade da massa e leve ao forno pré-aquecido para assar, cerca de 15 minutos.
3- Faça desenhos da massa restante e leve para assar também.
4- Prepare o recheio: lave bem as maçãs, corte em fatias finas e leve ao fogo com açúcar e canela, deixe cozinhar por 10 minutos ou até ficarem macias. Reserve.
5- Em outra panela leve ao fogo o leite de soja, o amido de milho dissolvido e a essência de baunilha. Mexa até engrossar (ponto de mingau grosso). Reserve.
6- De uma leve triturada nas nozes. E reserve.
7- Pegue a massa e acrescente o creme de baunilha e as maçãs cozidas, salpique as nozes trituradas grosseiramente e por fim os desenhos de massa.
8- Sirva com creme de soja gelado.

Dicas da Semana:
Passeio a Ilha do Prumirim

Aempresa Mar Azul Turismo oferece um dos mais belos passeios de escuna, a paradisíaca Ilha do Prumirim, na região norte do Município.
Foto: Mar Azul Turismo
Vale a pena conferir, pelas fotos você pode imaginar o que esse cenário estonteante te reserva. Ideal para pratica de mergulho e para crianças, já que o mar é calmo e as águas cristalinas.
Foto: Mar Azul Turismo
A empresa oferece serviço de bar a bordo e na Ilha existem 3 quiosques que oferecem porções de cara-pau frito e vinagrete de mexilhões, pratos deliciosos que podem ser saboreados apreciando essa magnífica paisagem.
A empresa Mar Azul lembra que é fundamental levar protetor solar e repelente, e ainda, que o lixo produzido não deve ser deixado na Ilha.
Uma marca da empresa é preocupação com a sustentabilidade ambiental, sendo assim, investe em conscientização e em ações que visam minimizar o impacto ambiental negativo nos atrativos visitados.
Foto: Mar Azul Turismo
Saída: Praia do Itaguá
Duração do passeio: Das 11:00hs as 16:00hs
Preços: R$ 35,00 por pax
Crianças de 0 a 05 anos não pagam e de 06 a 10 anos pagam metade

Fones: (12) 3832-60369768
(12) 9729-7812/6930
 85*18074

Projeto Água Limpa
No próximo dia 27 de fevereiro, das 08:00 as 11:00, ocorrerá na Praia do Itagua o Projeto Água Limpa, que tem por objetivo promover a limpeza das águas.
As pessoas poderão participar com caiaques, prancha SUP (Stand Up Paddle Surfing) ou a pé, fazendo a limpeza da areia.
Esse evento está sendo apoiado pela Ubatuba em Revista e promovido pelo SUP (Standup Paddle Surf) de Ubatubas - organização Huka e Chati.
Participem!

Frase da Semana: A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro. (Platão)
Uma semana repleta de realizações,  muita saude e paz!
Que o Poder Superior no guie e que possamos fazer o bem a todos que estão a nossa volta.








domingo, 13 de fevereiro de 2011

Rede de Turismo
O turismo visto como uma rede é um processo posto em movimento em que os benefícios são amplamente compartilhados e há uma maior participação na tomada de decisões relacionadas ao desenvolvimento.
A forma como se desenvolve a rede de negócios de determinado setor influencia diretamente na forma de competir das empresas que a integram, visto que estratégias podem ser estabelecidas, isoladamente e em conjunto, alterando assim o nível de competição do setor.
É fundamental para estabelecer a estratégia competitiva adequada de uma organização que integra uma rede, entender totalmente qual é o negocia da empresa. Isso só é possível, quando se entende quais são os outros negócios que integram a rede da qual a empresa participa.
Pode-se então mencionar que a qualidade tem influencia direta no relacionamento estabelecido entre as empresas de uma rede de negócios. E isso pode influenciar diretamente no êxito ou fracasso de um rede, o que torna imprescindível uma análise das ligações existentes e das ações das empresas pertencentes a rede.
Para o turismo, na prática, redes são iniciativas para desenvolver a cultura associativa entre interesses iguais (indivíduos, empresas, instituições, formas de associações, etc). Os indivíduos – físico ou jurídico – que integram uma rede conseguem reduzir custos, dividir riscos, conquistar novos mercados, qualificar produtos e serviços e ter acesso a novas tecnologias.
Uma rede de negócios pode ser definida como um conjunto de um ou mais negócios conectados por relacionamentos, no qual cada relacionamento de troca ocorre entre as empresas que são definidas aqui como atores coletivos. Em síntese, a rede de negócios é uma configuração de relações entre atores sociais, ou seja, um grupo de organizações ligadas por um ou diversos tipos de relacionamentos.
Entre os participantes da rede de negócios de turismo pode-se incluir:
1. Agências de viagem (distribuidoras de serviços turísticos);
2. Operadoras turísticas (organizadoras de pacotes turísticos);
3. Organizadoras de eventos;
4. Hospedagem de todos os tipos;
5. Transportes (aéreos, rodoviários e urbanos);
6. Agências de receptivo (responsáveis pelos serviços no destino);
7. Locadoras de veículos;
8. Instituições financeiras e administradoras de cartões de crédito (financiadores da venda dos serviços);
9. Órgãos oficiais específicos (federais, estaduais, municipais e administradores do patrimônio natural, artístico, arquitetônico e histórico);
10. Mídia especializada (impressa e eletrônica dirigida ao turista);
11. Atividades de lazer e entretenimento (restaurantes, bares, casas noturnas, parques temáticos, museus, centros culturais etc.);
12. Atividades comerciais (lojas, centros de artesanato e de confecção, entre outros);
13. Instituições de ensino (superior e técnico para formação de mão-de-obra);
14. Empresas seguradoras;
15. Despachantes;
16. Sistemas de informações turísticas;
17. Negócios correlatos (câmbio, economia informal etc.).
Verificando a rede de negócios de turismo, fica evidenciada a característica mais significativa de relacionamento entre seus participantes – os produtos turísticos podem ser comercializados através dos produtores diretamente, dos distribuidores oficiais ou ainda de intermediários eventuais. A partir de tais possibilidades, um leque enorme de relacionamentos entre seus membros torna-se viável, o que, dependendo das condições de mercado, podem torná-los parceiros, distribuidores e/ou concorrentes, evidenciando-se assim a complexidade da rede de negócios do turismo.
Ao analisar o turismo em Ubatuba identifica-se um cenário de estagnação com relação à qualidade dos negócios gerados dentro da atividade, e ainda que há muito a ser feito em termos de cooperação e integração dentro dessa indústria, para que se inicie uma rede de negócios propriamente. Atualmente o que se apresenta são alguns negócios comuns inerentes a um agrupamento de empresas complementares. Que ignoram a constituição de uma rede e permitem que interesses individuais se sobreponham aos interesses comuns.
A falta de visão holística do empresariado, somada a falta de participação das entidades representativas evidenciam a fragilidade da indústria do turismo local.Justificando a não consolidação de uma rede de negócios fortalecida e capaz de atuar num ambiente altamente competitivo.

Dica da semana:
Restaurante Spaghetto
No charmoso Restaurante Spaghetto o chef Alfonso prepara pratos com ingredientes especiais, combinando criatividade e ousadia.
Foto do site do Restaurante
Os pratos apresentados são fundamentados nas riquíssima e saudável culinária mediterrânea, onde imperam os azeites especiais, ervas aromáticas e caldos.
Foto do site do Restaurante
Você vai se encantar pelo ambiente do restaurante que mescla simplicidade e conforto.
Experimente o maravilhoso Calamari Ripieni (lula ao forno recheada com salsinha, azeionas pretas, queijo, alho e tomate), acompanhadado de salada e pão.
E não deixe de conferir o sabor inigualável da Pasta alla Carrettiera (pesto siciliano - manjericão, salsa, azeitonas pretas, tomate, alho e queijo pecorino).
RESTAURANTE SPAGHETTO
Rua Guarani, 536 - Itaguá - Ubatuba - SP-
 Telefone: (12) 3832.2136


Receita da Semana:
Tagliatelle com salmão e espinafre
250g de tagliatelle
1 colher de sopa de sal
400g de salmão fresco cortado em pedaços de 5 cm
4 colheres de sopa de azeite de boa qualidade
¼ de xícara de cebolinha verde picada
2 xícaras de creme de leite fresco
4 xícaras de folhas frescas de espinafre
Pimenta do reino a gosto
½ xícara de parmesão ralado

Modo de preparo:
Em uma espagueteira, cozinhe o tagliatelle em bastante água fervente com sal até ficar al dente.
Enquanto isso tempere os pedaços de salmão com sal a gosto. Aqueça o azeite numa frigideira funda antiaderente, frite o salmão por três minutos, de cada lado ou até dourar.
Junte a cebolinha verde e o creme de leite e ferva por cinco minutos ou até engrossar ligeiramente
Com uma espátula de silicone, desmanche os pedaços de salmão em lascas.
Acrescente o espinafre e cozinhe até as folhas murcharem.
Tempere com sal e pimenta.
Escorra o macarrão e transfira-o para a frigideira com o molho de salmão e misture.
Aqueça bem, polvilhe com o parmesão ralado e sirva.
Rende: 2 porções

Dica de Praia
Praia da Maranduba
Praia de areia fina e freqüentada por moradores e turistas, com forte característica de turismo de massa.
Como chegar: A Praia da Maranduba está localizada ao sul do município, a 27 km do centro de Ubatuba. .
Dicas: A praia é ideal para pratica de esportes na areia e conta com passeios de caiaque e banana boat. Os atrativos turísticos mais próximos são: a praia da Caçandoca, Caçandoquinha onde vivem comunidades quilombolas. Outro ponto que vale merece ser visitado é o bairro do Sertão da Quina, onde se encontrar as cachoeiras da Renata e da Água Branca.
Infra-estrutura: Há estrutura e serviços turísticos como: bares e quiosques. A sinalização é inadequada. A praia conta com estacionamento, lixeiras e um excessivo comércio ambulante.
Valor Paisagístico: A paisagem natural está comprometida, devido a existência de empreendimentos que comprometem a beleza natural. O que leva a um que o valor paisagístico é regular.
O Valor Turístico é 1,2 que determina atrativos que possuem razoável qualidade e poderão ser aproveitados para a exploração turística, caso se proceda a uma avaliação e possível correção dos fatores que contribuíram para sua classificação.

Foto de Emilio Campi

Foto de Emilio Campi
Disponivel em: www.panoramio.com

Obrigada a todos que aguardaram a retomada do blog. A partir desta semana estarei postando materias periodicamente. Infelizmente não consegui nenhuma dica de artesanato, porque quero apenas artesanato local, que valorize nossa cultura e/ou que seja feito por caiçara.

Tudo o que está na página inicial foi postado nas páginas correspondentes, estou testando qual o melhor formato e gostaria que você que acompanha o blog me ajudasse nessa decisão.

Um semana de muita luz, paz e amor para todos. Que Deus nos abençoe.

Frase  da Semana: Lutar pelo amor é bom, mas alcançá-lo sem luta é melhor. (William Shakespeare)








Receita da Semana: